Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O auditor da Empresa Virtual S.A., ao terminar o processo de auditoria, solicita à administração da empresa que assine a carta de responsabilidade. Sua diretoria recusase a assinar. Nesse caso, o auditor deve

  • A.

    emitir parecer com negativa de opinião evidenciando o fato.

  • B.

    emitir parecer com ressalva ou com abstenção de opinião.

  • C.

    emitir parecer sem ressalva ou com ressalva de acordo com a relevância.

  • D.

    aguardar até que a administração aceite assinar a carta.

  • E.

    suspender os trabalhos e não emitir parecer.

O auditor ao aplicar o procedimento de inspeção nos investimentos em participações societárias da empresa Controle S.A. identifica que os dividendos recebidos de investimentos avaliados pelo método de custo histórico foram contabilizados como redutores do valor do investimento. Nessa situação, o auditor deve

  • A.

    reconhecer o lançamento, visto que toda empresa que possui participações societárias deve registrar os dividendos recebidos como redutores do investimento, para ter o valor do custo ajustado.

  • B.

    recomendar que o dividendo seja adicionado aos lucros acumulados para que seja distribuído aos sócios.

  • C.

    solicitar que o dividendo seja reclassificado para uma conta de receita de dividendos no resultado, por tratar-se de investimento não-relevante.

  • D.

    determinar que não somente estes dividendos, mas todos os dividendos recebidos sejam contabilizados desta forma.

  • E.

    estornar os dividendos da conta de investimentos e registrá-lo como dividendos a pagar no passivo, pois deverá ser distribuído diretamente ao acionista da empresa.

O tipo de auditoria cujo objetivo é evidenciar melhorias e economias existentes nos atos efetivos praticados pelos administradores públicos ao gerir uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir gargalos que a impeçam de desempenhar adequadamente sua missão institucional é denominado auditoria

  • A.

    Operacional.

  • B.

    Especial.

  • C.

    de Avaliação de Gestão.

  • D.

    Contábil.

  • E.

    de Acompanhamento de Gestão.

Os indicadores de gestão do Sistema de Controle Interno da União são informações obtidas com a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, eficácia, legalidade e economicidade de como são conduzidas as operações. A eficácia pode ser definida como

  • A.

    a aderência dos atos e fatos de gestão praticados aos normativos legais e técnicos que os regem.

  • B.

    a variação positiva da relação custo/benefício, na qual busca-se a otimização dos resultados com a escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.

  • C.

    o grau de cumprimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.

  • D.

    a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.

  • E.

    a capacidade de registrar, fornecer e manter adequadamente os dados, informações e a memória de cálculo utilizados na geração dos próprios indicadores.

É objetivo dos testes de observância nas auditorias do setor público

  • A.

    o exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos da entidade auditada que possam comprometer a eficiência e eficácia da gestão.

  • B.

    a observação de atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de detectar erros e deficiências.

  • C.

    a verificação, junto a fontes externas à entidade auditada, da fidedignidade das observações obtidas internamente.

  • D.

    a obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo obedecidos.

  • E.

    o uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da entidade auditada para obtenção de dados e informações.

Nas atividades de auditoria governamental, NÃO se recomenda a utilização de amostragem quando

  • A.

    as características da população forem de fácil mensuração.

  • B.

    a população for considerada muito grande.

  • C.

    o grau de dispersão dos eventos a serem controlados for muito elevado.

  • D.

    há necessidade de baixa precisão nos dados a serem coletados.

  • E.

    a urgência na obtenção das informações necessárias aos controles for pequena.

A materialidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle interno de uma unidade orçamentária. Ela pode ser definida como

  • A.

    o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar.

  • B.

    a condição imprópria, por ilegalidade, por ineficácia ou por ineficiência, de uma situação gerencial específica da unidade orçamentária.

  • C.

    o montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados em um específico ponto de controle objeto dos exames de auditoria ou fiscalização.

  • D.

    a não-aderência normativa e os riscos potenciais a que estão sujeitos os recursos utilizados pela unidade.

  • E.

    o perfil organizado, por área, dos pontos fracos de uma organização, com o objetivo de subsidiar as atividades de auditoria ou de fiscalização.

O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado

  • A.

    Parecer com ressalva.

  • B.

    Relatório de auditoria.

  • C.

    Registro de constatações.

  • D.

    Certificado de irregularidade.

  • E.

    Nota.

O auditor está elaborando seu planejamento de auditoria para a empresa NovaData S.A, cliente novo da carteira. Em seu planejamento inclui:

I. Ter conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e seu grau de confiabilidade.

II. Identificar a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas.

III. A forma de utilização dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Ao analisar a continuidade da empresa, o auditor se deparou com três eventos:

I. A empresa não está conseguindo renegociar e alongar o perfil de suas dívidas, estando com os empréstimos de curto prazo vencidos.

II. A empresa é de capital aberto, mas não tem apresentado à CVM suas demonstrações contábeis e os relatórios obrigatórios.

III. O engenheiro responsável pelas fórmulas dos produtos pediu demissão, tendo a empresa procurado por substituto a mais de oito meses.

Pode-se afirmar que respectivamente as situações acima representam, segundo as normas do CFC, indicadores:

  • a.

    financeiros, outras indicações e de operação.

  • b.

    de operação, solvência e financeiros.

  • c.

    econômicos, outras indicações de operação.

  • d.

    outras indicações, financeiros, contábeis.

  • e.

    contábeis, diversos e financeiros.

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