Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos a preservação e manutenção de coleções.

Os tradicionais filmes plásticos e fitas adesivas de uso geral são indicados para a recuperação de livros danificados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a preservação e manutenção de coleções.

Umidificadores e condicionadores de ar não são recomendáveis para controle dos fatores ambientais ou físico-químicos que afetam a preservação do acervo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de referência compreende várias etapas, que vão desde o problema que provoca uma necessidade de informação à solução desse problema. Assinale a opção correta acerca desse processo.

  • A.

    Na entrevista de referência, os "seis criados honestos" de Kipling (O que? Por que? Quando? Como? Onde? Quem?) aplicam-se nessa seqüência fixa, ou seja, não podem ser aplicados simultaneamente.

  • B.

    Entre os tipos de questões de referência, a pergunta "Você tem algo sobre fabricação de tecidos?" é classificada como consulta de localização de fatos.

  • C.

    Uma das etapas do processo de referência é a definição da estratégia de busca, que envolve análise minuciosa do tema objeto da pergunta do usuário e tradução para um enunciado apropriado à linguagem do sistema de busca.

  • D.

    A introdução das buscas em linha nos serviços de referência modificou substancialmente a natureza da interação bibliotecário-usuário na entrevista de referência.

Diante do volume de informação produzida e disponível para acesso, os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI) desempenham o importante papel de manter os usuários informados sobre os progressos que ocorrem em sua área de atuação. Sobre a DSI, assinale a opção correta.

  • A.

    As tecnologias da informação provocaram mudanças na essência dos serviços de DSI, mas a forma de oferecimento desses serviços se mantém inalterada.

  • B.

    As fontes de informação utilizadas na DSI são bases de dados bibliográficas, bases de dados de sumários de periódicos e de outros documentos, bases de dados de texto integral, sítios da Internet e bases de dados multimídia.

  • C.

    Uma das características que distingue a DSI de outros serviços de alerta é o perfil do usuário, sempre modificado de acordo com a mudança da necessidade de informação desse usuário.

  • D.

    A DSI é um serviço personalizado, isto é, direcionado para atender apenas o usuário individualmente, segundo as necessidades de informação específicas desse usuário.

Os conceitos de marketing do setor lucrativo aplicam-se ao contexto das atividades de marketing em unidades de informação. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

  • A.

    As atividades de relações públicas visam prioritariamente satisfazer as necessidades do consumidor, com lucro.

  • B.

    Prêmios e vale-brindes são atividades típicas de propaganda.

  • C.

    A publicação de matéria não-paga sobre uma organização em jornal é uma publicidade a respeito dessa organização.

  • D.

    É considerada marketing qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços por patrocinador identificado.

A expressão "processo de referência" é empregada atualmente para denominar

  • A.

    o momento em que o usuário expõe sua questão para o sistema

  • B.

    exclusivamente o momento de assistência prestada ao usuário que busca uma informação.

  • C.

    o serviço pontual de localização de documentos pelo bibliotecário.

  • D.

    o momento em que o acervo de informações é consultado.

  • E.

    a atividade global de execução do serviço de referência.

Existem seis fases do processo de referência das unidades de informação. Destas, o usuário é envolvido diretamente em quatro. As outras duas, executadas somente pelo bibliotecário de referência, são:

  • A.

    a seleção da mensagem e a seleção da resposta

  • B.

    a negociação e a renegociação da questão.

  • C.

    a estratégia de busca e a análise da resposta.

  • D.

    o desenvolvimento da estratégia de busca e a busca da informação propriamente dita.

  • E.

    a seleção das fontes e a negociação da questão

A função de encontrar a informação certa para o usuário certo e prestar-lhe atendimento, orientando-o quanto à utilização da biblioteca, é de responsabilidade do setor de

  • A.

    processamento técnico.

  • B.

    administração

  • C.

    administração

  • D.

    referência

  • E.

    circulação e empréstimo

O serviço personalizado de difusão de informações correntes é denominado de

  • A.

    indexação

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    referenciação.

  • D.

    catalogação

  • E.

    normalização

O processo de seleção exige do bibliotecário conhecimentos sobre

  • A.

    necessidades dos usuários.

  • B.

    conservação de documentos, vida média de diferentes suportes e representação descritiva.

  • C.

    instrumentos de seleção e estatística de empréstimos e normas.

  • D.

    necessidades dos usuários, política de seleção e indústria de produção do conhecimento.

  • E.

    recursos informacionais, avaliação do acervo e rotinas de aquisição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...