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Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes acerca do comportamento de usuários e bibliotecários em serviços de referência.
I Usuários tendem a selecionar fontes que sejam mais relevantes ao problema em questão, mesmo que essas fontes não estejam disponíveis e acessíveis.
II Bibliotecários tendem a explorar sempre novos caminhos para encontrar a informação.
III Bibliotecários acreditam que devem entregar algum material de imediato para os usuários, os quais, por sua vez, acreditam que devem também levar algum material de imediato como resposta.
IV O usuário tende a formular com objetividade e clareza a sua questão, com o objetivo de auxiliar o bibliotecário a encontrar informações que ajudem a solucioná-la.
V Usuários tendem a negar a credibilidade da fonte se esta contraria ou nega aquilo que eles acreditam ser verdadeiro.
Estão certos apenas os itens
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.
O uso de chat no serviço de referência apresenta semelhanças com a entrevista de referência tradicional, pois simula a interação ao vivo entre bibliotecário e usuário.
Neusa Dias de Macedo afirma que o serviço de referência e informação
se constitui no momento em que o acervo informacional se transforma em acervo documental.
tem, entre suas linhas de atividades, os estudos de comunidade.
deve se valer de metodologias dos outros setores da biblioteca, uma vez que não as possui de maneira específica.
tem, na figura do usuário, o principal interpretador do acervo.
visa melhor canalizar o fluxo final da informação e otimizar o seu uso.
O termo reference work, traduzido no Brasil por serviço de referência,
surge, pela primeira vez, em 1891 no índice da Library Journal.
foi cunhado em 1925 por Melvil Dewey.
foi criado para atender necessidades das bibliotecas universitárias implantadas em meados do século XX.
aparece em 1835, vinculado às concepções básicas dos estudos de usuários.
foi empregado por Paul Otlet, em 1910, a partir de suas propostas para a documentação.
Acompanhando as concepções de Nice Figueiredo, é possível afirmar que
o processo de referência envolve uma confrontação face a face entre bibliotecário e usuário.
a entrevista de referência, nas etapas do atendimento ao usuário, faz parte da estratégia de busca.
o aspecto mais estudado do atendimento do serviço de referência é a seleção da questão apresentada pelo usuário.
vários estudos de usuários apontam que os cientistas, na busca por informação, preferem inicialmente visitar uma pessoa próxima, com notório saber.
suas idéias, em relação ao processo de referência, baseiam-se nos pressupostos de L. Shores.
Em relação ao Processo de Referência, Nice Figueiredo divulga no Brasil os conceitos e idéias de
A. C. Foskett.
L. Shores.
N. D. Macedo.
G. Jahoda.
W. A. Katz.
Numa biblioteca, são considerados como serviços especiais de referência, as seguintes atividades:
responder questões de referência; compilar bibliografias; organizar e manter arquivos de informação.
estabelecer a política da seção de referência; fazer índices específicos; contribuir para projetos bibliográficos.
planejar amostras de documentos; realizar palestras sobre livros e leituras; explicar aos leitores o arranjo e os recursos da biblioteca.
auxiliar usuários a localizar e selecionar documentos; manter quadros de avisos e jornais murais; cooperar com grupos específicos de usuários.
redigir resumos de material impresso; estabelecer horários e conduzir classes de usuários na biblioteca; auxiliar os usuários a utilizar as fontes de informação.
Na Seção de Referência, é importante que o bibliotecário que lá atua, saiba identificar seus usuários, a fim de estar preparado para lhes oferecer os serviços que necessitam. Assim, as seguintes características individuais: "aquele que por necessidade de serviço ou por curiosidade mental se iniciou num assunto, lê por vezes, sem sistematização, tudo o que lhe cai nas mãos sobre a matéria", se referem ao usuário
prático.
perfeccionista.
especialista.
angustiado.
autodidata.
As seguintes atividades desenvolvidas pela Seção de Referência de uma biblioteca especializada: elaboração de boletins de sumários correntes temáticos; informação expressa; respostas técnicas; levantamento do perfil de usuários, fazem parte do serviço denominado
prestação de auxílio informacional.
disseminação seletiva da informação.
provisão de documentos.
orientação aos usuários.
serviços informais de alerta.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de recursos e serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.
A organização de um serviço de referência e informação em uma biblioteca pública, voltado para o público infantil, deve conter mecanismos que possibilitem que a gestão e política da biblioteca se sirvam da participação efetiva da criança. A criança deve ser entendida não como um ser isolado, mas integrada em um todo social inseparável de sua condição.{TITLE}
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