Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Um usuário está interessado em acompanhar o processo legislativo de um projeto de lei do Senado Federal sobre direito à greve e procura a biblioteca jurídica da sua instituição. O bibliotecário de referência deverá orientá-lo a

  • A.

    pesquisar no Sistema de Legislação Informatizada, no qual poderá obter online o texto completo da lei, bem como as alterações feitas a ele.

  • B.

    aguardar a aprovação e a eventual publicação do texto da referida lei no Diário Oficial da União.

  • C.

    consultar o Sistema de Informações do Congresso Nacional, que permite a busca online na base de dados de matérias em tramitação.

  • D.

    verificar o andamento do projeto nos Anais do Senado Federal, que publicam mensalmente ordens do dia, debates e resoluções da instituição.

  • E.

    procurar os documentos publicados sobre o assunto na Bibliografia Brasileira de Direito e no próprio catálogo da biblioteca.

A propósito do serviço de referência, D. J. Grogan afirma que: O usuário irá negociar a sua questão com o interlocutor [o bibliotecário], para que se chegue a um acordo sobre a forma mais inteligível de apresentá-la [à unidade de informação]. Uma questão mal formulada poderá acarretar o malogro do processo de referência.

Com o objetivo de garantir o êxito desse processo, o bibliotecário de referência, durante a fase de negociação da questão, deve

  • A.

    fazer perguntas objetivas (o quê, quem, onde, como e quando) ao usuário.

  • B.

    conhecer os recursos que a unidade de informação oferece e estar bem treinado.

  • C.

    propiciar treinamento para o uso dos recursos da unidade de informação.

  • D.

    usar seus conhecimentos e seu ponto de vista pessoal para avaliar a questão.

  • E.

    determinar com o usuário o quanto de informação ele está preparado para receber e ler.

Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em determinado período, indicam-se a data mais antiga e a mais recente da publicação, separadas por hífen, assim como para edições de publicações periódicas encerradas, quando deve ser acrescida a periodicidade com que circulava tal periódico.

Acesso direto e acesso remoto são relacionados aos recursos eletrônicos e correspondem, respectivamente, ao uso do recurso mediante suporte destinado a ser inserido em um dispositivo e ao uso do recurso via redes de computador; portanto, as fontes de informação para cada área de descrição variam de um para outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma série de falhas pode ocorrer em todas as fases do processo de referência, prejudicando, em última instância, o objetivo final da biblioteca, qual seja, satisfazer a necessidade de informação do seu usuário. Basicamente, essas falhas envolvem fatores humanos e técnicos que diretamente interferem no serviço de referência, por exemplo,

  • A.

    desconhecimento do assunto e serviço de empréstimo desorganizado.

  • B.

    falta de treinamento do bibliotecário e fontes adequadas não disponíveis.

  • C.

    falta de treinamento do usuário e inexistência de política de aquisição.

  • D.

    problemas de comunicação do usuário e intangibilidade da informação.

  • E.

    ambiguidade linguística na fonte e interrupção do acesso à internet.

Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em determinado período, indicam-se a data mais antiga e a mais recente da publicação, separadas por hífen, assim como para edições de publicações periódicas encerradas, quando deve ser acrescida a periodicidade com que circulava tal periódico.

A fonte de informação para a quinta área de descrição pode ser qualquer fonte, isto é, as informações devem ser retiradas do item, quer estejam implícitas quer explícitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Tanaka e Mello (2001), indicadores podem ser definidos como variáveis, características ou atributos capazes de sintetizar, representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar. Na avaliação de serviços de informação, costuma-se utilizar dois tipos de indicadores: os quantitativos, que podem ser representados por variáveis numéricas, e os qualitativos, que expressam variáveis ou dimensões que não podem ser representadas apenas por números. O uso de indicadores quantitativos ou qualitativos depende

  • A.

    dos atributos e características do projeto.

  • B.

    dos objetivos e missão da biblioteca.

  • C.

    do tipo de usuário envolvido.

  • D.

    da natureza dos objetivos do projeto.

  • E.

    da disponibilidade orçamentária.

Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.

O composto nas atividades de marketing é definido como sendo os quatro Ps: produto, preço, promoção e praça, sendo este último um conjunto de atividades que disponibilizam e tornam acessível o produto no mercado-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em determinado período, indicam-se a data mais antiga e a mais recente da publicação, separadas por hífen, assim como para edições de publicações periódicas encerradas, quando deve ser acrescida a periodicidade com que circulava tal periódico.

O apêndice à edição brasileira inclui as entradas para nomes de pessoas de origem estrangeira, com prefixo estrangeiro no sobrenome, mas nascidas ou radicadas em países de língua portuguesa. Neste caso, a entrada é feita pelo prefixo estrangeiro, e criam-se remissivas para a(s) parte(s) do nome que segue(m) o prefixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Compromisso contratual entre uma biblioteca e um fornecedor. O fornecedor usa um perfil (uma descrição codificada que o fornecedor faz das necessidades da biblioteca) para determinar os interesses da biblioteca em matéria de aquisição. Utilizando o perfil, o fornecedor compromete-se a fazer remessas regulares (em geral semanais) de publicações atuais sobre os assuntos ou das editoras indicados pela biblioteca.

Esta definição se refere a uma modalidade de aquisição de materiais de informação em bibliotecas, conhecida pela expressão, em inglês,

  • A.

    continuous purchase.

  • B.

    browsing.

  • C.

    current acquisition plan.

  • D.

    in-trade program.

  • E.

    approval plan.

Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.

A tomada de decisão é entendida como uma função administrativa, mas também é um elemento comum às demais funções como o planejamento, a organização, a direção e o controle.

  • C. Certo
  • E. Errado
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