Questões de Auditoria da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O auditor ao identificar eventos subseqüentes deve considerar

  • A. somente eventos que gerem ajustes nas demonstrações contábeis.
  • B. eventos que demandem de ajustes nas demonstrações contábeis e no parecer de auditoria.
  • C. eventos que demandem de ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas.
  • D. fato não objeto da auditoria por ocorrer após o fechamento dos trabalhos de auditoria.
  • E. exclusivamente, ajustes que modifiquem o parecer de auditoria.

O procedimento adotado pelo Tribunal de Contas da União, quando julga as contas objeto de análise como regulares com ressalva, deverá

  • A.

    dar quitação parcial, requerendo ao responsável que faça a correção dos pontos pendentes.

  • B.

    suspender o termo de quitação até que o responsável corrija os erros, para então emiti-lo.

  • C.

    enviar as irregularidades para o Ministério Público e ajuizar as ações civis e criminais cabíveis.

  • D.

    dar quitação ao responsável determinando a adoção de medidas corretivas das improcedências identificadas.

  • E.

    condenar o responsável, aplicando-lhe multa compatível com a impropriedade constatada.

De acordo com as normas emanadas pelo CNSP, para que uma seguradora tenha a obrigatoriedade de criar o comitê de auditoria, entre os seus órgãos estatutários, deve ter apresentado nos últimos dois exercícios sociais, no mínimo:

  • A. Patrimônio Líquido Ajustado igual ou superior a R$ 500.000.000,00 ou Provisões Técnicas em montante igual ou superior a R$ 700.000.000,00.
  • B. Patrimônio Líquido Ajustado de R$ 40.000.000,00 ou Provisões Técnicas de R$ 60.000.000,00.
  • C. Patrimônio Líquido Ajustado de R$ 50.000.000,00 ou Provisões Técnicas de R$ 70.000.000,00.
  • D. Patrimônio Líquido Ajustado de R$ 400.000.000,00 e Provisões Técnicas de R$600.000.000,00.
  • E. Patrimônio Líquido Ajustado de R$ 150.000.000,00 e Provisões Técnicas de R$ 500.000.000,00.

O Sistema de Contabilidade Federal não tem como objetivo evidenciar

  • A.

    os créditos adicionais aos orçamentos vigentes da União.

  • B.

    os custos dos programas e das unidades da Administração Pública Federal.

  • C.

    a aplicação dos recursos da União pelas unidades da Federação beneficiadas.

  • D.

    a renúncia de receitas de órgãos e entidades federais.

  • E.

    as receitas obtidas pelas unidades da Federação e os recursos aplicados.

Ao tratar da independência, as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Independente definem "entidade relacionada" como aquela que possui uma das seguintes relações com a entidade auditada, exceto a

  • A.

    entidade que tem controle direto ou indireto sobre a entidade auditada, desde que a entidade auditada seja relevante para essa entidade.

  • B.

    entidade com interesse financeiro direto na entidade auditada, qualquer que seja a significância desse interesse financeiro na entidade auditada.

  • C.

    entidade sobre a qual a entidade auditada tenha controle direto ou indireto.

  • D.

    entidade na qual a entidade auditada, ou uma entidade a esta relacionada, tenha um interesse financeiro direto que lhe proporcione influência significativa, ou seja, preponderância nas deliberações sociais, sobre essa entidade e o interesse seja relevante para a entidade auditada e sua entidade relacionada.

  • E.

    entidade sob controle comum ao da entidade auditada desde que essa entidade e a entidade auditada sejam, ambas, relevantes para a entidade controladora.

Ao efetuar o teste de super-avaliação e sub-avaliação das contas de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, o auditor está avaliando o cumprimento do princípio/norma contábil

  • A. da materialidade
  • B. do conservadorismo
  • C. do custo como base de valor
  • D. de reavaliação de ativos
  • E. de competência

Em relação às estimativas contábeis, pode-se afirmar que o auditor não deve

  • A. comparar as estimativas contábeis de períodos anteriores com os resultados reais desses períodos.
  • B. fazer uso de estimativa independente para isentar-se da responsabilidade de avaliação da estimativa preparada pela administração.
  • C. considerar se a revisão e aprovação foram feitas em níveis apropriados da administração da entidade.
  • D.

    levar em conta se foram evidenciadas na documentação de suporte da determinação da estimativa contábil.

  • E.

    testar os cálculos efetuados pela administração da entidade, para avaliar se estão adequados às condições da entidade.

O risco de auditoria resulta:

  • A.

    do risco inerente da atividade de auditoria, que pela própria natureza de seus trabalhos não consegue minimizar ou diminuir seus riscos.

  • B.

    do risco do negócio de seus clientes, independente da existência de erros ou fraudes que possam existir nos processos.

  • C.

    da separação da existência de erros ou fraudes e da transparência com que estes erros ou fraudes são apresentados.

  • D.

    da junção do risco inerente, com o risco do negócio e com a relevância do cliente e sua representatividade para a empresa de auditoria.

  • E.

    da combinação da possibilidade de existência de erros graves e da ocultação dos erros, por meio de procedimentos planejados.

O auditor, quando do planejamento dos trabalhos deve avaliar a continuidade normal dos negócios da entidade ao analisar o risco da execução da auditoria. Assim, o auditor poderá considerar a continuidade da empresa quando houver a evidência de normalidade pelo prazo de

  • A.

    seis meses após a data das demonstrações contábeis.

  • B. um ano após a data das demonstrações contábeis.
  • C. seis meses antes da data da emissão do parecer.
  • D. um ano antes da data das demonstrações contábeis.
  • E. um ano após a data da emissão do parecer.

É objetivo do controle interno, exceto:

  • A.

    a precisão e a confiabilidade dos relatórios contábeis.

  • B. a salvaguarda do patrimônio da empresa.
  • C. o estímulo à eficiência operacional.
  • D. a unificação das responsabilidades.
  • E. à aderência às políticas existentes.
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