Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“É uma mistura fluida de experiência condensada, valores, e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações”(DAVENPORT, PRUSAK, 1998). Esse enunciado corresponde ao conceito de

  • A. informação.
  • B. gestão da informação.
  • C. criação de significado.
  • D. conhecimento.
  • E. gestão da qualidade.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos instrumentos de comunicação interna. O memorando é uma comunicação interna dirigida a várias pessoas e órgãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com parceria da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Ministério do Turismo lançou uma campanha publicitária para valorizar as características regionais brasileiras e trazer vibração para os megaeventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Frases saudando os turistas com expressões locais remetem à cultura de cada cidade, além da palavra Welcome (bem-vindo, em inglês). É correto afirmar que, nesse caso, há uma ação

  • A. do setor de administração.
  • B. de assessoria de imprensa.
  • C. de marketing cultural.
  • D. de relacionamento interno.
  • E. de crowdsourcing.

A classificação da população pelo critério socioeconômico é amplamente utilizada na definição de estratégias de marketing. Sobre aspectos relacionados a esta classificação, é correto afirmar que

  • A.

    mobilidade social é a passagem de indivíduos, quan do ascendem de uma classe social para outra.

  • B.

    número de banheiros, número de empregados domésticos e número de aparelhos de rádio no domicílio são alguns dos itens medidos para operacionalizar a classificação socioeconômica dos res pondentes, de acordo com o Critério Brasil.

  • C.

    os critérios de classes sociais comumente utilizados contemplam a classe social subjetiva, ou seja, a classe com que o consumidor se identifica.

  • D.

    o critério de classe social equivale à classificação por faixas de renda, já que é a renda que permite o acesso a uma determinada classe social.

  • E.

    de acordo com o Critério Brasil, assumido pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas), a classificação socioeconômica de um indivíduo é determinada por critérios de renda pessoal, itens de posse e nível educacional do chefe da família.

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

O conceito de indústria cultural foi desenvolvido no âmbito da teoria crítica, proposta pela escola de Chicago, e constituiu-se em uma forma de denominar as empresas de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de referência compreende uma sequência lógica composta por oito etapas decisórias. São elas:

  • A. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • B. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • C. problema, necessidade de informação, a questão inicial, a questão negociada, a estratégia de busca, o processo de busca, a resposta e a solução.
  • D. entrevista, identificação do usuário, problema, questão negociada, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, resposta.
  • E. problema, necessidade de informação, identificação do usuário, questão negociada, estratégia de busca, consulta, resposta, solução.

Julgue os itens a seguir, referentes à pesquisa de mercado.

Escalas atitudinais são usadas em coleta de dados primários via observação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à comunicação digital. A comunicação digital de uma organização deve estar necessariamente relacionada ao plano estratégico de comunicação global da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ambiente de marketing é tudo que está ao redor das atividades de uma empresa. De acordo com a informação, há uma preocupação com todo ambiente no qual o Brasil estará envolvido, na Copa de 2014. O ambiente é vulnerável a diversos acontecimentos e situações que colocam a empresa em um cenário de mudanças constantes. O conflito com esse ambiente de marketing dotado de mudanças, ameaças e oportunidades serve para as organizações observarem o mercado de forma mais profunda, planejar estratégias e programar ações que aumentem a vantagem competitiva de seus produtos e serviços, como visto no caso acima. O ambiente de marketing está dividido em dois tipos, os quais devem ser pensados pela gestão da organização. Assinale a alternativa que os apresenta.

  • A. Microambiente e Marketing Social.
  • B. Macroambiente e Gestão de Pessoas.
  • C. Microambiente e Macroambiente.
  • D. Microambiente e Sustentabilidade.
  • E. Sustentabilidade e Comunicação.

Sobre o modelo do Ciclo de Vida da Família, pelo qual os profissionais de marketing buscam identificar padrões e relações nos hábitos e necessidades de famílias, como grupos de consumidores, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O último estágio é o dos "sobreviventes", no qual há aumento de gastos com saúde e também aumentam necessidades relacionadas com a carência de amor e afeto dos filhos.

  • B.

    Há uma tendência crescente de que crianças e adolescentes passem a ter maior poder de decisão e influência no consumo domiciliar.

  • C.

    Há um grande aumento no número de unidades domésticas com pais e mães solteiros, o que não é previsto no modelo.

  • D.

    No estágio do "ninho vazio", os jovens casais ainda não têm filhos e estão preocupados em formar patrimônio.

  • E.

    O modelo é limitado porque considera a "média" ou o "típico" e não considera variações comuns dentro de cada um de seus estágios.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...