Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
Os departamentos de referência que adotam o paradigma centrado na coleção possuem administração mais cooperativa e flexível em relação àqueles que adotam o paradigma centrado no usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
Em uma biblioteca cujo serviço de referência é centrado na coleção, o papel do bibliotecário de referência no desenvolvimento da coleção é mais importante do que naquela cujo serviço adota o paradigma centrado no usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (SINIMA) e da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (RENIMA), julgue os itens seguintes.
O Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA), que integra a política de informação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementa as diretrizes definidas no SINIMA e coordena a RENIMA.
Pode ser visto como um meio a mais disponível para a divulgação da informação, indo ao encontro da necessidade dos usuários de recuperação de informação personalizada e representando uma extensão dos serviços convencionais de referência. Trata-se do serviço de
referência personalizada.
customização seletiva da informação (CSI).
informação direcionada e segmentada (DSI).
disseminação seletiva da informação (DSI).
Em um processo de referência, um usuário apresenta uma questão ao bibliotecário. Ao negociar a questão, o bibliotecário
compartilha com o usuário a sua própria percepção e conhecimento sobre a questão.
estabelece a melhor estratégia de busca para solucionar a questão proposta.
procura saber o quanto de informação o usuário está preparado para receber.
orienta o usuário sobre eventuais limites apresentados pelas fontes de informação.
transforma a linguagem do usuário na linguagem documental usada pela biblioteca.
A seleção do público-alvo para a implementação de um serviço de disseminação seletiva da informação
depende de uma pesquisa sobre a frequência de uso do acervo.
é feita considerando as prioridades da instituição mantenedora da biblioteca.
baseia-se em uma análise da infraestrutura necessária versus a disponível.
segue critérios como percepção do valor do serviço e qualidade da informação.
requer um estudo do usuário para levantar o seu perfil e interesses.
O serviço de informação e referência compreende, além do serviço de referência propriamente dito, as seguintes linhas de atuação:
diagnóstico, planejamento, coordenação e gestão da informação.
processo de referência, mediação, divulgação e supervisão.
estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.
educação do usuário, alerta e DSI, marketing e avaliação.
atendimento, pesquisa, auxílio bibliográfico e empréstimo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.
As diferentes concepções de competência informacional envolvem diferentes níveis de complexidade. A concepção ou nível de inteligência envolve mais que a apropriação tecnológica ou a mudança nos processos cognitivos e pressupõe um estado permanente de mudança, essencial em uma visão de aprendizado como fenômeno social.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.
Nas funções de mediação do bibliotecário de referência, que consideram o conceito de competência informacional, o usuário é colocado no centro do processo de aprendizagem.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que tratam dos seguintes aspectos relacionados ao serviço de referência em bibliotecas: educação do usuário, funções do bibliotecário de referência e fontes de informação.
O hipertexto é um recurso empregado em enciclopédias eletrônicas para formar estruturas associadas entre si mediante relações semânticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...