Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque. Dessa forma,

  • A.

    a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.

  • B.

    a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.

  • C.

    a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.

  • D.

    as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.

  • E.

    o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.

Em relação à gestão da comunicação nas organizações, julgue os itens a seguir.

A propaganda institucional empregada na área de relações públicas possibilita às empresas manifestar seus interesses diante de determinados públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.

Tais pesquisas buscam

  • A.

    analisar a efetividade da comunicação mercadológica com públicos estratégicos, tais como imprensa e sindicatos.

  • B.

    avaliar o nível de relacionamento e satisfação do público interno com a organização.

  • C.

    mensurar o brand awareness de sua linha de produtos.

  • D.

    pesquisar as melhores práticas e os processos de empresas similares, concorrentes ou não.

  • E.

    verificar as oportunidades e as ameaças para a organização, presentes no macroambiente.

Em relação à gestão da comunicação nas organizações, julgue os itens a seguir.

O fato de as relações públicas fornecerem informações mais amplas, mediante textos, meios de divulgação ou entrevistas, propicia maior credibilidade junto ao consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria trabalha em uma empresa líder do segmento de cosméticos e está planejando os novos conteúdos que serão disponibilizados na intranet da empresa.

Entre os conteúdos que Maria NÃO pode usar, incluem-se os(as)

  • A.

    dados sobre histórico dos clientes e as reclamações mais frequentes.

  • B.

    hotsites para que consumidores tirem suas dúvidas sobre os produtos.

  • C.

    manuais de procedimentos internos.

  • D.

    informações sobre convênios médicos e farmacêuticos.

  • E.

    listas de telefones, ramais e endereços eletrônicos de parceiros comerciais.

Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.

Tal ideia corresponde à teoria clássica do

  • A.

    Socialismo

  • B.

    Comunismo

  • C.

    Liberalismo

  • D.

    Totalitarismo

  • E.

    Nacionalismo

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Um congresso é um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, ou seja, os delegados debatem temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão e depois votam participando efetivamente das decisões tomadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As redes sociais são fundamentais no processo de transferência de informações e redesenham o papel social da comunicação. Com relação às redes sociais, julgue os itens seguintes.

De acordo com o perfil desejado do profissional em comunicação, o papel a ser desempenhado pelo assessor de imprensa pressupõe que esse profissional tenha o entendimento acerca da administração de conflitos, sejam quais forem. Porém, o profissional não necessita entender os diversos públicos das redes de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    governamentais

  • B.

    ambientais

  • C.

    estéticas

  • D.

    antropológicas

  • E.

    religiosas

Julgue os itens seguintes, referentes a produtos desenvolvidos em uma assessoria de comunicação.

O relatório pode ser uma ferramenta importante de gestão da imagem organizacional; um exemplo disso são os relatórios de sustentabilidade publicados por empresas de diferentes setores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...