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Considere um módulo que execute processamento de erros para um pacote de análise de engenharia. O módulo é chamado quando os dados computados ultrapassam os limites previamente especificados. As tarefas que ele realiza são: calcular os dados complementares baseados em dados originais computados; produzir um relatório de erros para o usuário; executar cálculos solicitados pelo usuário; atualizar um banco de dados; possibilitar a seleção em um menu para processamento subseqüente.
Considerando o desenvolvimento de sistemas com técnicas procedimentais, pode-se afirmar que:
esse módulo tem alto acoplamento.
esse módulo tem baixo acoplamento.
esse módulo tem baixa coesão.
esse módulo tem alta coesão.
nada se pode afirmar.
Considere as seguintes afirmações sobre CMM:
I- CMM se aplica a empresas de grande porte, enquanto Bootstrap se aplica a empresas de grande, médio e pequeno porte.
II- Segundo o CMM para que uma empresa seja certificada com um determinado nível de maturidade ela tem que cumprir todos os requisitos (KPA´s – Key Process Areas) daquele nível.
III- CMM tem cinco níveis: inicial, repetível, definido, gerenciado e maduro. As metas principais dos níveis repetível e definido são, respectivamente: definir e organizar o processo administrativo; definir e organizar o processo de engenharia de software.
IV- CMM e Bootstrap são modelos de qualidade de processo de software.
Levando-se em conta as quatro afirmações acima, assinale a única alternativa válida:
Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens subseqüentes quanto ao planejamento de sistemas de informação.
I A estimativa do tamanho de um software pode ser usada para guiar a alocação de recursos em um projeto. A análise de pontos de função mede diretamente o tamanho de um software contando o número de linhas de código e não quantidades e complexidades de entradas e saídas observadas pelos usuários.
II Pode-se representar um projeto via uma rede com nós interligados. Um caminho é composto por atividades sucessivas. Um caminho é crítico se a soma dos tempos gastos nas suas atividades é menor que a dos tempos gastos nos outros caminhos.
III O planejamento da capacidade é um processo que visa prever quando o hardware de um sistema computacional irá saturar. Leva em conta fatores como o número máximo de usuários que o sistema acomoda em um dado instante de tempo, impactos das aplicações e medidas de desempenho.
V O custo total de propriedade (TCO) de uma plataforma tecnológica inclui custos variados decorrentes de instalação, suporte técnico e treinamento. Padronizar hardware e software pode reduzir o TCO.
V Por razões de segurança, um princípio da administração de dados é que os dados não devem ser propriedades da organização como um todo, os dados devem pertencer a áreas ou unidades organizacionais específicas.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
II e III.
I, IV e V.
III e IV.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens acerca de gerência de projetos e do modelo PMI.
I Um projeto pode ser definido como um empreendimento temporário, planejado, executado e controlado, com o objetivo de criar um produto ou serviço. Um projeto tem data de início, mas não tem data de término definida.
II O escopo de um produto está relacionado às características e funções que o produto deve possuir e está relacionado ao trabalho que deve ser realizado para ser entregue o produto final com as características e as funções definidas.
III Pode-se definir um deliverable como qualquer resultado mensurável, tangível e verificável que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele. Um deliverable pode ser um produto, mas não um serviço.
IV O ciclo de vida de um projeto consiste no conjunto de fases que o compõe. Uma fase de um projeto é um grupo de atividades, relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de subprodutos.
V As premissas são fatores considerados verdadeiros para fins de um planejamento. As premissas podem acarretar riscos a um projeto e devem ser levadas em consideração no planejamento do escopo e no gerenciamento de riscos.
A quantidade de itens certos é igual a
2.
3.
4.
5.
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Julgue os seguintes itens acerca de gerência de projetos e do modelo PMI.
I Um projeto pode ser definido como um empreendimento temporário, planejado, executado e controlado, com o objetivo de criar um produto ou serviço. Um projeto tem data de início, mas não tem data de término definida.
II O escopo de um produto está relacionado às características e funções que o produto deve possuir e está relacionado ao trabalho que deve ser realizado para ser entregue o produto final com as características e as funções definidas.
III Pode-se definir um deliverable como qualquer resultado mensurável, tangível e verificável que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele. Um deliverable pode ser um produto, mas não um serviço.
IV O ciclo de vida de um projeto consiste no conjunto de fases que o compõe. Uma fase de um projeto é um grupo de atividades, relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de subprodutos.
V As premissas são fatores considerados verdadeiros para fins de um planejamento. As premissas podem acarretar riscos a um projeto e devem ser levadas em consideração no planejamento do escopo e no gerenciamento de riscos.
A quantidade de itens certos é igual a
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A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
O projeto de software é definido como o processo no qual se definem a arquitetura, os componentes, as interfaces e outras características de um sistema. O projeto de software, visto como processo, é a atividade do ciclo de vida de engenharia de software na qual os requisitos são analisados para produzir uma descrição da estrutura interna do software que servirá como base para a sua construção.
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A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
Uma característica que pode ser utilizada para expressar a qualidade de um projeto de software é conhecida como coesão, que mede o grau de relação entre as atividades (comandos) de um módulo, facilitando a sua reutilização.
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As principais fases do projeto de um banco de dados incluem o projeto conceitual, o projeto lógico e o projeto físico. Com base nesse contexto, julgue os itens seguintes. O principal objetivo do projeto conceitual é o de representar a semântica das informações, independentemente de considerações de implementação e eficiência.
No projeto estruturado de sistemas, a realização do factoring pode ocorrer por várias razões. Das opções seguintes, aquela que NÃO é uma razão para utilização do factoring é:
reduzir o tamanho do módulo;
simplificar a implementação;
evitar de se ter a mesma função em mais de um módulo;
prover módulos de utilização mais específicos;
tornar o sistema mais claro (compreensível).
Em relação ao reuso de componentes no projeto de software, o problema que está relacionado diretamente com a indisponibilidade do código-fonte do componente é:
falta de ferramentas de apoio;
aumento nos custos de manutenção;
não conformidade com padrões;
carência de especialistas;
elevação do tempo de desenvolvimento.
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