Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No jornalismo impresso, o lead é o primeiro parágrafo da notícia que contém as respostas para as indagações sobre o que, quem, onde, quando, como, por que e para que de um acontecimento, fazendo assim a narração da notícia. Quando na elaboração de seu texto, o redator privilegia os fatos de maior importância, seguidos daqueles de valor intermediário, finalizando com os que não alteram o entendimento da notícia, dá-se a esse procedimento o nome de
suíte.
pirâmide invertida.
briefing.
lead em flash.
sublead.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
Um congresso é caracterizado como um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, segundo o qual temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão são debatidos e votados.A gestão de marketing se ocupa, nas organizações, com o conjunto de atividades
da gestão do relacionamento das organizações com seus clientes.
de promoção e comunicação de oferta de bens e serviços em um dado mercado.
relacionadas à venda de produtos e serviços no mercado.
relacionadas aos processos de troca entre agentes no mercado.
que estimulam a realização de transações que visam aumentar a lucratividade das empresas.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.
Um dos efeitos negativos do uso de redes sociais na produção jornalística é a sedentarização do jornalista, que deixa de ir à rua e passa a fazer a cobertura a partir da redação.
Comumente, na abertura de um telejornal é utilizada uma imagem com um pequeno texto realizado pelo repórter, que visa despertar a curiosidade dos telespectadores. Esse recurso é chamado de
script.
hard news.
features.
teleprompter.
teaser.
Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o
local físico onde ocorrem as transações.
agrupamento de pessoas que podem e querem adquirir produtos.
agrupamento de vendedores que atendem aos diferentes clientes.
agrupamento de profissionais que elaboram os planos de atendimento ao cliente.
agrupamento de empresas que oferecem produtos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.
Ao utilizar o Twitter para divulgar uma notícia ou informação, o jornalista rompe com o esquema emissor-receptor, promovendo uma relação mais horizontal e democrática com a audiência.
O termo cineminha, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para
se referir à seção no caderno de cultura que trata do cinema infanto-juvenil.
a sequência de fotos dos filmes lançados na semana daquela edição.
designar a produção cinematográfica considerada como de segunda linha.
a sequência de fotos de um objeto ou personagem indicando movimento.
as páginas sucessivas de uma publicação que têm a diagramação repetida.
Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a
diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.
diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente.
percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.
conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição.
percepção de qualidade de uma determinada ofer-ta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O teórico da comunicação Umberto Eco, em Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva) aponta, como uma possível definição para o termo, que o Kitsch é o que surge consumido; o que chega às massas ou ao público médio porque está consumido; e que se consome (e portanto, se depaupera) porque
todos os consumidores possuem um lado de sua personalidade que contempla a estética do mau gosto.
o excesso de repetições na exibição dos chamados produtos culturais não é responsável por esse desgaste.
esse produto já faz parte do ideário da vanguarda, sendo diluído em suas sucessivas fruições estéticas.
o uso a que foi submetido por um grande número de consumidores lhe apressou e aprofundou o desgaste.
essa estética se aproveita do repertório refinado que os consumidores do kitsch desenvolveram na sua fruição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...