Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No jornalismo impresso, o lead é o primeiro parágrafo da notícia que contém as respostas para as indagações sobre o que, quem, onde, quando, como, por que e para que de um acontecimento, fazendo assim a narração da notícia. Quando na elaboração de seu texto, o redator privilegia os fatos de maior importância, seguidos daqueles de valor intermediário, finalizando com os que não alteram o entendimento da notícia, dá-se a esse procedimento o nome de

  • A.

    suíte.

  • B.

    pirâmide invertida.

  • C.

    briefing.

  • D.

    lead em flash.

  • E.

    sublead.

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.

Um congresso é caracterizado como um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, segundo o qual temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão são debatidos e votados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de marketing se ocupa, nas organizações, com o conjunto de atividades

  • A.

    da gestão do relacionamento das organizações com seus clientes.

  • B.

    de promoção e comunicação de oferta de bens e serviços em um dado mercado.

  • C.

    relacionadas à venda de produtos e serviços no mercado.

  • D.

    relacionadas aos processos de troca entre agentes no mercado.

  • E.

    que estimulam a realização de transações que visam aumentar a lucratividade das empresas.

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

Um dos efeitos negativos do uso de redes sociais na produção jornalística é a sedentarização do jornalista, que deixa de ir à rua e passa a fazer a cobertura a partir da redação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Comumente, na abertura de um telejornal é utilizada uma imagem com um pequeno texto realizado pelo repórter, que visa despertar a curiosidade dos telespectadores. Esse recurso é chamado de

  • A.

    script.

  • B.

    hard news.

  • C.

    features.

  • D.

    teleprompter.

  • E.

    teaser.

Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o

  • A.

    local físico onde ocorrem as transações.

  • B.

    agrupamento de pessoas que podem e querem adquirir produtos.

  • C.

    agrupamento de vendedores que atendem aos diferentes clientes.

  • D.

    agrupamento de profissionais que elaboram os planos de atendimento ao cliente.

  • E.

    agrupamento de empresas que oferecem produtos.

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

Ao utilizar o Twitter para divulgar uma notícia ou informação, o jornalista rompe com o esquema emissor-receptor, promovendo uma relação mais horizontal e democrática com a audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo “cineminha”, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para

  • A.

    se referir à seção no caderno de cultura que trata do cinema infanto-juvenil.

  • B.

    a sequência de fotos dos filmes lançados na semana daquela edição.

  • C.

    designar a produção cinematográfica considerada como de segunda linha.

  • D.

    a sequência de fotos de um objeto ou personagem indicando movimento.

  • E.

    as páginas sucessivas de uma publicação que têm a diagramação repetida.

Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a

  • A.

    diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.

  • B.

    diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente.

  • C.

    percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.

  • D.

    conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição.

  • E.

    percepção de qualidade de uma determinada ofer-ta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.

O teórico da comunicação Umberto Eco, em Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva) aponta, como uma possível definição para o termo, que o “Kitsch é o que surge consumido; o que chega às massas ou ao público médio porque está consumido; e que se consome (e portanto, se depaupera) porque

  • A.

    todos os consumidores possuem um lado de sua personalidade que contempla a estética do mau gosto”.

  • B.

    o excesso de repetições na exibição dos chamados produtos culturais não é responsável por esse desgaste”.

  • C.

    esse produto já faz parte do ideário da vanguarda, sendo diluído em suas sucessivas fruições estéticas”.

  • D.

    o uso a que foi submetido por um grande número de consumidores lhe apressou e aprofundou o desgaste”.

  • E.

    essa estética se aproveita do repertório refinado que os consumidores do kitsch desenvolveram na sua fruição”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...