Questões de Comunicação Social

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Considerando o texto, é correto afirmar que uma campanha publicitária como a descrita

  • A. deve apresentar as mesmas peças em todos os tipos de mídias, para criar uma identidade visual e ser mais bem memorizada pelo público-alvo. Porém não deve repetir o slogan, sendo criado um para cada material.
  • B. é composta por um conjunto de peças publicitárias, que podem ser lidas individualmente, pois são mensagens completas. Porém o uso de várias peças em diferentes mídias pode confundir o consumidor e não favorecer a memorização da marca.
  • C. é o resultado de vários conceitos criativos que são apresentados nos títulos das diversas peças que devem se adequar ao formato de cada mídia, com exceção da mídia digital, que somente reproduz as peças já veiculadas em outras mídias.
  • D. é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir determinado público-alvo e persuadi-lo à compra ou à aderência a uma ideia. As peças devem trazer o mesmo conceito criativo, além do slogan que é reproduzido em todo material, porém não devem ser idênticas, uma vez que são veiculadas em mídias que trazem características diferentes.
  • E. deve apresentar peças fragmentadas para melhor persuadir o receptor, o qual deve completar o sentido da mensagem.

O modelo do Ciclo de Vida do Produto é comumente utilizado nas análises da administração de marketing. Ele enfrenta, porém, diversas críticas em relação à sua adequação para interpretar a dinâmica do mercado e do seu uso como ferramenta estratégica.

NÃO pode ser considerada uma crítica a este modelo:

  • A.

    Nem sempre é possível identificar com clareza em que estágio o produto analisado se encontra no modelo.

  • B.

    Nem todos os produtos percorrem o Ciclo de Vida do Produto proposto pela teoria da mesma maneira.

  • C.

    Este modelo não é capaz de explicar os fenômenos da Moda, do Modismo e da Tendência.

  • D.

    Muitas vezes a análise equivocada pode implicar em decisões e ações estratégicas que são indicadas para uma etapa do Ciclo na qual, talvez, o produto não se encontre verdadeiramente.

  • E.

    Os profissionais de marketing não podem prever, com certeza, quando um estágio do Ciclo termina e outro começa.

O jornalista Thomaz Souto Corrêa, que tem larga experiência editando revistas, diz que as “pesquisas, por si só, não fazem uma revista” (SCALZO, Marília. Jornalismo em Revista. São Paulo: Contexto). Previamente deve-se ter claro que tipo de revista e a qual público ela está destinada. Assim sendo, do ponto de vista da construção de um veículo, as pesquisas primordialmente servem para

  • A.

    corrigir caminhos e verificar se o seu projeto editorial tem futuro com seu público leitor.

  • B.

    enriquecer a pauta, oferecendo uma ampla variedade de possibilidades aos seus leitores.

  • C.

    verificar as possibilidades comerciais junto aos leitores e assim elaborar uma nova estratégia de marketing.

  • D.

    despertar um clima de interesse sobre a nova revista junto ao público que ainda não a conhece.

  • E.

    organizar a estrutura redacional, ampliando ou não o número de repórteres que trabalham na redação.

No mundo atual, icônico e repleto de anúncios publicitários, irão se destacar aqueles nos quais a atenção, a compreensão, a memorização e a credibilidade forem valorizadas, tanto no texto linguístico, quanto na ilustração. Vale lembrar que a função da publicidade e propaganda é persuadir e influenciar o comportamento das pessoas, além de divulgar produtos, serviços e ideias. Para isso, utiliza recursos argumentativos no seu discurso, tanto na linguagem verbal quanto na não verbal. Em 2012, o cantor Leonardo foi o protagonista de duas campanhas publicitárias do Ministério das Cidades para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas durante o feriado de Corpus Christi e as festas de São João. Nesse caso, é correto afirmar que

  • A. essa campanha publicitária apresenta função comercial e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • B. essa campanha publicitária apresenta função social e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • C. essa campanha publicitária apresenta função social e não trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • D. essa campanha publicitária não tem função social, pois não trabalha com a comunicação de interesse público no seu discurso.
  • E. a comunicação de interesse público não é utilizada nos discursos publicitários. Logo, a campanha do Ministério das Cidades referenciada não apresenta esse tipo de comunicação.

