Questões de Auditoria da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Não é função da auditoria interna avaliar a

  • A.

    eficácia dos processos dos controles internos.

  • B.

    eficiência dos sistemas de informações.

  • C.

    eficiência dos processos de produção.

  • D.

    integridade do ambiente de controles internos.

  • E.

    economicidade dos controles internos.

De acordo com o decreto nº 3.591/2000, são técnicas de trabalho do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal para a consecução de suas finalidades:

  • A.

    auditoria e autuação.

  • B.

    auditoria e fiscalização.

  • C.

    perícia e fiscalização.

  • D.

    fiscalização e autuação.

  • E.

    auditoria e a perícia.

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:

  • A.

    V, V, V

  • B.

    V, V, F

  • C.

    F, F, V

  • D.

    F, F, F

  • E.

    V, F, F

Assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    existir impossibilidade de execução dos trabalhos de auditoria diretamente pela Secretaria Federal de Controle Interno.

  • B.

    evidenciar-se impossibilidade de execução dos trabalhos de auditoria diretamente por órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.

  • C.

    existir a obrigatoriedade estatutária de ter suas demonstrações financeiras auditadas por auditores independentes.

  • D.

    tratar-se das Demonstrações Financeiras do Banco Central do Brasil e dos fundos por ele administrados.

  • E.

    que a auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta requer seus trabalhos.

Após a posse do auditor, o mesmo só perderá o cargo por

  • A.

    determinação de Procurador Geral da União.

  • B.

    sentença administrativa transitada em julgado.

  • C.

    sentença judicial transitada em julgado.

  • D.

    determinação dos Ministros do Tribunal de Contas da União.

  • E.

    determinação do Presidente da República sem recurso.

Para alteração do regimento interno do Tribunal de Contas da União é necessário aprovação por

  • A.

    maioria simples dos auditores e ministros titulares.

  • B.

    três quintos dos ministros titulares.

  • C.

    cinqüenta por cento dos ministros titulares.

  • D.

    cinqüenta e um por cento dos auditores e ministros titulares.

  • E.

    maioria absoluta de seus ministros titulares.

É função do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal prestar

  • A.

    consultoria aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • B.

    orientação aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • C.

    serviços de elaboração de relatórios contábeis aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • D.

    serviços advocatícios aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • E.

    assessoramento jurídico aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

A responsabilidade pela consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta é da

  • A.

    Comissão de Coordenação de Controle Interno.

  • B.

    Controladoria-Geral da União.

  • C.

    Advocacia Geral da União.

  • D.

    Secretaria Federal de Controle Interno.

  • E.

    Secretaria de Controle Interno da Casa Civil.

Concluídos os trabalhos de campo, após os esclarecimentos apresentados pelas áreas auditadas, o titular do órgão ou unidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, responsável pela realização da auditoria, dará conhecimento

  • A.

    informal do Relatório prévio ao dirigente máximo da unidade/entidade auditada, fixando prazo mínimo de cinco dias úteis a partir da data de recebimento para manifestação, compatibilizando com os prazos requeridos pelo Tribunal de Contas da União.

  • B.

    formal do Relatório prévio ao auditado da unidade/ entidade auditada, fixando prazo mínimo de cinco dias úteis a partir da data de recebimento para manifestação, compatibilizando com os prazos requeridos pelo Tribunal de Contas da União.

  • C.

    formal do Relatório prévio ao dirigente máximo da unidade/entidade auditada, fixando prazo mínimo de cinco dias úteis a partir da data de recebimento para manifestação, compatibilizando com os prazos requeridos pelo Tribunal de Contas da União.

  • D.

    informal do Relatório final ao auditado da unidade/ entidade auditada, fixando prazo máximo de dez dias úteis a partir da data de recebimento para manifestação, compatibilizando com os prazos requeridos pelo Tribunal de Contas da União.

  • E.

    formal do Relatório final ao auditado da unidade/ entidade auditada, fixando prazo máximo de cinco dias úteis a partir da data de recebimento para manifestação, compatibilizando com os prazos requeridos pelo Tribunal de Contas da União.

Para realização de auditoria que esteja sob a responsabilidade da Secretaria Federal de Controle Interno, nos termos do Protocolo de Entendimentos, firmado entre o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - Organismo Internacional de Recursos externos para os Projetos/ Programas custeados com recursos deste órgão, os demonstrativos financeiros e contábeis, básicos e complementares, acompanhados das devidas notas explicativas, nos modelos estabelecidos pelas diretrizes do Banco, deverão ser encaminhados até

  • A.

    o dia 31 de dezembro de cada exercício financeiro e referir-se à movimentação de recursos do exercício.

  • B.

    o dia 30 ou 31 do trimestre subseqüente e referirse à movimentação de recursos do trimestre anterior.

  • C.

    o dia 31 de julho e 31 de janeiro e referir-se ao semestre imediatamente anterior findo em 30 de junho e 31 de dezembro, respectivamente.

  • D.

    o dia 31 de março de cada exercício financeiro e referir-se à movimentação de recursos do exercício.

  • E.

    o dia 31 de janeiro de cada exercício financeiro e referir-se à movimentação de recursos do exercício imediatamente anterior.

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