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Segundo o ITIL, o custo de se prover um serviço de TI que pode ser alocado completamente a um consumidor específico, centro de custo, projeto, entre outros, como, por exemplo, custo de se prover servidores ou licenças de software que não sejam compartilhadas, é definido como custo
direto.
proporcional.
efetivo.
secundário.
fixo.
Para o ITIL, o documento contendo detalhes sobre um ou mais PIDs (Principal Indicador de Desenvolvimento) ou outras metas importantes que tenham excedido limites definidos, como, por exemplo, uma métrica de desempenho indicando um potencial problema de capacidade, é chamado de
tabela de ocorrências.
lista de incidentes.
relatório de exceção.
lista de serviços.
relatório de falhas.
De acordo com o ITIL, o nome que é usado para identificar unicamente um usuário, pessoa ou papel, usado para concessão de direitos para esse usuário, pessoa ou papel, é chamado de
Categoria.
Registro.
Credencial.
Identidade.
Nomenclatura.
Segundo o ITIL, a maior categoria de impacto para um incidente, que resulta em interrupção significativa ao negócio é chamada de Incidente
Severo.
Crítico.
Urgente.
Primário.
Grave.
Segundo o ITIL V3, as definições de processos descrevem ações, dependências e sequência. Em relação às suas características, os processos
definem papéis e as autoridades e responsabilidades associadas ao desempenho e resultado específico deste papel.
devem permanecer dentro dos limites estabelecidos no processo de ciclo de vida. É esperado que não excedam o orçamento e alcancem a meta de retorno de investimento.
podem ser medidos, entregam resultados específicos, possuem um cliente e respondem a um evento específico.
tendem a otimizar os métodos de trabalho localmente para focar nos resultados associados a ele.
são autocontidos, com capacidades e recursos necessários para seu desempenho e resultado.
Sobre os fundamentos da Operação de Serviços no ITIL V3, analise:
I. O objetivo é coordenar e executar as atividades e processos requeridos para entregar e gerenciar serviços de acordo com o combinado com usuários e clientes.
II. É responsável pelo gerenciamento contínuo da tecnologia que é utilizada para entregar e manter os serviços.
III. Inclui a execução de todas as atividades em curso necessárias para entregar e manter os serviços.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
No gerenciamento de capacidade, segundo o ITIL, o valor limiar que determina a partir de qual momento um determinado serviço ou componente se encontra fora do padrão denomina-se
tunning.
balancing.
threshold.
monitoring.
sizing.
Associe os termos aos conceitos que os definem corretamente:
I. ITIL.
II. OWASP.
III. ISO/IEC 27001.
( ) Conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa.
( ) Organização focada em melhorar a segurança de softwares, em especial os softwares baseados na web.
( ) Modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).
Está CORRETA a seguinte seqüência de respostas:
I, II e III.
I, III e II.
II, III e I.
III, II e I.
De acordo com o ITIL v3, uma das características de um processo é
possuir um conjunto de capacidades organizacionais especializadas para proporcionar valor aos clientes na forma de serviços.
definir papéis, autoridades associadas e responsabilidade para um desempenho específico e seus resultados.
responder a um evento específico.
ser autossuficiente, com capacidades e recursos necessários para o seu desempenho e eventuais resultados.
definir papéis e prover estrutura e estabilidade para as organizações.
Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é
subordinado à gerência de operações e responsável pela compra ou transferência de ativos entre os departamentos.
o serviço responsável por controlar a entrada, saída e utilização dos ativos físicos da organização.
responsável pela compra e manutenção dos ativos após a instalação dos processos, incluindo sistemas, equipamentos e recursos.
o processo responsável pelo controle de estoque de ativos, incluindo sistemas, equipamentos e recursos.
o processo responsável por rastrear e informar o valor e a propriedade de ativos financeiros em todo o seu ciclo de vida.
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