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Um dos instrumentos utilizados em uma assessoria de comunicação é o mailing list, ou simplesmente mailing. Ele deve ser o mais completo e abrangente possível, contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Para a sua boa qualidade é necessário e fundamental que
seja comprado de empresas especializadas na elaboração de mailing list.
passe por uma constante atualização, pois é grande a rotatividade nas redações.
apresente a maioria dos contatos da agenda dos jornalistas que cuidam da conta.
se evite sua repetição de uma campanha para outra realizada pela assessoria.
tenha somente o nome dos editores responsáveis pelo fechamento do veículo.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical. Após a promulgação da Constituição, em 15 de outubro de 1988, o país pode se reconhecer como um estado pleno de direito, em que todos são iguais perante às leis.
Um dos maiores desafios da gestão de marketing é lidar com a satisfação dos clientes, buscando alcançar a fidelidade, isto é, a preferência por uma marca em particular ou por um mesmo canal, que resulta na repetição da compra. Está corretamente relacionada com as teorias sobre a fidelidade:
Clientes satisfeitos não mudam para outras ofertas melhores.
Promoções continuadas permitem reter clientes in satisfeitos.
Pequenos aumentos na satisfação podem levar a grandes aumentos na fidelidade.
Clientes altamente satisfeitos têm maior probabilidade de elogiarem e defenderem a empresa.
O grau de fidelidade a um produto é proporcional ao grau de satisfação do consumidor.
visando a vitória.
buscando o menor custo.
baseado na verdade.
em oposição ao adversário.
respeitando a assessoria.
Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:
o número de indicações de novos clientes por parte de clientes atuais.
o valor médio das compras do cliente
a taxa de compra de marcas próprias da empresa
a taxa de crescimento da base de clientes
o índice do crescimento do faturamento
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Muitas empresas ou instituições contratam uma assessoria de imprensa pensando que com isso terão exposição garantida na mídia. No entanto, o papel primordial de uma assessoria de imprensa é
negociar o espaço publicitário nos veículos de comunicação.
fazer o elo entre o assessorado e os veículos de comunicação.
agendar reuniões entre os jornalistas e os assessorados.
realizar media training visando o preparo do assessorado.
convocar entrevistas coletivas com o assessorado e a imprensa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do papel da comunicação e das suas subáreas na gestão de crises corporativas, julgue os próximos itens. A comunicação interna é crucial para a segurança e para a administração das informações em contextos de crises nas organizações, pois, nesse caso, tomar conhecimento de fatos negativos da organização via mídia afeta a autoestima e a motivação do público interno.
Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer
avaliar o desempenho da equipe de vendas na lucratividade dos negócios.
investigar se houve ilícitos no uso das verbas destinadas ao setor.
avaliar a adequação das atividades de marketing da organização em relação aos objetivos previamente estabelecidos.
avaliar se o composto de marketing está ajustado a sua missão e a seus valores declarados.
avaliar o grau de satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços disponibilizados no mercado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Leia a informação, abaixo, adaptada de uma postagem da assessoria de comunicação na página do Ministério das Cidades, no Facebook, em junho de 2013.
A agência que criou a campanha para o Ministério das Cidades, a Artplan, tenta atender ao pedido do cliente para mobilizar a sociedade, a fim de diminuir o número de acidentes nas estradas brasileiras. O filme busca transmitir a importância da prudência e do cuidado com a vida que todos devem ter antes de pegar a estrada, principalmente os motoristas profissionais que dirigem após o consumo de álcool e drogas. Todas as informações acima contextualizam o roteiro publicitário que uma campanha segue, desde sua solicitação pelo cliente até a veiculação das produções publicitárias nas diferentes mídias. Quanto ao caminho que uma campanha publicitária percorre (da solicitação do cliente à veiculação nas diferentes mídias), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O atendimento dialoga com o cliente para colher as informações que devem estar nas mensagens publicitárias. Na sequência, o planejamento publicitário recebe este material e compartilha com o setor de pesquisa para colher informações adicionais.
( ) No planejamento, inicia-se o plano da campanha e há diálogo com os setores de criação, mídia, produção e atendimento, o qual é o elo entre agência e cliente.
( ) Após discussões com a agência, o planejamento direciona o conteúdo da mensagem, definindo o posicionamento de campanha, que deve conter proposição básica, justificativa, imagem desejada, mas não o slogan, pois este será desenvolvido posteriormente, pela criação junto com a mídia.
( ) A criação poderá iniciar o desenvolvimento das peças sugeridas assim que o planejamento tiver concluído seu trabalho. O setor de mídia também poderá iniciar seu trabalho, criando o plano a partir da delimitação da criação quanto às peças e seus formatos. A produção dos materiais efetivamente acontece com os produtores de rádio, TV e o setor impresso, acompanhando, juntamente às produtoras específicas, a execução dos materiais.
( ) Redação e apresentação do plano de campanha ao cliente, com orçamentos de produção e veiculação, além das peças publicitárias desenvolvidas em layout.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
1Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional. De acordo com a pesquisadora Margarida Kunsch, a comunicação organizacional estuda a comunicação de um agrupamento de pessoas da organização, reunidos em torno de uma cultura organizacional e de objetivos estritamente pessoais.
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