Existem diversas ferramentas para análise do plano de portfólio de negócios de uma organização. Uma das mais populares é a Matriz BCG, proposta pelo Boston Consulting Group. Em relação a esta ferramenta de análise estratégica,

  • A.

    as duas dimensões que constituem as coordenadas de posicionamento das unidades analisadas na Matriz BCG são a atratividade do setor e a força comercial da organização no setor.

  • B.

    um dos aspectos de grande utilidade da Matriz é que ela prevê relações diretas entre participação de mercado e lucratividade.

  • C.

    de acordo com a Matriz, "Vacas Leiteiras" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) em mercados que apresentam crescimento rápido, nos quais a empresa tenha alta participação mas que, entretanto, tendem a atrair muita concorrência.

  • D.

    de acordo com a Matriz, "Estrelas" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) que apresentam crescimento lento, na qual a concorrência é menos intensa associada à liderança de mercado, mas que fornecem receitas contínuas e sustentáveis.

  • E.

    de acordo com a Matriz, "Pontos de Interrogação" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) da organização que ainda não apresentam resultados consistentes em termos de participação, mas que disputam mercados com alto potencial de crescimento.

As principais informações sobre um assessorado chegam às redações em um release, o que o torna um dos melhores instrumentos de trabalho de uma assessoria de comunicação. Um bom release deve

  • A.

    ser escrito usando critérios essencialmente jornalísticos, pois seu objetivo principal é servir de apoio à pauta.

  • B.

    lembrar ao jornalista que o assessorado, se for o caso, é anunciante do veículo e essa parceria não deve ser esquecida.

  • C.

    ser produzido levando-se em conta todos os critérios mercadológicos do marketing, pois deve “vender” o assessorado.

  • D.

    ter algo de publicidade em seu texto, pois não deixa de ser uma peça publicitária, mesmo que escrita por jornalistas.

  • E.

    apresentar-se como um relatório, elencando todas as qualidades do produto do assessorado que está sendo trabalhado.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Com base no cenário atual, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, lançou, neste ano, uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar os motociclistas e os motoristas sobre a urgente necessidade de redução dos acidentes de trânsito. A segurança sobre duas rodas é uma via de mão dupla, pois depende da consciência do motociclista e do respeito dos motoristas. Por isso, neste ano, deu-se continuidade ao conceito que guiou a bem-sucedida campanha do ano passado que teve como slogan “Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar”. O slogan, presente nas peças publicitárias, deve ter características como benefício-chave, diferenciação da marca, sentimentos positivos, e reproduz, no formato de texto, o(a) _______________ da campanha publicitária.

  • A. estratégia
  • B. target
  • C. posicionamento
  • D. atendimento
  • E. checklist

Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:

  • A.

    Grau de inovação tecnológica dos mercados; Intensidade competitiva; Influência dos canais de distribuição.

  • B.

    Custos de promoção da oferta no mercado; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores.

  • C.

    Pontos fortes; Pontos fracos; Oportunidades.

  • D.

    Taxa de crescimento do PIB; Taxa de Câmbio; Nível de desemprego.

  • E.

    Grau de rivalidade no segmento ou mercado; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos.

Em uma assessoria de comunicação a realização de clipping tem um papel importante, maior do que simplesmente coletar o que foi publicado sobre o assessorado. Atualmente, em situações de crise, o clipping é utilizado principalmente para

  • A.

    orientar o departamento publicitário na veiculação de novos comerciais.

  • B.

    saber se a divulgação da assessoria de comunicação atingiu certos veículos.

  • C.

    fazer com que o follow up da assessoria de comunicação seja eficiente.

  • D.

    facilitar a elaboração do press kit a ser utilizado nas próximas campanhas.

  • E.

    a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.

Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise

  • A.

    SWOT.

  • B.

    do posicionamento da oferta.

  • C.

    da segmentação do mercado.

  • D.

    das cadeias de valor.

  • E.

    do Brand Equity.

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