Questões de Comunicação Social

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Vendas pessoais são muito importantes para as empresas, especialmente naquelas em que a natureza do produto ou serviço comercializado envolve a necessidade de esclarecimentos, negociação e o suporte a clientes e compradores. Vantagem típica da força de vendas como canal de comunicação do composto de marketing:

  • A.

    Ausência de conflitos, pois há grande integração entre objetivos de marketing e de vendas no atendimento e na satisfação de desejos e necessidades dos clientes.

  • B.

    Aumento do controle da mensagem, já que os vendedores atuam de forma homogênea e sincronizada, comunicando as mensagens de marketing previamente definidas.

  • C.

    Aumento da confiança do comprador, já que a interação pessoal eleva os níveis de credibilidade nos argumentos oferecidos.

  • D.

    Amplo alcance, pois a força de vendas sempre se comunica com potenciais compradores sem desperdício da cobertura no esforço.

  • E.

    Permite interagir com o cliente e ajustar a mensagem de acordo com a dinâmica do processo.

A respeito da classificação do conteúdo jornalístico a partir dos gêneros textuais, julgue os itens seguintes.

A depender do contexto, a entrevista poderá ser classificada como uma técnica de apuração ou um gênero textual.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco.

Esta frase está errada porque o que importa

  • A.

    é o faturamento das operações, não o número de clientes.

  • B.

    é atender o maior número de clientes, desde que de forma a compensar o investimento realizado.

  • C.

    é fazer de tudo para que clientes atuais fiquem satisfeitos.

  • D.

    é o cliente atual entender claramente o posicionamento da oferta.

  • E.

    são os objetivos claros de suas receitas, ano a ano, o que depende do ambiente de negócios.

Considerando o modelo de notícia acima e os critérios de seleção da notícia jornalística, julgue os itens subsequentes.

Na redação da matéria em tela, o repórter fez uso de uma fonte independente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros. Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da

  • A.

    descaracterização dos veículos e do abandono da objetividade

  • B.

    equiparação entre notícia, entretenimento e consumo

  • C.

    exacerbação da função social do jornalismo

  • D.

    personalização das notícias oferecidas segundo perfis individuais

  • E.

    virtualização das fontes de informação e dos públicos

Brand Equity e Branding são dois termos em inglês com ampla circulação nas atividades da gestão em marketing que significam, respectivamente,

  • A.

    o modelo de finanças que avalia o retorno do investimento em uma marca/atividades que dotam produtos e serviços com o poder de uma marca.

  • B.

    o retorno associado a investimentos em marca/atividade da gestão de marketing relacionada à escolha de nomes e signos gráficos para representar uma marca.

  • C.

    o patrimônio de valor estabelecido pela associação de uma oferta a uma marca específica/atividades de gestão que envolvem a criação de valor para uma marca.

  • D.

    a área de finanças que avalia o patrimônio das marcas pelo ponto de vista contábil/atividades de gestão relacionadas com o design de signos gráficos que representam as ofertas.

  • E.

    o retorno obtido pelo fluxo de caixa gerado por determinadas marcas do portfólio da organização/atividades de reconhecimento das significações da marca por parte dos públicos-alvo das organizações.

A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo. Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem

  • A.

    cronológica, com o desenrolar dos fatos que levaram ao acontecimento descrito no lide.

  • B.

    expositiva, com o último parágrafo obrigatoriamente retomando e concluindo a ideia introduzida no lide.

  • C.

    indutiva, com os fatos apresentados de forma a persuadir o leitor sobre o que foi exposto no lide.

  • D.

    lógica, com os fatos apresentados segundo uma ordenação por relevância e interesse.

  • E.

    objetiva, com a apresentação dos fatos ordenada segundo critérios de isenção e neutralidade.

A empresa de produtos alimentícios na qual Julião trabalha pretende lançar um novo sabor de determinado produto no mercado. Entretanto, a empresa prevê dificuldades em estimular as vendas no lançamento, já que há uma preferência consolidada pelo sabor original do produto. Entre as diversas técnicas promocionais disponíveis, NÃO recomenda-se

  • A.

    ações de marketing direto, para aumentar a venda do novo sabor por meio de contatos diretos com os consumidores.

  • B.

    investimentos em propaganda na mídia de massa, para aumentar a consciência da existência do novo sabor.

  • C.

    promoção de vendas, com a distribuição de amostras grátis em pontos de venda, como forma de estimular a experimentação.

  • D.

    esforços nas redes sociais, como forma de aumentar os comentários espontâneos sobre o lançamento.

  • E.

    atividades de relações públicas com canais de distribuição, para conquistar uma atitude positiva por parte dos intermediários na colocação do produto.

Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.

Uma notícia produzida dessa forma

  • A.

    agrega elementos de diferentes mídias, os quais se associam e se completam para compor uma apresentação única.

  • B.

    constitui um produto que pode ser consumido através de diferentes mídias, sem perda de qualidade ou de informação.

  • C.

    reproduz, em um único produto final, os elementos em comum encontrados nas matérias produzidas originalmente para diversos meios.

  • D.

    requer a participação de profissionais de diferentes áreas, para que o produto final esteja de acordo com cada uma delas.

  • E.

    reúne versões da mesma notícia, produzidas para mídias diferentes, que podem assim ser comparadas e avaliadas pelo público.

Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é

  • A.

    a intimidade: a gestão dos contatos com os clientes permite maior confiança e intimidade, alcançadas pela maior flexibilidade nos diálogos e scripts de atendimento e interação, ajustados a cada pessoa.

  • B.

    a receptividade: a interação pessoa a pessoa permite o tratamento pessoal e a formulação de mensagens exclusivas na comunicação com o cliente, o que aumenta a aceitação deste tipo de contato.

  • C.

    o custo: o telemarketing pode substituir a disponibilização de vendedores e atendentes em locações físicas, o que gera economia de recursos.

  • D.

    a inovação: há cada vez mais formatos diferenciados para o atendimento do público e também nos esforços de abordagem e qualificação de potenciais clientes.

  • E.

    a frequência: pelo seu custo reduzido e pela facilidade de contato com o consumidor, o telemarketing ativo oferece maior eficiência na repetição da mensagem junto aos públicos-alvo.

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