Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado.

Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da área

  • A.

    cultural

  • B.

    econômica

  • C.

    esportiva

  • D.

    investigativa

  • E.

    internacional

O varejo é uma área de intensa evolução nos últimos anos. É uma tendência relevante para o futuro do setor,

  • A.

    o aumento das ofertas de marcas próprias, produtos vendidos exclusivamente por organizações varejistas que detêm o controle da marca.

  • B.

    o acesso às tecnologias de gestão de estoques e aplicadas aos meios de pagamento mais restrito a grandes redes com recursos disponíveis e necessários para este investimento.

  • C.

    das grandes redes varejistas, o foco mais concentrado na abordagem massificada, isto é, lojas com sortimento amplo para atendimento de variados perfis de consumidores.

  • D.

    a diminuição da consolidação, com maior pulverização do faturamento entre diversos concorrentes de diversos portes no mercado.

  • E.

    maiores restrições à entrada de novos competidores devido a requisitos crescentes de investimentos em estruturas físicas, como lojas, caixas, estacionamentos e estoques, para disputar o mercado.

Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um. Tal prática consiste em

  • A.

    abreviar nomes de instituições.

  • B.

    começar com um nariz de cera.

  • C.

    identificar os entrevistados.

  • D.

    inventar as declarações.

  • E.

    redigir em forma de escalada.

Acerca de noções de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, julgue os itens a seguir.

Mix de comunicação é o conjunto de ferramentas de marketing, os chamados 4Ps ― produto, preço, praça e promoção―, que a organização utiliza para atingir seus objetivos de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

A predominância de configurações visuais completas observadas na psicologia e na dinâmica da percepção inspiraram uma escola de pensamento alemão que considera, entre seus fundamentos, as relações entre figura e fundo. Essa escola chama-se

  • A. Humanismo.
  • B. Behaviorismo.
  • C. Psicanálise.
  • D. Gestalt.
  • E. Cognição.

É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:

  • A.

    agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.

  • B.

    buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.

  • C.

    manter transparência na relação com a imprensa.

  • D.

    pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.

  • E.

    providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.

Acerca de noções de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, julgue os itens a seguir.

Cabe ao profissional de marketing entender as necessidades, desejos e demandas do mercado-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.

Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

  • A.

    período observado é insuficiente para análise.

  • B.

    dado apresentado ainda não constitui uma informação.

  • C.

    funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.

  • D.

    valor de 10% é baixo para o período de três meses.

  • E.

    profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação é denominada diagramação, julgue os itens que se seguem.

O texto com alinhamento centralizado é considerado estático, convencional e conservador, e seu uso é mais efetivo em parágrafos pequenos, como em convites, títulos de páginas, certificados e diplomas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de plano de negócios e marketing de serviços, julgue os itens que se seguem.

Marketing interativo se refere à habilidade dos funcionários em servir ao cliente da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...