Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No processo amostral em auditoria, a teoria de amostragem de atributos está vinculada a técnica estatística:

  • A. Amostragem da probabilidade proporcional ao tamanho.
  • B. Amostragem clássica de variáveis.
  • C. Distribuição normal.
  • D. Valor esperado do erro.
  • E. Amostragem por bloco.

Para o exercício de sua atividade, o auditor deve ter acesso a todos os documentos, fatos e informações da entidade auditada. Em decorrência, o auditor deve manter sigilo em todas as situações, EXCETO na relação entre o auditor e

  • A.

    a justiça.

  • B.

    fornecedores da companhia.

  • C.

    entidade controlada pela auditada.

  • D.

    os órgãos fiscalizadores da profissão.

  • E.

    outros auditores.

As investigações de erros ou fraudes nos controles internos, em nível de contas e saldos, são

  • A. salvaguarda dos ativos.
  • B. testes de aderência.
  • C. testes de detalhes.
  • D. trilhas de auditoria.
  • E. testes substantivos.

Considere as seguintes finalidades do sistema de controle interno, contidas na Constituição Federal, que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem manter de forma integrada:

I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União, Distrito Federal, Estado e Municípios.

 II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

 III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Considere as situações:

I. Foi constatado pela auditoria que uma verba salarial paga na folha de pagamentos não foi contabilizada, em virtude de não estar prevista no sistema de integração contábil.

II. Após apresentada pelo responsável da área fiscal a alíquota de ICMS, de 18%, dos novos produtos a serem comercializados, a chefia determinou o cadastramento com a alíquota de 12%.

III. Foram constatados contratos de manutenção de máquinas de copiar. Ao verificar no departamento de controle do patrimônio da empresa, constatou-se que não existiam máquinas dessa natureza, sendo utilizado prestador de serviço externo.

Em conformidade com os conceitos de fraude e erro, as situações I, II e III referem-se, respectivamente, a

  • A.

    fraude, fraude e fraude.

  • B.

    erro, fraude e erro.

  • C.

    fraude, erro e erro.

  • D.

    erro, erro e erro.

  • E.

    erro, fraude e fraude.

Em decorrência da aplicação do princípio da subsidiariedade, várias tendências em relação ao Estado podem ser apontadas, dentre elas,

 I. diminuição do tamanho do estado pela privatização de empresas públicas.

II. ampliação da atividade de fomento e incentivo à iniciativa privada de interesse público.

III. desregulação dos serviços públicos.

IV. ampliação da atuação de entidades da administração indireta.

 V. mudança na noção de interesse público, que passa a ser entendido como interesse dos cidadãos e não como interesse da máquina administrativa.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

O auditor interno, ao desenvolver trabalho na área de recursos humanos, constatou, na base de cálculo da folha de pagamentos do mês, o nome de funcionário desligado da empresa há quatro meses. O auditor interno emitiu relatório parcial para informar à administração da empresa a irregularidade e permitir que medidas corretivas fossem realizadas. Com base nas normas de auditoria interna, o auditor

  • A.

    deveria ter aguardado o término dos trabalhos para elaborar o relatório.

  • B.

    tem a opção de informar ou não os fatos apurados à administração da empresa.

  • C.

    está obrigado a proceder a comunicação verbal de fatos desta natureza e informá-los, posteriormente, em relatório final.

  • D.

    procedeu corretamente em conformidade com as normas de emissão dos relatórios de auditoria interna.

  • E.

    observou que nas normas relativas ao relatório de auditoria interna não há previsão de procedimentos a serem aplicáveis nesses casos.

A empresa de Auditoria Garantia solicitou a seu cliente que realizasse, com seu consultor jurídico, a circularização de seus processos e litígios em andamento. O auditor, não se sentindo seguro em relação à posição por este apresentada, recomendou à empresa uma segunda opinião de consultor jurídico independente, o qual se recusou a emitir opinião. Desta forma, o auditor deve

  • A.

    expedir o parecer sem ressalva respaldando-se na posição do primeiro consultor jurídico.

  • B.

    emitir o parecer com ressalva porque representa uma limitação na extensão da auditoria.

  • C.

    determinar que sejam evidenciados em notas explicativas os reflexos que a demonstração sofreria.

  • D.

    estabelecer a relevância do fato e, caso não tenha representatividade, desconsiderá-lo.

  • E.

    emitir parecer com abstenção de opinião, independentemente da relevância do fato.

Se o auditor discordar ou tiver dúvidas quanto a um ou mais elementos específicos das demonstrações financeiras que sejam relevantes, mas não fundamentais para a compreensão delas, o conteúdo do parecer de auditoria deve indicar claramente que se trata de um parecer

  • A.

    pleno.

  • B.

    adverso.

  • C. com ressalvas.
  • D.

    com notas relevantes.

  • E.

    com negativa de opinião.

Em relação aos tipos de auditoria governamental, é correto afirmar que a Auditoria

  • A.

    de Avaliação de Gestão tem como objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos de uma unidade ou entidade pública, evidenciando melhorias e econo mias existentes no processo.

  • B.

    Especial compreende o exame dos registros e documentos e da coleta de informações e confirmações com o objetivo de controlar corretamente o patri mônio da unidade ou entidade pública.

  • C.

    Operacional tem por finalidade emitir uma opinião sobre a gestão da unidade ou entidade pública quanto aos aspectos de eficiência, economicidade e eficácia.

  • D.

    de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária e são realizadas com o intuito de atender determinação expressa de autoridade competente.

  • E.

    Contábil tem por finalidade verificar a probidade na aplicação dos recursos públicos, na guarda e administração dos bens da unidade ou entidade pública.

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