Questões sobre ITIL

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Considerando a figura acima, que apresenta os elementos principais de gestão de serviços de TI embasados no modelo ITIL, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de serviços de TI.

Apresenta maior risco de segurança, em decorrência da não segregação de funções, um gerente de sistemas que elabora um projeto básico para aquisição de um serviço de TI e posteriormente aprova o recebimento do serviço, quando comparado a um gerente de segurança de rede que desabilita temporariamente uma regra de um firewall visando acesso a um serviço na Internet para solução de problemas de natureza pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta os elementos principais de gestão de serviços de TI embasados no modelo ITIL, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de serviços de TI.

A fim de possuir eficácia, a política de gerenciamento de riscos de segurança da informação de uma organização tem de ser necessariamente subordinada a uma política de segurança da informação de mais amplo escopo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta os elementos principais de gestão de serviços de TI embasados no modelo ITIL, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de serviços de TI.

Uma política organizacional de segurança da informação orientada a um tema específico apresenta maior estruturação operacional que um guia de ação recomendada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta os elementos principais de gestão de serviços de TI embasados no modelo ITIL, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de serviços de TI.

Conforme o modelo ITIL 2.0, o registro de um erro conhecido ocorrerá antes da liberação da mudança que corrige esse erro, mas após a escrita do pedido de mudança correspondente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta os elementos principais de gestão de serviços de TI embasados no modelo ITIL, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de serviços de TI.

Conforme o modelo ITIL 2.0, a produção de relatórios analíticos da carga média de tempo necessária para solução de incidentes por grupo de suporte é uma atividade mais pertinente à gerência de incidentes que à gerência de acordos de níveis de serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta os elementos principais de gestão de serviços de TI embasados no modelo ITIL, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de gerenciamento de serviços de TI.

Conforme o modelo ITIL 2.0, o registro de mudanças efetuadas em uma base de dados de configuração seria uma atribuição mais pertinente à gerência de liberação que à gerência de mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considerando que a infra-estrutura de TI da organização ilustrada na figura II adote o modelo arquitetural J2EE apresentado na figura I, julgue os itens a seguir, acerca das informações apresentadas e dos conceitos de gestão estratégica de TI.

Para a elaboração dos mapas estratégicos do elemento #3 da organização ilustrado na figura II, seria mais indicado o uso de elementos conceituais presentes no modelo CMMI, em vez do modelo ITIL.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de prestação de serviços de TI de uma organização, que também deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005 e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL. A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue os próximos itens.

O outsourcing das áreas de processos relativas ao elemento #4 da figura II aumentará a necessidade de controles relativos ao provimento de serviços de sistemas de informação. Nesse caso, a contratante, se adotar um modelo de qualidade baseado no ITIL, deverá desenvolver maior capacidade em seus processos de gerenciamento de acordos de nível de serviço, em detrimento de seus processos de gerenciamento de capacidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Um birô de serviços implantado na organização em apreço de forma aderente ao modelo ITIL incorporaria as atividades #9.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de capacidades implantada na referida organização de forma aderente ao modelo ITIL possivelmente incorporaria as atividades #17.

  • C. Certo
  • E. Errado
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