Questões de Comunicação Social

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Julgue os próximos itens, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação. O maior benefício do outdoor é o seu grande impacto sobre o consumidor, razão por que é a mídia exterior mais utilizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Margarida Kunsch em As interfaces das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no Brasil, (portal-rp.com.br), as Relações Públicas no Brasil são entendidas de duas formas:

I. Parte integrante da macroárea da comunicação organizacional, ao lado do jornalismo, da publicidade, da propaganda e da editoração, entre outras subáreas possíveis que devem interagir com vistas à construção do conceito institucional para a organização.

II. Vinculação das Relações Públicas à administração, atribuindo-lhes a peculiaridade do uso de técnicas de comunicação no desenvolvimento de sua missão.

A tendência que se configura atualmente é no sentido de as Relações Públicas serem

  • A. organizadoras de campanhas voltadas ao incremento direto de vendas.
  • B. compradoras de espaço para divulgação das qualidades positivas dos produtos e serviços de uma empresa.
  • C. elaboradoras das políticas internas de relacionamento entre colaboradores.
  • D. gerenciadoras da comunicação nas organizações.
  • E. tomadoras de decisão no que se refere ao core business da organização.

Julgue os próximos itens, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação. A mala direta é um ótimo meio de veiculação, visto que seu alcance, quando bem planejado e realizado, pode ser de grande impacto, embora seu custo por pessoa atingida possa ser considerado o mais alto de todas as mídias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os públicos de uma organização são definidos como internos, externos e mistos, com referências em áreas como a sociologia, psicologia social e até em ciências militares. Segundo Fabio França, autor de Públicos − Como identifica- los em nova visão estratégica − Business Relationship, na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva da organização e do seu negócio, os públicos podem ser definidos como

  • A. primários, formados pelos colaboradores, secundários, do qual fazem parte os clientes e fornecedores de itens essenciais à produção, e de apoio, formado pelos prestadores de serviços e parceiros não econômicos.
  • B. essenciais, dos quais a organização depende, e não essenciais, que não participam das atividades fim, e de redes de interferência, que podem exercer influências no desempenho da organização.
  • C. principais, que são os consumidores de produtos e serviços, secundários, que são a comunidade ao redor da organização, e de apoio, ou os colaboradores.
  • D. constantes, que são os clientes e fornecedores fidelizados, variáveis, que são os membros de instituições integrantes de projetos esporádicos, e circulantes, que são contatados sazonalmente.
  • E. nucleares, ou os clientes da organização, periféricos, que são os acionados em situações específicas, e semiperiféricos, que são os fornecedores e prestadores de serviços para a organização.

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue os itens seguintes. A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de comunicação institucional tem caráter essencialmente

  • A. interno.
  • B. externo.
  • C. local.
  • D. tático.
  • E. estratégico.

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue os itens seguintes. Os elementos de um anúncio devem ser dispostos no leiaute de forma que pareçam estar harmônicos, interdependentes, de forma a propiciar unidade e coerência à peça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade institucional.

I. A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto.

IV. A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e IV.

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue os itens seguintes. Antes de enviar a peça para a gráfica, é importante imprimir uma versão do leiaute para aprovação do anunciante. Essa “prova” é conhecida como rafe (do inglês rough).

  • C. Certo
  • E. Errado

O principal item que diferencia uma enquete de uma pesquisa quantitativa é

  • A. o intervalo de confiança.
  • B. a definição do problema.
  • C. a composição da amostragem.
  • D. o formato do questionário.
  • E. os objetivos do levantamento.
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