Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de serviços de informação, julgue os itens que se seguem.
Os serviços de informação podem ser divididos em dois tipos: os de atendimento à demanda e os de antecipação à demanda. Os levantamentos bibliográficos enquadram-se no primeiro, enquanto os serviços de disseminação seletiva da informação enquadram-se no segundo.
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Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.
O planejamento é constituído por um conjunto de fases que se sucedem e interagem sistematicamente e, aplicado em uma unidade de informação, se faz presente no processo de formação, desenvolvimento e organização de coleções.
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A respeito de serviços de informação, julgue os itens que se seguem.
Os questionários abertos e a observação do tipo participante são os instrumentos que oferecem previsões e estimativas e estão unicamente relacionados com a função administrativa de planejamento.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.
O serviço de referência é compreendido como um serviçomeio da biblioteca porque atua como um canal de comunicação entre as coleções e os usuários.
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A respeito de serviços de informação, julgue os itens que se seguem.
Os serviços de informação possuem características singulares, como a participação dos usuários, mas também outras que compartilham com determinadas classes de serviços, como a volatilidade e o uso intensivo de tecnologia.
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Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.
Independentemente do tipo da biblioteca, a consulta à fontes secundárias é suficiente para sanar as questões de referência, por serem organizadas e compiladas segundo critérios que as tornam mais acessíveis aos usuários e, consequentemente, ao bibliotecário de referência.
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Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.
A organização do serviço de referência é variável de acordo com a organização da biblioteca, e as técnicas utilizadas nas respostas mantêm certa heterogeneidade, mas, desde que exista esta seção, é sua responsabilidade desempenhar atividades como comutação, processamento e preparo de material para circulação.
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Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.
A seleção de materiais da seção de referência obedece a critérios próprios e únicos, como a exatidão e a precisão das fontes de informação, essenciais para respostas adequadas às consultas feitas pelos usuários, principalmente em se tratando de entrevistas.
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Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
Quando o serviço de referência adota o paradigma centrado no usuário, os serviços são personalizados e possuem valor agregado.
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Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
No paradigma centrado no usuário, a avaliação do serviço de referência privilegia os dados quantitativos relativos ao número de questões respondidas, bibliografias preparadas e obras consultadas.
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