Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Os departamentos de referência que adotam o paradigma centrado na coleção possuem administração mais cooperativa e flexível em relação àqueles que adotam o paradigma centrado no usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Em uma biblioteca cujo serviço de referência é centrado na coleção, o papel do bibliotecário de referência no desenvolvimento da coleção é mais importante do que naquela cujo serviço adota o paradigma centrado no usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (SINIMA) e da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (RENIMA), julgue os itens seguintes.

O Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA), que integra a política de informação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementa as diretrizes definidas no SINIMA e coordena a RENIMA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode ser visto como um meio a mais disponível para a divulgação da informação, indo ao encontro da necessidade dos usuários de recuperação de informação personalizada e representando uma extensão dos serviços convencionais de referência. Trata-se do serviço de

  • A. sumários correntes (current contents).
  • B.

    referência personalizada.

  • C.

    customização seletiva da informação (CSI).

  • D.

    informação direcionada e segmentada (DSI).

  • E.

    disseminação seletiva da informação (DSI).

Em um processo de referência, um usuário apresenta uma questão ao bibliotecário. Ao negociar a questão, o bibliotecário

  • A.

    compartilha com o usuário a sua própria percepção e conhecimento sobre a questão.

  • B.

    estabelece a melhor estratégia de busca para solucionar a questão proposta.

  • C.

    procura saber o quanto de informação o usuário está preparado para receber.

  • D.

    orienta o usuário sobre eventuais limites apresentados pelas fontes de informação.

  • E.

    transforma a linguagem do usuário na linguagem documental usada pela biblioteca.

A seleção do público-alvo para a implementação de um serviço de disseminação seletiva da informação

  • A.

    depende de uma pesquisa sobre a frequência de uso do acervo.

  • B.

    é feita considerando as prioridades da instituição mantenedora da biblioteca.

  • C.

    baseia-se em uma análise da infraestrutura necessária versus a disponível.

  • D.

    segue critérios como percepção do valor do serviço e qualidade da informação.

  • E.

    requer um estudo do usuário para levantar o seu perfil e interesses.

O serviço de informação e referência compreende, além do serviço de referência propriamente dito, as seguintes linhas de atuação:

  • A.

    diagnóstico, planejamento, coordenação e gestão da informação.

  • B.

    processo de referência, mediação, divulgação e supervisão.

  • C.

    estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.

  • D.

    educação do usuário, alerta e DSI, marketing e avaliação.

  • E.

    atendimento, pesquisa, auxílio bibliográfico e empréstimo.

Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.

As diferentes concepções de competência informacional envolvem diferentes níveis de complexidade. A concepção ou nível de inteligência envolve mais que a apropriação tecnológica ou a mudança nos processos cognitivos e pressupõe um estado permanente de mudança, essencial em uma visão de aprendizado como fenômeno social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.

Nas funções de mediação do bibliotecário de referência, que consideram o conceito de competência informacional, o usuário é colocado no centro do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.

O hipertexto é um recurso empregado em enciclopédias eletrônicas para formar estruturas associadas entre si mediante relações semânticas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...