Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.

As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

  • A.

    a cultura da sociedade e a cultura dos “membros da tribo” em que as notícias estão inseridas.

  • B.

    a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.

  • C.

    a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.

  • D.

    as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.

  • E.

    o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.

A respeito da relação entre comunicação e democracia e das esferas pública e privada, julgue os itens a seguir.

O estabelecimento da democracia prescinde do acesso igualitário aos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e diferencia produtos e serviços, bem como certifica a conformidade desses produtos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, a percepção da marca pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços. A respeito desse tema, especialmente quanto às classificações da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), julgue os próximos itens.

A marca figurativa é representada por um sinal constituído pela forma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a produtos desenvolvidos em uma assessoria de comunicação.

Um comunicado é um texto de caráter publicitário e tem como objetivo convencer os jornalistas sobre o posicionamento da organização, de forma a promover uma cobertura mais favorável à organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.

Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)

  • A.

    contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.

  • B.

    ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.

  • C.

    linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.

  • D.

    complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.

  • E.

    fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.

A respeito da relação entre comunicação e democracia e das esferas pública e privada, julgue os itens a seguir.

A separação entre as esferas pública e privada constitui uma característica do desenvolvimento da sociedade atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e diferencia produtos e serviços, bem como certifica a conformidade desses produtos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, a percepção da marca pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços. A respeito desse tema, especialmente quanto às classificações da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), julgue os próximos itens.

A marca coletiva identifica produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a produtos desenvolvidos em uma assessoria de comunicação.

O boletim informativo, ou newsletter, é utilizado exclusivamente na comunicação interna de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.

Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)

  • A.

    folder e a mala-direta

  • B.

    informe publicitário e o outdoor

  • C.

    release e o folder

  • D.

    outdoor e o display

  • E.

    mala-direta e o informe publicitário

É correto afirmar que o termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por

  • A. Mauro Wolf.
  • B. Pierre Bourdieu.
  • C. Horkheimer e Adorno.
  • D. Marshall.
  • E. Gabriel Cohn.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...