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Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Quanto às Normas Relativas à sua conduta, pode-se dizer que o Servidor do Sistema de Controle Interno, no exercício de suas funções, deve observar os seguintes aspectos, exceto,
comportamento ético: devendo ter sempre presente que, como servidor público, se obriga a proteger os interesses da sociedade e a respeitar as normas de conduta que regem os servidores públicos.
cautela e zelo profissional: agindo com prudência, habilidade e atenção de modo a reduzir ao mínimo a margem de erro e acatar as normas de ética profissional, o bom senso em seus atos e recomendações, o cumprimento das normas gerais de controle interno e o adequado emprego dos procedimentos de aplicação geral ou específica.
soberania: possuindo o domínio do julgamento profissional, pautando-se no planejamento dos exames de acordo com o estabelecido na ordem de serviço, na seleção e aplicação de procedimentos técnicos e testes necessários, e na elaboração de seus relatórios.
imparcialidade: abstendo-se de intervir em casos onde haja conflito de interesses que possam influenciar a imparcialidade do seu trabalho, devendo comunicar o fato aos seus superiores.
independência: mantendo uma atitude de independência com relação ao agente controlado e à chefia imediata, de modo a assegurar imparcialidade no seu trabalho, bem assim como nos demais aspectos relacionados com sua atividade profissional.
Fiscalização é uma técnica de controle que visa a
realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade dos órgãos públicos e privados, inclusive nos projetos de cooperação técnica junto a organismos internacionais e multilaterais de crédito.
examinar a regularidade e a avaliar a eficiência e eficácia da gestão administrativa e dos resultados alcançados nas ações de governo.
apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis.
comprovar se o objeto dos programas de governo existe, corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido e guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle administrativo são eficientes.
apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos órgãos da administração direta e entidades da administração indireta federal.
O sistema de controle interno tem por objetivo manter a integridade do patrimônio da entidade e, portanto, deve a sua organização, implantação e implementação definir prioritariamente quatro fatores. Aponte a opção não-pertinente.
Definir um sistema de controle pessoal, ou seja, um controle que permita desenvolver a administração por exceção.
Definir o período em que as informações devem ser prestadas.
Definir quem informa quem, ou seja, o nível hierárquico que deve prestar informações e o que deve recebê-las, analisá-las e providenciar medidas necessárias para manter operante a administração.
Definir o que deve ser informado, ou seja, o objeto da informação.
Definir a área a controlar.
Faça a correlação de modo a tornar correta a classificação das diversas auditorias.
I. ( ) consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
II. ( ) realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
III. ( ) compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.
IV. ( ) objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.
V. ( ) tipo de auditoria que objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das conta
O auditor, para determinar a extensão de um teste de auditoria, pode recorrer a técnicas de amostragem. Qual dos fatores abaixo não corresponde a um fator a ser levado em consideração na determinação da amostra?
tamanho da amostra
risco de amostragem
erro tolerável
erro esperado
uniformidade
A empresa Modernidade S.A. possui controles internos rígidos com relação à emissão e à autorização de pagamentos por meio de cheques. Exige sempre assinatura de dois procuradores da empresa. O gerente financeiro e o diretor financeiro possuem procurações para exercer essa função. O auditor, ao entrar na sala do gerente financeiro, percebe um talonário de cheques sem preenchimento de valores, assinado pelo diretor financeiro. Indique, nas opções abaixo, o procedimento técnico básico que o auditor está aplicando:
observação
investigação
cálculo
revisão
inspeção
Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações suficientes e constatar que o valor envolvido é expressivo em relação à posição patrimonial e financeira e ao resultado das operações, deverá confirmar os valores a receber e a pagar por meio de:
procedimento de análise das notas fiscais de venda e compra e os valores contabilizados e recomendar o inventário físico à entidade, executando os testes de contagem física e procedimentos complementares.
confirmação de existência documental e revisar o inventário físico realizando a contagem física e procedimentos complementares.
declaração de existência e consistência apresentada pelos administradores da empresa e confirmada pelo contador.
comunicação direta com os terceiros e acompanhar o inventário físico realizado pela entidade, executando os testes de contagem física e procedimentos complementares.
elaboração dos lançamentos contábeis e do inventário físico para certificação de que todos os fatos foram registrados.
Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer de seus trabalhos, o auditor tem o dever de
exigir a demissão dos envolvidos, só emitindo parecer quando constatar que a entidade cumpriu sua determinação.
comunicar à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
formalizar a entidade e recomendar que as demonstrações sejam corrigidas de forma a apresentar as fraudes de forma menos evidente.
informar aos administradores da entidade e sugerir medidas punitivas aos responsáveis de forma a não ter que evidenciar em seu parecer.
recomendar que a entidade omita a ocorrência dos fatos para permitir que ele emita parecer sem ressalva.
Conforme estabelecido na NBC-T 12.1.3, a definição de fraude para a auditoria interna é
o ato não-intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
o ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
o ato intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, não considerando as faltas físicas, somente as faltas monetárias.
o ato intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, considerando as faltas físicas e não considerando as faltas monetárias.
o ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle são fundamentais, sendo que, algumas delas, apresentam- se com maior destaque ou contribuição para o processo. Essas variáveis são
Assinale a opção correta.
2 - 4 - 5
2 - 3 - 4
1 - 2 - 3
1 - 3 - 6
1 - 4 - 6
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