Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.
Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução constituem o processo normal de referência.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.
A Lei de Lotka, também conhecida como Lei de Dispersão, permite, por meio da mensuração da produtividade dos periódicos, identificar o núcleo e as áreas de dispersão de determinado assunto em um mesmo conjunto de periódicos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.
Estabelecer uma escala para evidenciar em que nível de desempenho o serviço está funcionando no momento ou identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço, visando elevar o seu nível de desempenho no futuro, são algumas das razões possíveis para que administradores de bibliotecas queiram avaliar seus serviços.
O conceito de serviço de atendimento a usuários costumava se referir a uma orientação do bibliotecário para o usuário realizar uma pesquisa e localizar um item no espaço da biblioteca. Hoje conhecido como serviço de referência e informação, esse conceito evoluiu para a visão cuja essência está em
acompanhar o usuário durante todo o processo de busca de informação.
auxiliar leitores no momento da utilização de documentos com a finalidade de estudo e pesquisa.
responder perguntas e orientar o consulente no uso das obras de referência.
mostrar boa vontade para prestar qualquer serviço, criando um ambiente amistoso no qual o leitor se sinta à vontade.
ligar pessoas com uma necessidade de informação a um serviço capacitado para satisfazer essa necessidade.
Visando melhorar o atendimento do usuário e, ao mesmo tempo, promover o uso extensivo dos recursos da biblioteca, o serviço de informação e referência deve concentrar esforços
no serviço de empréstimo domiciliar.
na educação do usuário.
na divulgação da biblioteca.
no treinamento do bibliotecário.
na comunicação visual do espaço.
Em geral, a dinâmica do processo de referência (o atendimento ao usuário propriamente dito) inclui duas fases: uma relacionada à natureza do problema do usuário e outra, às decisões e caminhos percorridos pelo bibliotecário. A primeira fase relacionada à natureza do problema envolve quatro etapas. São elas:
a negociação da questão, o processo de busca, a resposta e a solução do problema.
a pergunta, a negociação, a busca da informação e a renegociação.
a formulação da questão, a entrevista, a estratégia de busca e a busca.
o processo de comunicação, a questão, a pesquisa e as fontes de informação.
o problema, a necessidade de informação, a questão inicial e a questão negociada.
Considere a referência bibliográfica abaixo:
OLIVEIRA, Marlene; MATHEUS, Renato Fabiano; CASTRO, Júlio Vítor Rodrigues de; RIBAS, Guilherme; SALES, Rodney Givisiez Sales. Os grupos de pesquisa em Ciência da Informação: análise de redes sociais como ferramentas de apoio para estudo epistemológico. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; MUGNAINI, Rogério; RAMOS, Lúcia Maria S. V. Costa (org.) Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara Editora, 2009. p. 531-551.
Segundo a norma da ABNT, a
indicação dos autores do capítulo está incorreta, pois quando há mais de 3 autores, cita-se apenas o primeiro, seguido da expressão "et al".
referência está totalmente correta.
referência está incorreta, pois deveria ter sido iniciada pelo título do capítulo.
citação dos organizadores do livro está incorreta, pois estes deveriam ter sido apresentados em ordem alfabética.
referência está incompleta, pois não informa que se trata da primeira edição da obra.
O webmarketing é um processo destinado a satisfazer os desejos e as necessidades das pessoas por informações, serviços ou produtos utilizando a Internet como canal de comunicação ou distribuição. Entre as possibilidades de webmarketing disponíveis para uso das bibliotecas estão
os banners, normalmente utilizados nas páginas iniciais de portais ou sites.
as ferramentas de busca, a forma mais antiga e primária de se utilizar a web como canal de promoção.
o pop-up, que pode ser utilizado de forma contínua.
o site web, que deve ser utilizado quando as listas de distribuição são de grupos de interesses comuns.
o webcasting, que consome pouco recurso de processamento da estação de trabalho e da rede de computadores.
A ação do homem é um dos fatores que afetam a degradação dos documentos. Isso acontece, entre outras coisas, por meio do manuseio incorreto. A colocação de clipe de metal como marcador de páginas é um exemplo dessa forma de manuseio, pois
deve-se preferir clipe de material plástico para essa função, devido a sua durabilidade.
o clipe altera o ph do papel, além de modificar o estado físico da encadernação.
o uso do clipe provoca o aparecimento de bactérias que destroem o papel.
o metal do clipe atua como fator a atrair insetos e roedores, que se alimentam de aparas de papel.
o processo de oxidação dos clipes passará para a folha marcada, manchando-a e rasgando-a.
Sobre as condições construtivas que colaboram para a conservação dos documentos do acervo, considere:
I. A biblioteca deve ficar afastada de copa, cozinha, lanchonete, poço de elevador e banheiro.
II. É recomendável que a instalação hidráulica seja aparente.
III. Piso frio de alta resistência ou vinílico é de difícil manutenção, devendo ser substituído por piso em madeira acarpetado ou do tipo plurigoma.
IV. A área destinada ao acervo deve ter interruptores que permitam acionamento de grupos independentes de lâmpadas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...