Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.
O uso de tecnologias de informação e comunicação é uma condição sine qua non em qualquer atividade de gestão do conhecimento.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A gestão da informação lida com o conhecimento explícito e a gestão do conhecimento lida, exclusivamente, com o conhecimento tácito. As duas atividades referem-se, pois, a práticas distintas.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento pode ser compreendida como a promoção de condições férteis para que o conhecimento seja criado, compartilhado e utilizado no âmbito das organizações.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.
O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.
Identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição e uso da informação compõem o conjunto de processos inerentes à gestão da informação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em unidades de informação, os objetivos de um projeto devem atender a seis princípios. São eles: coerência, necessidade, aceitabilidade,
exequibilidade, motivação e simplicidade.
complexidade, clareza e provisão de recursos.
importância, disponibilidade e promoção.
envolvimento, política institucional e novidade.
participação, viabilidade e proposição.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Considere as afirmativas abaixo sobre Planejamento.
I. É o oposto da improvisação.
II. Não é um processo contínuo, mas um acontecimento.
III. Faz acontecer.
IV. Compensa incertezas, mas não mudanças.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em bibliotecas e unidades de informação, o planejamento
pode ocorrer de forma independente, definindo objetivos, traçando prioridades ou avaliando alternativas de curso de ação.
situa-se no nível estratégico.
é um processo linear, com cada fase ocorrendo apenas após o término total da anterior.
inicia-se pelo diagnóstico das forças restritivas e propulsoras de seu ambiente.
deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização a que pertencem.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Um dos mais importantes autores na área da gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport desenvolveu vários princípios para a área. Para esse autor, a gestão do conhecimento
tem início e fim predeterminados.
está acima de questões políticas.
se beneficia mais de hierarquias que de mercados.
requer investimentos financeiros consideráveis.
é facilmente assimilada, pois o compartilhamento e uso do conhecimento são comportamentos naturais.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Sueli Angélica do Amaral, é admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada. Esses problemas terminológicos
devem-se à falta de disciplinas relacionadas ao marketing nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.
estão relacionados com a resistência dos profissionais à adoção de novas ideias.
agravam-se com a inexistência de glossário mercadológico voltado para a área de informação.
têm pouco impacto na aplicação dos preceitos do marketing em serviços de informação.
cresceram nos últimos anos, em função da diminuição no número de pesquisas relacionadas ao marketing de informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...