Questões sobre Serviço de referencia

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Julgue os itens seguintes acerca do comportamento de usuários e bibliotecários em serviços de referência.

I Usuários tendem a selecionar fontes que sejam mais relevantes ao problema em questão, mesmo que essas fontes não estejam disponíveis e acessíveis.

II Bibliotecários tendem a explorar sempre novos caminhos para encontrar a informação.

III Bibliotecários acreditam que devem entregar algum material de imediato para os usuários, os quais, por sua vez, acreditam que devem também levar algum material de imediato como resposta.

IV O usuário tende a formular com objetividade e clareza a sua questão, com o objetivo de auxiliar o bibliotecário a encontrar informações que ajudem a solucioná-la.

V Usuários tendem a negar a credibilidade da fonte se esta contraria ou nega aquilo que eles acreditam ser verdadeiro.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.

O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.

O uso de chat no serviço de referência apresenta semelhanças com a entrevista de referência tradicional, pois simula a interação ao vivo entre bibliotecário e usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Neusa Dias de Macedo afirma que o serviço de referência e informação

  • a.

    se constitui no momento em que o acervo informacional se transforma em acervo documental.

  • b.

    tem, entre suas linhas de atividades, os estudos de comunidade.

  • c.

    deve se valer de metodologias dos outros setores da biblioteca, uma vez que não as possui de maneira específica.

  • d.

    tem, na figura do usuário, o principal interpretador do acervo.

  • e.

    visa melhor canalizar o fluxo final da informação e otimizar o seu uso.

O termo reference work, traduzido no Brasil por serviço de referência,

  • a.

    surge, pela primeira vez, em 1891 no índice da Library Journal.

  • b.

    foi cunhado em 1925 por Melvil Dewey.

  • c.

    foi criado para atender necessidades das bibliotecas universitárias implantadas em meados do século XX.

  • d.

    aparece em 1835, vinculado às concepções básicas dos estudos de usuários.

  • e.

    foi empregado por Paul Otlet, em 1910, a partir de suas propostas para a documentação.

Acompanhando as concepções de Nice Figueiredo, é possível afirmar que

  • a.

    o processo de referência envolve uma confrontação face a face entre bibliotecário e usuário.

  • b.

    a entrevista de referência, nas etapas do atendimento ao usuário, faz parte da estratégia de busca.

  • c.

    o aspecto mais estudado do atendimento do serviço de referência é a seleção da questão apresentada pelo usuário.

  • d.

    vários estudos de usuários apontam que os cientistas, na busca por informação, preferem inicialmente visitar uma pessoa próxima, com notório saber.

  • e.

    suas idéias, em relação ao processo de referência, baseiam-se nos pressupostos de L. Shores.

Em relação ao Processo de Referência, Nice Figueiredo divulga no Brasil os conceitos e idéias de

  • A.

    A. C. Foskett.

  • B.

    L. Shores.

  • C.

    N. D. Macedo.

  • D.

    G. Jahoda.

  • E.

    W. A. Katz.

Numa biblioteca, são considerados como serviços especiais de referência, as seguintes atividades:

  • A.

    responder questões de referência; compilar bibliografias; organizar e manter arquivos de informação.

  • B.

    estabelecer a política da seção de referência; fazer índices específicos; contribuir para projetos bibliográficos.

  • C.

    planejar amostras de documentos; realizar palestras sobre livros e leituras; explicar aos leitores o arranjo e os recursos da biblioteca.

  • D.

    auxiliar usuários a localizar e selecionar documentos; manter quadros de avisos e jornais murais; cooperar com grupos específicos de usuários.

  • E.

    redigir resumos de material impresso; estabelecer horários e conduzir classes de usuários na biblioteca; auxiliar os usuários a utilizar as fontes de informação.

Na Seção de Referência, é importante que o bibliotecário que lá atua, saiba identificar seus usuários, a fim de estar preparado para lhes oferecer os serviços que necessitam. Assim, as seguintes características individuais: "aquele que por necessidade de serviço ou por curiosidade mental se iniciou num assunto, lê por vezes, sem sistematização, tudo o que lhe cai nas mãos sobre a matéria", se referem ao usuário

  • A.

    prático.

  • B.

    perfeccionista.

  • C.

    especialista.

  • D.

    angustiado.

  • E.

    autodidata.

As seguintes atividades desenvolvidas pela Seção de Referência de uma biblioteca especializada: elaboração de boletins de sumários correntes temáticos; informação expressa; respostas técnicas; levantamento do perfil de usuários, fazem parte do serviço denominado

  • A.

    prestação de auxílio informacional.

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    provisão de documentos.

  • D.

    orientação aos usuários.

  • E.

    serviços informais de alerta.

A respeito de recursos e serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.

A organização de um serviço de referência e informação em uma biblioteca pública, voltado para o público infantil, deve conter mecanismos que possibilitem que a gestão e política da biblioteca se sirvam da participação efetiva da criança. A criança deve ser entendida não como um ser isolado, mas integrada em um todo social inseparável de sua condição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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