Lista completa de Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Sistema de Controle Interno Federal, nos termos da Instrução Normativa SFC no 01, de 06/04/2001, é correto afirmar que
Constitui princípio de controle interno administrativo, nos termos da Instrução Normativa SFC no 01, de 06/04/2001:
Em relação à postura profissional do servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, considere as seguintes assertivas:
I. Agir com prudência, habilidade e atenção, de modo a reduzir ao mínimo a margem de erro e acatar as normas de ética profissional, o bom senso em seus atos e recomendações, o cumprimento das normas gerais de controle interno e o adequado emprego dos procedimentos de aplicação geral ou específica.
II. Conhecimento técnico e capacidade profissional em função de sua atuação multidisciplinar. Deve possuir um conjunto de conhecimentos técnicos, experiência e capacidade para as tarefas que executa, conhecimentos contábeis, econômicos, financeiros e de outras disciplinas para o adequado cumprimento do objetivo do trabalho.
III. Deve abster-se de intervir em casos onde haja conflito de interesses que possam influenciar o seu trabalho, comunicando o fato aos seus superiores.
É correto o que consta em
Analise as seguintes proposições:
I. As transações com partes relacionadas são normalmente irrelevantes para determinação da extensão dos procedimentos de auditoria uma vez que são efetuadas sob condições comutativas.
II. O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação a eventos ocorridos entre a data do balanço e a de seu parecer que possam demandar ajustes específicos nas demonstrações ou a divulgação em notas explicativas.
III. A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a mesma data do parecer dos auditores sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.
IV. O auditor deve obter carta de advogados da entidade quanto à existência de passivos contingentes da entidade na época da execução dos trabalhos finais de auditoria.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em relação aos papéis de trabalho, o Conselho Federal estabelece:
O conteúdo do papel de trabalho deve ater-se ao registro do planejamento da auditoria, à natureza, à oportunidade, à extensão dos procedimentos aplicados, aos resultados obtidos e às conclusões da evidência da auditoria, devendo ainda, incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.
Não afeta a forma e o conteúdo do papel de trabalho questões relacionadas à natureza do trabalho ou à natureza e à complexidade da atividade da entidade.
Os papéis de trabalho, quando solicitados por terceiros, não podem, sob hipótese alguma, serem disponibilizados.
Emitido o parecer, o auditor deve manter sob sua custódia os papéis de trabalho pelo prazo de 02 (dois) anos.
A padronização dos papéis de trabalho pode melhorar a eficácia dos trabalhos, facilitando a delegação de tarefas, todavia, inexistem modelos de papéis de trabalho padronizados.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, os papéis de trabalho integram um processo organizado de registro de evidência da auditoria. Ante ao exposto, considere as seguintes assertivas:
I. Os papéis de trabalho destinam-se a ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria.
II. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata.
III. A natureza do trabalho, a natureza e condições dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade, são alguns dos fatores que podem afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho.
É correto o que consta em
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
No exame das demonstrações contábeis de uma entidade, o risco de continuidade normal das atividades desta deve ser objeto de atenção dos auditores independentes. É um dos indicadores desse risco:
Um auditor independente, ao verificar a exatidão do valor dos dividendos propostos pela Administração da entidade, a serem distribuídos aos acionistas, está efetuando o procedimento de auditoria denominado
A verificação do comportamento de valores relevantes, mediante índices, quocientes e outros meios, visando identificar tendências ou situações anormais, é efetuada através do procedimento de auditoria denominado
A divisão da população em subgrupos homogêneos, com o objetivo de diminuir o tamanho da amostra, é uma técnica denominada amostragem
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...