Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as formas de acondicionamento inadequado do material bibliográfico que podem colaborar para a degradação dos documentos está:

  • A.

    utilizar cadarços ou barbantes largos para amarrar volumes danificados.

  • B.

    encapar com plástico volumes de pouco uso.

  • C.

    manter os volumes em armários abertos e ventilados.

  • D.

    deixar jaquetas de poliéster ou material similar nos livros.

  • E.

    acomodar livros volumosos grandes e pesados na posição horizontal.

Sobre a atividade de conservação e observação do estado físico do acervo, considere:

I. Preservação − Profilaxia, conscientização.

II. Conservação − Cirurgia feita por especialistas.

III. Restauração − Medicamentos, curativos.

Das definições apresentadas,

  • A.

    apenas a II está incorreta, uma vez que a conservação envolve o trabalho educativo e não subentende qualquer tipo de intervenção no material.

  • B.

    apenas a I está correta, as II e III estão trocadas.

  • C.

    as I e II estão corretas; a III não tem qualquer significado.

  • D.

    apenas a III está correta; as I e II tiveram suas definições trocadas.

  • E.

    a I está incorreta, pois a profilaxia não faz parte das atividades de preservação.

Considere o ponto de vista a seguir.

Nesse contexto, o relatório se configura como instrumento de

  • A. planejamento
  • B. integração
  • C. avaliação
  • D. marketing.
  • E. inovação.

Na entrevista de referência, um usuário não consegue expressar verbalmente e com precisão toda a extensão de sua necessidade de informação, tendendo a solicitar material sobre assunto genérico ou amplo, quando, na verdade, o que deseja é bastante específico. Nesse caso, um bibliotecário experiente verificará a ocorrência de

  • A. efeito homeostático
  • B. ambiguidade de termos.
  • C. consulta residual
  • D. questão incompleta
  • E. demanda negativa

Um usuário necessitou de informações sobre procedimentos de metrologia, certificação de qualidade e normalização nos processos de produção. O bibliotecário, rapidamente, identificou que, para atender a tal necessidade, teria que lançar mão de fontes de informação

  • A. científica
  • B. tecnológica.
  • C. em inovação
  • D. comercial.
  • E. oficial.

O serviço de referência digital oferecido pelas bibliotecas brasileiras, na prática, consiste basicamente em responder às questões dos usuários que sentem necessidade de informação e que não sabem, por si mesmos

  • A. encontrar as respostas recorrendo aos meios eletrônicos
  • B. utilizar documentos eletrônicos e digitais
  • C. realizar buscas retrospectivas
  • D. elaborar técnicas de busca compatíveis com o sistema
  • E. identificar um documento relevante.

Constitui um dos requisitos indispensáveis ao cumprimento eficaz do processo de seleção em uma biblioteca

  • A.

    o estabelecimento de diretrizes para a preservação e a conservação do acervo.

  • B.

    o acompanhamento do movimento editorial na área de atuação da biblioteca.

  • C.

    a indicação de prazos para a revisão das políticas adotadas.

  • D.

    a indicação de alternativas para a obtenção de recursos.

  • E.

    a definição de critérios para a alocação dos recursos obtidos.

Os recursos, produtos e serviços de informação são devidamente identificados na Internet com o nome genérico de

  • A.

    referências.

  • B.

    vínculos.

  • C.

    suportes.

  • D.

    conteúdos.

  • E.

    padrões.

As atividades da Seção de Referência ou Informação de uma Biblioteca representam uma ampla faixa de ação, desde o tradicional serviço de referência até as buscas on-line. As seguintes atividades: exposições, lista de novos materiais, sumários correntes, resenhas e disseminação seletiva da informação pertencem

  • A.

    à provisão de documentos.

  • B.

    aos serviços de auxílio bibliográfico.

  • C.

    à provisão de dados.

  • D.

    à orientação ao usuário.

  • E.

    os serviços de alerta.

Em biblioteconomia, a atividade de utilizar inicialmente o telefone e atualmente a Internet para a provisão de informação específica, frequentemente de natureza prática e utilitária, para encaminhar os usuários para uma organização, agência ou indivíduo, capaz de fornecer a informação solicitada, é conhecida por

  • A.

    serviço referencial e de informação.

  • B.

    comutação bibliográfica.

  • C.

    serviços comunitários.

  • D.

    serviços de notificação corrente.

  • E.

    serviço de informação cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...