Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O tipo de auditoria que tem como objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos realizados por uma unidade gestora governamental e seus conseqüentes efeitos potenciais positivos e negativos, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos no desempenho de sua missão institucional, é a auditoria

  • A. contábil.
  • B. especial.
  • C. de avaliação da gestão.
  • D. de acompanhamento da gestão.
  • E. operacional.

É função do controle interno:

  • A. apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal.
  • B. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
  • C. apreciar as contas prestadas anualmente pelo Chefe do Poder Executivo.
  • D. realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira e orçamentária.
  • E. apreciar, para fins de registro, a legalidade da concessão de aposentadorias e pensões.

A auditoria governamental executada exclusivamente por servidores do sistema de controle interno da unidade auditada é denominada

  • A. especial.
  • B. operacional.
  • C. direta.
  • D. indireta compartilhada.
  • E. simplificada.

São tipos de certificado de auditoria governamental:

  • A. sem ressalva, com ressalva e com abstenção de opinião.
  • B. sem ressalva, irregulares e adversos.
  • C. com parágrafo de ênfase, adversos e com abstenção de opinião.
  • D. com ressalva, regulares e com abstenção de opinião.
  • E. regulares, regulares com ressalvas e irregulares.

A importância relativa ou o papel desempenhado por uma determinada questão, situação ou unidade existente em dado contexto constitui uma das variáveis básicas da auditoria governamental conhecida como

  • A. relevância.
  • B. materialidade.
  • C. atemporalidade.
  • D. criticidade.
  • E. aleatoriedade.

O auditor externo ao ser contratado por uma nova empresa deve

  • A.

    manter os procedimentos contábeis adotados pelo auditor anterior, ainda que não atendam aos princípios fundamentais da contabilidade, porém mantendo a uniformidade de critérios.

  • B.

    certificar-se e considerar fato relevante, a constatação ou apuração de que os procedimentos adotados na elaboração das demonstrações contábeis são uniformes e atendem aos princípios fundamentais da contabilidade.

  • C.

    criar procedimentos contábeis que garantam a continuidade da empresa demonstrando sua melhor posição financeira.

  • D.

    uniformizar os procedimentos contábeis de tal forma que as demonstrações contábeis apresentem o maior valor de seus ativos e o menor valor de seus passivos, dando assim a melhor visão ao acionista.

  • E.

    alterar os procedimentos que não estejam de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, exigindo que a empresa republique as

A empresa Previdência S.A. contratou atuário autônomo para refazer os cálculos de seus planos de aposentadoria, utilizando uma nova tábua de mortalidade. O auditor ao concluir seus trabalhos ressalva o parecer, em decorrência de divergências relativas aos critérios adotados pelo atuário. Assim o auditor poderá:

  • a.

    manter sigilo com relação ao especialista, contratado pela empresa, não podendo mencionar no parecer.

  • b.

    fazer menção ao trabalho do especialista em seu parecer.

  • c.

    ser obrigado a refazer o trabalho do especialista registrando no balanço os valores corretos.

  • d.

    emitir parecer conjunto com o especialista, conciliando as duas posições.

  • e.

    exigir que a empresa faça a evidenciação em nota explicativa, sem menção no parecer.

Considere as seguintes afirmações relativas às normas de execução de trabalho de auditoria interna governamental:

I. Quando houver limitação da ação do auditor interno, o fato deverá ser comunicado, de imediato, por escrito, ao dirigente da entidade ou do órgão examinado, solicitando as providências necessárias.

II. Os sistemas de controle interno da entidade auditada devem prever procedimentos e mecanismos que tornem nula a probabilidade de ocorrência de impropriedades ou irregularidades.

III. Transações ou situações detectadas no trabalho de auditoria são caracterizadas como irregulares quando resultarem de falhas de natureza formal que não causaram dano ao erário público.

IV. A validade do trabalho de auditoria interna governamental é considerada satisfatória quando as evidências reunidas são suficientes, adequadas e pertinentes.

SOMENTE estão corretas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. II, III e IV.

Com relação à utilização de técnicas de amostragem pelo auditor, pode-se afirmar que:

  • a.

    somente são considerados como métodos de seleção de amostra válidos, os estatísticos.

  • b.

    não é permitida a estratificação da amostra para determiná- la.

  • c.

    a seleção da amostra deve ser feita sempre de forma sistemática e não permitindo intervalos constantes entre as transações.

  • d.

    são fatores a serem considerados: o erro tolerável e o erro esperado.

  • e.

    sendo aplicado técnicas de amostragem, não há necessidade de proporcionar evidência.

O auditor, ao realizar seus testes, procedeu à confrontação física dos estoques com os relatórios contábeis, solicitou junto aos advogados da empresa a identificação das contingências trabalhistas e qual o valor das causas. Pediu ainda para o fornecedor Tolerância S.A. confirmar o saldo que ele tinha a receber da empresa naquela data. Os testes aplicados objetivam concluir, respectivamente, quanto a

  • A. ocorrência / existência/ mensuração.
  • B. mensuração / abrangência / abrangência.
  • C. direitos e obrigações / ocorrência / existência.
  • D. existência / direitos e obrigações / existência.
  • E. ocorrência / ocorrência /direitos e obrigações.
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