Questões sobre ITIL

Lista completa de Questões sobre ITIL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo como referência inicial as informações descritas acima, julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de demanda possui, entre outras, a medida de confiabilidade por meio do MTBF que, uma vez implantado, atende à necessidade #3. Essa medida de confiabilidade é obtida com a seguinte fórmula: confiabilidade (MTBF, em horas) = [(disponibilidade (em horas) – total de tempo fora de serviço (em horas)] / número de interrupções do serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que é apresentado o processo responsável pela análise de impacto do negócio no ITIL (v3).

  • A.

    gerenciamento do nível de serviço

  • B.

    gerenciamento da continuidade do serviço de TI

  • C.

    gerenciamento de segurança da informação

  • D.

    gerenciamento de fornecedor

  • E.

    gerenciamento da capacidade

Foi atribuída a um analista de sistemas a responsabilidade de implementar a gestão e governança de TI em um órgão regional do Judiciário brasileiro, abrangendo os seguintes focos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 2008, gerenciamento de serviços aderente ao ITIL V3, governança de TI aderente ao COBIT 4.1 e qualidade de software aderente ao CMMI Dev 1.3.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 77 a 81.

No planejamento estratégico de negócio da organização, a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) deve ser usada para a formulação preliminar da estratégia, na forma de objetivos e indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi atribuída a um analista de sistemas a responsabilidade de implementar a gestão e governança de TI em um órgão regional do Judiciário brasileiro, abrangendo os seguintes focos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 2008, gerenciamento de serviços aderente ao ITIL V3, governança de TI aderente ao COBIT 4.1 e qualidade de software aderente ao CMMI Dev 1.3.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 77 a 81.

O levantamento dos grandes desafios estratégicos da organização deve ser iniciado a partir de um mapa estratégico ou construto similar, que contenha a tradução do planejamento em termos de dimensões ou perspectivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi atribuída a um analista de sistemas a responsabilidade de implementar a gestão e governança de TI em um órgão regional do Judiciário brasileiro, abrangendo os seguintes focos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 2008, gerenciamento de serviços aderente ao ITIL V3, governança de TI aderente ao COBIT 4.1 e qualidade de software aderente ao CMMI Dev 1.3.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 77 a 81.

O planejamento estratégico da organização deve ser desenvolvido como um projeto de longo prazo, cujo produto ou resultado produzido é a construção do plano estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi atribuída a um analista de sistemas a responsabilidade de implementar a gestão e governança de TI em um órgão regional do Judiciário brasileiro, abrangendo os seguintes focos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 2008, gerenciamento de serviços aderente ao ITIL V3, governança de TI aderente ao COBIT 4.1 e qualidade de software aderente ao CMMI Dev 1.3.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 77 a 81.

No planejamento estratégico de TI da organização, a formulação da estratégia não desenvolve definições subordinadas de missão e visão, uma vez que tais construtos devem ter sido criados no planejamento estratégico de negócio da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi atribuída a um analista de sistemas a responsabilidade de implementar a gestão e governança de TI em um órgão regional do Judiciário brasileiro, abrangendo os seguintes focos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 2008, gerenciamento de serviços aderente ao ITIL V3, governança de TI aderente ao COBIT 4.1 e qualidade de software aderente ao CMMI Dev 1.3.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 77 a 81.

A definição efetiva das metas do plano estratégico de negócio deve ocorrer apenas após a seleção de indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.

A melhoria contínua de serviços (continual service improvement) do ITIL V3 possui objetivos similares aos do processo COBIT DS4 — garantia de continuidade de serviços (ensure continuous service).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.

O desenho dos serviços de TI no ITIL V3 produz, entre outros resultados, o pacote de níveis de serviço (service level package).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.

A transição de serviços no ITIL V3 tem o propósito de colocar serviços em uso operacional e mobilizar processos como gerenciamento de mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...