Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista do tempo, o planejamento pode ser de longo, de médio e de curto prazo.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.
As redes de informação podem ser consideradas esquemas institucionais de caráter cooperativo, criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação a um custo menor do que se alcançaria de forma isolada.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu planejamento, julgue os itens seguintes.
Redes de informação e sistemas de informação referem-se ao mesmo conceito.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, referentes aos processos de produção e comunicação da informação.
Ao contrário da cultura oral de comunicação, na cultura escrita tradicional, ou seja, a dos documentos impressos, a prática de leitura obedece a uma ordem sequencial de ideias no tempo e no espaço.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As funções administrativas formuladas por Henri Fayol são basicamente quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito delas, é possível afirmar que
nem todas as funções administrativas concorrem para a continuidade da empresa ou instituição.
a função controlar é atualmente vista como abrangendo as atividades de liderança.
todas as funções devem ser executadas separadamente, ou seja, não podem ser trabalhadas em conjunto.
a função organização consiste em designar as atividades específicas necessárias para fazer acontecer o que foi planejado.
em bibliotecas, devido às características dos produtos informacionais, a função organização ocorre antes da de planejamento.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A ferramenta da qualidade que pode ser utilizada em serviços de informação para identificar a concentração percentual de ocorrências em pequeno número de causas é
a carta de tendências.
o fluxograma.
o histograma.
o gráfico de Pareto.
a análise do campo de forças.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação ao planejamento de sistemas de bibliotecas, considere:
I. Por encontrar-se a coordenação geralmente distante do dia-a-dia das bibliotecas, é absolutamente indispensável que planeje seus relatórios de forma a contar com dados verdadeiros e coerentes, definidos a partir de critérios básicos que sirvam de padrão para a coleta de dados.
II. É preciso que haja um alinhamento de conceitos, ou seja, um entendimento único de cada termo definido no relatório e da natureza de cada serviço.
III. Todos os cuidados devem ser tomados para que os dados fornecidos à coordenação de fato espelhem as reais condições da biblioteca.
IV. A análise do relatório de cada biblioteca deve indicar alternativas de solução para os problemas apontados, de forma que a coordenação possa levar em consideração as características individuais.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao processo de comunicação científica, que envolve diferentes atores e canais de comunicação.
Os estudos acerca dos fluxos de informação de determinada comunidade científica revelam que um número limitado de pessoas (gatekeepers) são consideradas focos de informação. A transferência de informação entre os gatekeepers e o consulente ocorre por meio de canais informais de comunicação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao processo de comunicação científica, que envolve diferentes atores e canais de comunicação.
O movimento de acesso livre à informação deu origem a um novo modelo de comunicação científica, o qual compreende o uso de software livre para as aplicações de computador, a adoção de arquivos abertos para a interoperabilidade e o acesso aberto para disseminação dos resultados da pesquisa científica.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A informação científica é produto e insumo das atividades científicas e, como tal, apresenta características próprias a essas atividades. Acerca desse tipo de informação, julgue os itens subsequentes.
Os métodos de apresentação e tratamento da informação científica são influenciados pela memória coletiva, constituída a partir das práticas oriundas da história e das normas sociais de determinada comunidade científica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...