Questões de Comunicação Social

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O ROI é uma das medidas mais comumente utilizadas na avaliação de programas de marketing, e significa

  • A.

    Retorno sobre Investimento, ou o cálculo dos retornos obtidos pelo investimento realizado em ações de marketing.

  • B.

    Resultados Operacionais dos Impactos de marketing, isso é, a avaliação das modificações obtidas pela gestão das variáveis do composto do marketing.

  • C.

    Reativação de Operações Interrompidas, isso é, a capacidade de a empresa reativar clientes que deixaram de realizar compras mas que eram ativos no passado.

  • D.

    Results on Incomes, ou seja, Resultados de Receitas que expressam o desempenho de vendas da organização em relação às metas contábeis estabelecidas no trimestre.

  • E.

    Rewards On Impacts, ou seja, recompensas sobre impactos das atividades de gestão estratégica de marketing.

1Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional. O principal objetivo da comunicação mercadológica é criar reputação positiva com todos os públicos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Se os dados expressos em cada linha da coluna D forem divididos pela somatória das vendas de todas as Marcas (X, Y e Z), pode-se organizar um gráfico de setor (em formato “pizza”) com os percentuais de participação de cada grupo na marca Y.

  • B.

    Para analisar a série histórica das vendas da marca X, devem ser tomadas as linhas da coluna C, referentes às vendas da Marca e organizar estes dados em um histograma (gráfico de barras).

  • C.

    Com os dados fornecidos no enunciado não é possível calcular as populações específicas de cada grupo analisado.

  • D.

    As vendas totais do mercado consideradas na planilha, devem ser obtidas a partir do somatório das vendas das Marcas X, Y e Z para todos os grupos da população em questão.

  • E.

    Para calcular o market share da Marca Z, basta somar os dados das vendas totais das unidades e dividir esse total pelo somatório da marca Z em todos os grupos.

As três arenas do uso da informação constituem os processos de criação de significado, construção do conhecimento e tomada de decisões. Sobre os processos de informação numa organização do conhecimento, assinale V para as alternativas corretas, e F para as falsas.

( ) A organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado.

( ) Na fase da criação de significado, o principal processo é a interpretação de notícias e mensagens sobre o ambiente.

( ) Para a tomada de decisões, as organizações buscam e avaliam informações.

( ) A organização usa a informação para dar sentido apenas às mudanças do ambiente interno.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V,V,V,V
  • B. V,F,V,F
  • C. F,V,V,V
  • D. F,V,F,V
  • E. V,V,V,F

Acerca da interface entre relações públicas e recursos humanos, julgue o item a seguir. A prática do diálogo e da comunicação nas organizações se contrapõe a uma visão mais imediata da área de gestão de pessoas, baseada, sobretudo em competências e resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow

  • A.

    divide as motivações de consumo em 3 níveis: as motivações de associação (necessidade de se ajustar a grupos de referência); motivações de poder (quando o consumidor busca controlar o ambiente à sua volta); e motivações de singularidade (centradas na afirmação da identidade do consumidor).

  • B.

    propõe que fatores pessoais e culturais se combinam para criar um desejo, que é a manifestação no nível mais elevado da hierarquia da motivação humana.

  • C.

    estabelece que certos comportamentos são motivados por instintos inatos, que são comportamentos universais da espécie humana.

  • D.

    divide as necessidades humanas em "utilitárias", isto é, aquelas que enfatizam atributos tangíveis e objetivos das ofertas e em necessidades "hedônicas", que são subjetivas e próprias da experiência além dos aspectos funcionais das ofertas.

  • E.

    é a de que os seres humanos procuram primeiro satisfazer suas necessidades básicas antes de buscar satisfazer níveis mais elaborados de necessidades, como status, amizade ou autorrealização.

A tomada de decisão numa organização implica ao seu gestor o acesso rápido a informações claras e precisas. O fluxo de informações que permeia a organização deve ser encarado como estratégia competitiva. Analisando a figura acima, constatamos que o gestor

  • A. analisa todos os dados que compõe o fluxo de informações.
  • B. consegue recuperar apenas uma pequena parte da informação relevante.
  • C. obtém todas as informações necessárias para a tomada de decisões.
  • D. mapeia a complexidade do fluxo de informação não relevante.
  • E. obtém mais do que pede.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos instrumentos de comunicação interna. Newsletters são boletins informativos necessariamente impressos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Envolvimento com a oferta é um conceito central para analisar o comportamento do consumidor. Na aplicação deste conceito,

  • A.

    o envolvimento é baseado em aspectos racionais da decisão de compra, pois o comprador ativa critérios cognitivos para avaliação de compras que considera complexas.

  • B.

    clientes que devotam interesse por uma oferta, apenas em uma ocasião específica podem ser clas sificados como envolvidos situacionais.

  • C.

    clientes envolvidos profundamente têm intenso foco nos atributos originais da oferta, por isso é difícil atraí-los como experimentadores de novas versões relacionadas à oferta principal.

  • D.

    clientes envolvidos são mais sensíveis a variações do preço do produto, pois possuem maior referência histórica dos preços praticados.

  • E.

    clientes com baixo envolvimento geralmente são mais sensíveis a argumentos técnicos.

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

O conceito de indústria cultural é pertinente para o entendimento das várias teorias da comunicação, entre elas, inclusive, a teoria da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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