Questões de Comunicação Social

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A empresa XYZ está analisando mudanças na embalagem do seu principal produto. Decidiu-se realizar uma série de discussões em grupo (Focus Group). No total foram 4 grupos com 12 participantes cada, em um total de 48 pessoas. A afirmação que se mostra adequada para a situação e objetivos deste tipo de pesquisa é:

  • A.

    A grande maioria dos entrevistados aprovou as mudanças. Isso indica que a empresa deva realizar estudos empíricos, com amostras mais robustas, antes da tomada de decisão.

  • B.

    Ao final do trabalho foi apresentado um relatório que resumia, de forma quantitativa, porcentagens e tabelas com os resultados obtidos na discussão.

  • C.

    As reuniões da discussão foram realizadas em locais especialmente equipados, em sala de espelho unidirecional, com microfones por toda a sala, apenas com profissionais contratados para a pesquisa, já que não é recomendável que os profissionais da empresa assistam à discussão.

  • D.

    As discussões dos grupos de foco foram conduzidas por um moderador, que manteve-se a maior parte do tempo calado, como forma de não interferir na discussão e também para preservar a espontaneidade dos participantes.

  • E.

    Cada grupo foi composto por participantes com heterogeneidade das características demográficas e socioeconômicas, bem como de grau de experiência e envolvimento com o produto, já que o propósito foi buscar o máximo possível de opiniões diferentes sobre o tema.

Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens subsequentes.

Com base nos estudos de newsmaking, é possível afirmar que a noticiabilidade está ligada às estruturas rotineiras de produção jornalística e à cultura profissional dos jornalistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à segmentação e ao posicionamento de mercado, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o critério substancial, o diferencial da marca não pode ser facilmente copiável pelos concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos tipos de escala comumente utilizadas na elaboração de questionários para estudos do tipo survey (levantamento em campo), é correto afirmar que uma questão

  • A.

    que pede ao entrevistado para organizar marcas de produtos pela ordem de preferência se vale da escala por intervalo.

  • B.

    que solicita aos respondentes expressarem seu grau de concordância ou discordância com frases ou afirmações, em respostas que vão de "Discordo Totalmente" a "Concordo Totalmente", se vale da escala de Diferencial Semântico.

  • C.

    envolvendo uma escala nominal é aquela na qual são atribuídos números a respostas não numéricas. A análise das respostas será realizada pela distribuição da frequência (porcentagens), médias e desvio padrão.

  • D.

    que oferece ao respondente uma escala de classificação, na qual os pontos extremos são adjetivos que representam opostos (como "desagradável" e "agradável", por exemplo) se vale da escala de Likert.

  • E.

    sobre determinado aspecto que envolva um ponto de zero absoluto (idade, por exemplo) se vale de uma escala de proporção.

Acerca do conjunto de técnicas e procedimentos específicos para a atividade de redação jornalística, julgue os próximos itens.

A técnica descritiva é a base de maior parte do conteúdo de um jornal e tem como característica ser factual e gerar impacto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens subsequentes.

O agendamento pressupõe que os meios de comunicação influenciam o receptor em curto prazo, à semelhança da teoria hipodérmica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à segmentação e ao posicionamento de mercado, julgue os itens que se seguem.

A demografia configura-se como a base tradicional de segmentação de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma pesquisa do tipo quantitativa, quando se consideram critérios e decisões de amostragem,

  • A.

    para que uma amostragem seja considerada aleatória simples, cada elemento deve ter uma probabilidade de seleção conhecida e idêntica, de acordo com os grupos previamente definidos para a estratificação da população.

  • B.

    censo é um tipo de amostra que envolve a contagem completa de cada elemento de uma população.

  • C.

    a amostragem por cotas é um tipo de amostragem probabilística na qual o pesquisador usa dois estágios no processo de definição da amostra, inicialmente definindo a proporção de uma determinada característica da população e então sorteando os elementos a serem pesquisados.

  • D.

    uma amostra não-probabilística é aquela que depende do julgamento pessoal do pesquisador, em vez do acaso, na escolha dos elementos da amostra.

  • E.

    em um estudo com amostragem probabilística, considera- se uma unidade amostral como o indivíduo capaz de responder ao questionário apresentado.

Acerca do conjunto de técnicas e procedimentos específicos para a atividade de redação jornalística, julgue os próximos itens.

O texto jornalístico baseia-se, essencialmente, na descrição, nas citações, na análise e na opinião. O enunciado jornalístico pode ser descritivo, analítico ou opinativo, sendo esta última categoria função do editor chefe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens subsequentes.

Por meio do agendamento entende-se como a agenda de temas da mídia tende a influenciar a agenda social, impondo o que os indivíduos vão pensar a longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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