Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução constituem o processo normal de referência.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.

A Lei de Lotka, também conhecida como Lei de Dispersão, permite, por meio da mensuração da produtividade dos periódicos, identificar o núcleo e as áreas de dispersão de determinado assunto em um mesmo conjunto de periódicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.

Estabelecer uma escala para evidenciar em que nível de desempenho o serviço está funcionando no momento ou identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço, visando elevar o seu nível de desempenho no futuro, são algumas das razões possíveis para que administradores de bibliotecas queiram avaliar seus serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de serviço de atendimento a usuários costumava se referir a uma orientação do bibliotecário para o usuário realizar uma pesquisa e localizar um item no espaço da biblioteca. Hoje conhecido como serviço de referência e informação, esse conceito evoluiu para a visão cuja essência está em

  • A.

    acompanhar o usuário durante todo o processo de busca de informação.

  • B.

    auxiliar leitores no momento da utilização de documentos com a finalidade de estudo e pesquisa.

  • C.

    responder perguntas e orientar o consulente no uso das obras de referência.

  • D.

    mostrar boa vontade para prestar qualquer serviço, criando um ambiente amistoso no qual o leitor se sinta à vontade.

  • E.

    ligar pessoas com uma necessidade de informação a um serviço capacitado para satisfazer essa necessidade.

Visando melhorar o atendimento do usuário e, ao mesmo tempo, promover o uso extensivo dos recursos da biblioteca, o serviço de informação e referência deve concentrar esforços

  • A.

    no serviço de empréstimo domiciliar.

  • B.

    na educação do usuário.

  • C.

    na divulgação da biblioteca.

  • D.

    no treinamento do bibliotecário.

  • E.

    na comunicação visual do espaço.

Em geral, a dinâmica do processo de referência (o atendimento ao usuário propriamente dito) inclui duas fases: uma relacionada à natureza do problema do usuário e outra, às decisões e caminhos percorridos pelo bibliotecário. A primeira fase relacionada à natureza do problema envolve quatro etapas. São elas:

  • A.

    a negociação da questão, o processo de busca, a resposta e a solução do problema.

  • B.

    a pergunta, a negociação, a busca da informação e a renegociação.

  • C.

    a formulação da questão, a entrevista, a estratégia de busca e a busca.

  • D.

    o processo de comunicação, a questão, a pesquisa e as fontes de informação.

  • E.

    o problema, a necessidade de informação, a questão inicial e a questão negociada.

Considere a referência bibliográfica abaixo:

OLIVEIRA, Marlene; MATHEUS, Renato Fabiano; CASTRO, Júlio Vítor Rodrigues de; RIBAS, Guilherme; SALES, Rodney Givisiez Sales. Os grupos de pesquisa em Ciência da Informação: análise de redes sociais como ferramentas de apoio para estudo epistemológico. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; MUGNAINI, Rogério; RAMOS, Lúcia Maria S. V. Costa (org.) Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara Editora, 2009. p. 531-551.

Segundo a norma da ABNT, a

  • A.

    indicação dos autores do capítulo está incorreta, pois quando há mais de 3 autores, cita-se apenas o primeiro, seguido da expressão "et al".

  • B.

    referência está totalmente correta.

  • C.

    referência está incorreta, pois deveria ter sido iniciada pelo título do capítulo.

  • D.

    citação dos organizadores do livro está incorreta, pois estes deveriam ter sido apresentados em ordem alfabética.

  • E.

    referência está incompleta, pois não informa que se trata da primeira edição da obra.

O webmarketing é um processo destinado a satisfazer os desejos e as necessidades das pessoas por informações, serviços ou produtos utilizando a Internet como canal de comunicação ou distribuição. Entre as possibilidades de webmarketing disponíveis para uso das bibliotecas estão

  • A.

    os banners, normalmente utilizados nas páginas iniciais de portais ou sites.

  • B.

    as ferramentas de busca, a forma mais antiga e primária de se utilizar a web como canal de promoção.

  • C.

    o pop-up, que pode ser utilizado de forma contínua.

  • D.

    o site web, que deve ser utilizado quando as listas de distribuição são de grupos de interesses comuns.

  • E.

    o webcasting, que consome pouco recurso de processamento da estação de trabalho e da rede de computadores.

A ação do homem é um dos fatores que afetam a degradação dos documentos. Isso acontece, entre outras coisas, por meio do manuseio incorreto. A colocação de clipe de metal como marcador de páginas é um exemplo dessa forma de manuseio, pois

  • A.

    deve-se preferir clipe de material plástico para essa função, devido a sua durabilidade.

  • B.

    o clipe altera o ph do papel, além de modificar o estado físico da encadernação.

  • C.

    o uso do clipe provoca o aparecimento de bactérias que destroem o papel.

  • D.

    o metal do clipe atua como fator a atrair insetos e roedores, que se alimentam de aparas de papel.

  • E.

    o processo de oxidação dos clipes passará para a folha marcada, manchando-a e rasgando-a.

Sobre as condições construtivas que colaboram para a conservação dos documentos do acervo, considere:

I. A biblioteca deve ficar afastada de copa, cozinha, lanchonete, poço de elevador e banheiro.

II. É recomendável que a instalação hidráulica seja aparente.

III. Piso frio de alta resistência ou vinílico é de difícil manutenção, devendo ser substituído por piso em madeira acarpetado ou do tipo plurigoma.

IV. A área destinada ao acervo deve ter interruptores que permitam acionamento de grupos independentes de lâmpadas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...