Questões sobre ITIL

Lista completa de Questões sobre ITIL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de disponibilidade implantada na referida organização de forma aderente ao modelo ITIL possivelmente seria responsável pelas atividades #6, #5 e #7, mas não por #21 e #15.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de continuidade de serviços de TI implantada na organização em apreço de forma aderente ao modelo ITIL realizará estudos de análise de impacto sobre negócios, visando obter informações sobre o elemento #24 para garantir fundamentalmente o funcionamento dos elementos de #1 a #23.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de configuração implantada na organização em questão de forma aderente ao modelo ITIL atuará com maior intensidade na gestão de informações sobre os dispositivos que suportam as atividades de #5 a #9 que sobre os dispositivos que suportam as atividades de #10 a #14.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens de hardware, software, documentação e pessoal devem ser identificados e mantidos em um banco de dados conforme estabelece o ITIL, no tópico Gerência de

  • A.

    Nível de Serviço.

  • B.

    Mudança.

  • C.

    Capacidade.

  • D.

    Configuração.

  • E.

    Disponibilidade.

Sobre a Gestão de Serviços de TI e o Modelo ITIL (Information Technology Infraestructure Library), é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    o ITIL é uma metodologia que se preocupa com o gerenciamento da infra estrutura de TI, por meio das melhores práticas.

  • B.

    o ITIL tem como um dos seus principais objetivos o alinhamento entre a Tecnologia da Informação e o Negócio.

  • C.

    o ITIL preocupa-se com a estrutura dos serviços que são oferecidos.

  • D.

    o ITIL preocupa-se com a estrutura de suporte.

  • E.

    o ITIL tem como seu principal foco a gestão de projetos de desenvolvimento de sistemas e seus ciclos de vida.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) consiste em uma série de melhores práticas para a administração e gerência de TI (Tecnologia da Informação). A respeito, portanto, dos processos relacionados ao contexto, indique a opção correta.

  • A. O suporte a serviços no ITIL consiste nos seguintes processos: gerência de versão, gerência de incidentes, gerência de problemas, gerência de configuração e gerência de mudanças.
  • B. O processo de gerência de configuração compreende a catalogação, registro e manutenção do estado correto do ambiente, fornecendo assim, ao processo de gerência de mudanças, a lista de quais itens da infraestrutura estão sob ação de alguma mudança. Com isso, pode-se analisar impactos antes da ocorrência da mudança.
  • C. A gerência de mudanças é o processo responsável por implementar qualquer mudança no ambiente de produção, seja em software ou em hardware, em um processo já existente, ou em papéis operacionais ou pessoas.
  • D. É função da gerência de incidentes correlacionar todos os incidentes que afetam o ambiente de TI, objetivando buscar as causas comuns, classificadas como problemas, que podem estar originando vários incidentes.
  • E. Os processos da entrega de serviços, no ITIL, são: gerência de capacidade, gerência de continuidade de serviços, gerência de disponibilidade e gerência de nível de serviço.

No que se refere às normas de qualidade e aos modelos de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

O ITIL (information technology infrastructure library) é um modelo de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação. Como o ITIL é uma marca registrada do Office of Government Commerce (OGC), as empresas devem requerer autorização para utilizarem o modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às normas de qualidade e aos modelos de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

A utilização do modelo ITIL pode proporcionar para uma organização vários benefícios, tais como diminuição dos custos operacionais, aumento da eficiência e maior satisfação do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o conjunto de melhores práticas do ITIL, julgue os itens a seguir. A aplicação de gerenciamento de níveis de serviço, por si só, garante a oferta de bons serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o conjunto de melhores práticas do ITIL, julgue os itens a seguir. A avaliação do acervo de recursos obtidos pelo gerenciamento de capacidade é suficiente para se medir o desempenho dos serviços que são oferecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...