Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo uma problemática restrita e mais das conseqüências a longo prazo questão ampla e complexa da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.
A ênfase das tendências atuais nos efeitos a longo prazo da exposição das pessoas à mídia não significa o abandono da tese acerca do grande poder que os meios exerceriam sobre os indivíduos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Um projeto de identidade visual deve ter pequeno grau de flexibilidade em sua aplicação. Isso irá permitir que ele se mantenha atual por muito tempo e possa se adaptar apenas para o que foi previsto no projeto inicial.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
A teoria da informação pretendia desenvolver um processo de comunicação dialógico entre os vários atores da sociedade, tal como coloca o texto.
Com relação ao processo de comunicação humana, julgue os itens que se seguem.
A codificação de uma mensagem é a tradução dessa mensagem por parte do receptor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
A grande maioria dos jornais brasileiros ainda se utiliza do lide para várias das reportagens que publica. Os lides podem ser noticiosos e não-factuais, admitindo ainda outras variações, dependendo do tipo de matéria que está sendo produzida.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado embora desigual de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O advento de um mercado nacional de bens simbólicos no Brasil beneficiou enormemente setores da produção cultural, como as indústrias editorial e fonográfica.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Para implantação e manutenção do projeto gráfico de uma empresa ou instituição, deve ser utilizado o manual de identidade visual, onde deve constar apenas os elementos institucionais e as assinaturas visuais. A forma como aplicá-los fica a cargo da empresa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
As correntes teóricas conhecidas por agenda setting e espiral do silêncio trabalham com a perspectiva do poder dos mass media sobre os indivíduos.
Com relação ao processo de comunicação humana, julgue os itens que se seguem.
O elo final do processo de comunicação é a verificação da compreensão da mensagem.
Acerca dos critérios de seleção, redação e edição do jornalismo moderno, considerando inclusive as técnicas e os estilos de redação, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo admite as chamadas informações em off, ou seja, de fonte que se mantém anônima, sendo esse recurso usado, por exemplo, por assessorias de imprensa. No entanto, o off só pode ser publicado em coluna de informação de bastidor. Para entrar em texto de notícia, o off tem de ser checado em outras fontes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...