Questões sobre ITIL

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Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A versão 3 do ITIL é estruturada seguindo, explicitamente, um ciclo de vida de serviços e apresenta todas as mudanças programadas a partir do estágio de estratégia do serviço. Dessa forma, as atividades do gerenciamento de mudanças iniciam-se sempre a partir desse estágio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

O gerenciamento de mudanças e o gerenciamento de configurações atualizam registros na mesma base de dados no sistema de gerenciamento da configuração, que contém detalhes e relacionamento dos itens de configuração. Por meio do gerenciamento de configuração, é possível incluir mudanças que são realizadas mesmo sem autorização do gerenciamento de mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A linha de base da configuração deve ser consentida formalmente e administrada por meio do gerenciamento de mudança. Essa linha é utilizada como referência para desenvolvimentos futuros, para liberação e para mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A métrica denominada Principal Indicador de Desempenho (PID), do ITIL versão 3, é usada para auxiliar no gerenciamento de processo, serviço de TI ou atividade, lidando com conceitos de eficiência, eficácia e efetividade em custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos do ITIL v.3.

Integridade é a habilidade de um item de configuração ou serviço em TI cumprir com sua função especificada, sempre que for solicitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos do ITIL v.3.

No ITIL v.3, a estratégia do serviço define um conjunto de processos, no qual estão inclusos o gerenciamento de portfólio de serviços e o gerenciamento financeiro de serviços de TI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na ITIL, os aspectos listados abaixo se referem a critérios utilizados na avaliação e na resolução de incidentes, problemas e mudanças e determinam as políticas e ordem de atendimento.

I. Determina a velocidade em que o incidente precisa ser resolvido. Representa uma medida de quanto tempo um incidente, problema ou mudança irá levar até que gere um efeito significativo no negócio.

II. Considera, por exemplo, quantas pessoas, clientes ou quanto do negócio será afetado. Representa uma medida do efeito de um incidente, problema ou mudança em processos do negócio. Baseia-se, normalmente, em como os níveis de serviço serão afetados.

III. Categoria usada para identificar a importância relativa de um incidente, problema ou mudança. É usada para identificar os tempos requeridos para que ações adequadas sejam tomadas.

IV. É a mais alta categoria para um incidente, quando ocorre resulta em interrupção significativa do negócio.

A associação dos aspectos (ou critérios) com a sua função está corretamente expressa em:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos do ITIL v.3.

No volume do ITIL v.3 relacionado à operação do serviço, encontram-se os processos de gerenciamento de continuidade de serviços de TI e de gerenciamento de segurança da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos do ITIL v.3.

O uso de outsourcing é evitado no ITIL v.3, então qualquer interface externa de negócio que agregue valor deve ser fornecida por pessoal especializado interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o ITIL v3, como estão organizadas as cinco etapas do ciclo de vida dos serviços de TI?

  • A.

    Suporte, entrega, desenho, mudança e operação

  • B.

    Planejamento, aquisição, implementação, entrega e suporte

  • C.

    Estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua

  • D.

    Disponibilidade, capacidade, continuidade, segurança e monitoramento

  • E.

    Desenho, planejamento, liberação, gerência de operação e suporte técnico

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