Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento

Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.

O uso de tecnologias de informação e comunicação é uma condição sine qua non em qualquer atividade de gestão do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.

A gestão da informação lida com o conhecimento explícito e a gestão do conhecimento lida, exclusivamente, com o conhecimento tácito. As duas atividades referem-se, pois, a práticas distintas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.

A gestão do conhecimento pode ser compreendida como a promoção de condições férteis para que o conhecimento seja criado, compartilhado e utilizado no âmbito das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.

O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir.

Identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição e uso da informação compõem o conjunto de processos inerentes à gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em unidades de informação, os objetivos de um projeto devem atender a seis princípios. São eles: coerência, necessidade, aceitabilidade,

  • A.

    exequibilidade, motivação e simplicidade.

  • B.

    complexidade, clareza e provisão de recursos.

  • C.

    importância, disponibilidade e promoção.

  • D.

    envolvimento, política institucional e novidade.

  • E.

    participação, viabilidade e proposição.

Considere as afirmativas abaixo sobre Planejamento.

I. É o oposto da improvisação.

II. Não é um processo contínuo, mas um acontecimento.

III. Faz acontecer.

IV. Compensa incertezas, mas não mudanças.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Em bibliotecas e unidades de informação, o planejamento

  • A.

    pode ocorrer de forma independente, definindo objetivos, traçando prioridades ou avaliando alternativas de curso de ação.

  • B.

    situa-se no nível estratégico.

  • C.

    é um processo linear, com cada fase ocorrendo apenas após o término total da anterior.

  • D.

    inicia-se pelo diagnóstico das forças restritivas e propulsoras de seu ambiente.

  • E.

    deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização a que pertencem.

Um dos mais importantes autores na área da gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport desenvolveu vários princípios para a área. Para esse autor, a gestão do conhecimento

  • A.

    tem início e fim predeterminados.

  • B.

    está acima de questões políticas.

  • C.

    se beneficia mais de hierarquias que de mercados.

  • D.

    requer investimentos financeiros consideráveis.

  • E.

    é facilmente assimilada, pois o compartilhamento e uso do conhecimento são comportamentos naturais.

Segundo Sueli Angélica do Amaral, “é admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada”. Esses problemas terminológicos

  • A.

    devem-se à falta de disciplinas relacionadas ao marketing nos currículos dos cursos de Biblioteconomia.

  • B.

    estão relacionados com a resistência dos profissionais à adoção de novas ideias.

  • C.

    agravam-se com a inexistência de glossário mercadológico voltado para a área de informação.

  • D.

    têm pouco impacto na aplicação dos preceitos do marketing em serviços de informação.

  • E.

    cresceram nos últimos anos, em função da diminuição no número de pesquisas relacionadas ao marketing de informação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...