Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos, requerem por parte da assessoria de comunicação um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos como press kit, releases e boletins. O envio do último deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), deve

  • A. ser feito somente nas semanas que antecedem o evento.
  • B. ocorrer somente ao final, mostrando um balanço do que aconteceu.
  • C. ser feito todos os dias em que for realizado o evento.
  • D. ser divulgado periodicamente, de acordo com a necessidade.
  • E. ser fornecido somente quando for solicitado pela imprensa.

Para dirigir a alguém, publicamente, por meio de jornais e outros veículos de comunicação impressa, uma determinada mensagem, faz-se uso da

  • A. portaria.
  • B. carta aberta.
  • C. notícia.
  • D. moção.
  • E. fala à nação.

Julgue os itens a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade. Um grande suporte que os publicitários têm à sua disposição são os bancos de imagens, nos quais são disponibilizados milhares ou mesmo milhões de imagens. No entanto, dado o limite de espaço virtual desses bancos, essas imagens não possuem a qualidade adequada para serem aplicadas em grandes formatos, como no caso de um outdoor.

  • C. Certo
  • E. Errado

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de

  • A. melhor expor o produto, destacando-o dos concorrentes, fazendo com que o consumidor realize a compra.
  • B. valorizar o preço do produto em comparação aos que são apresentados pela concorrência.
  • C. eliminar todos os outros produtos oferecidos pelas marcas da concorrência.
  • D. destacar a imagem do produto não visando, essencialmente, sua venda.
  • E. oferecer aos consumidores todas as marcas existentes de um determinado produto.

Em eventos sociais, é comum encontrar nos convites as iniciais R.S.V.P., do francês Répondez s'il vous plaît, que sinalizam para o destinatário a necessidade de

  • A. ser pontual.
  • B. indicar representante.
  • C. usar traje a rigor.
  • D. confirmar presença.
  • E. apresentar credenciais.

Julgue os itens a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade. Uma imagem pode ser utilizada, ao mesmo tempo, para chamar a atenção e estimular a compreensão do conteúdo que esteja sendo promovido na peça publicitária, além de colaborar para ampliar a identificação do consumidor com o produto e gerar credibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:

I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.

II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.

III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.

IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e IV.

Na veiculação de notícias com decisões judiciais na internet, no site de uma Defensoria Pública, é conveniente

  • A. publicar na íntegra as decisões da justiça cível, complementadas por comentários de notáveis juristas, preterindo qualquer destaque a conteúdo da justiça criminal.
  • B. publicar a íntegra da decisão judicial com os comentários de notáveis juristas nos pontos mais relevantes para o público não especializado.
  • C. postar uma versão concisa da decisão, comentada por notáveis juristas, orientando no final ao leitor como encontrar a íntegra no site da entidade que o publicou.
  • D. transformar os textos em vídeos com entrevistas de notáveis juristas para explicar o que há de mais importante para o público não especialista.
  • E. escrever uma matéria explicando o tema para o público não especializado e postar, no final do texto, a íntegra ou link para a decisão judicial.

Julgue os próximos itens, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação. Na hora de criar um anúncio para ser veiculado em uma revista, deve-se produzir uma peça que siga a identidade institucional da publicação, com o intuito de deixar a página da publicidade bem parecida com a do editorial, contribuindo, dessa forma, para maior credibilidade do produto junto ao leitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce por geração espontânea. É provável que muito dessa opinião chamada pública seja construída pelos veículos de comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao profissional responsável por essa seleção e a essa situação hipotética da-se o nome, respectivamente, de

  • A. gatekeeper e agenda setting.
  • B. gatekeeper e Consenso de Washington.
  • C. copydesk e Consenso de Washington.
  • D. copydesk e agenda setting.
  • E. gatekeeper e agenda Washington.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...