Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.
As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:a cultura da sociedade e a cultura dos membros da tribo em que as notícias estão inseridas.
a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.
a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.
as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.
o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da relação entre comunicação e democracia e das esferas pública e privada, julgue os itens a seguir.
O estabelecimento da democracia prescinde do acesso igualitário aos meios de comunicação.
Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e diferencia produtos e serviços, bem como certifica a conformidade desses produtos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, a percepção da marca pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços. A respeito desse tema, especialmente quanto às classificações da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), julgue os próximos itens.
A marca figurativa é representada por um sinal constituído pela forma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, referentes a produtos desenvolvidos em uma assessoria de comunicação.
Um comunicado é um texto de caráter publicitário e tem como objetivo convencer os jornalistas sobre o posicionamento da organização, de forma a promover uma cobertura mais favorável à organização.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.
Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.
ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.
linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.
complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.
fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da relação entre comunicação e democracia e das esferas pública e privada, julgue os itens a seguir.
A separação entre as esferas pública e privada constitui uma característica do desenvolvimento da sociedade atual.
Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e diferencia produtos e serviços, bem como certifica a conformidade desses produtos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, a percepção da marca pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços. A respeito desse tema, especialmente quanto às classificações da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), julgue os próximos itens.
A marca coletiva identifica produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, referentes a produtos desenvolvidos em uma assessoria de comunicação.
O boletim informativo, ou newsletter, é utilizado exclusivamente na comunicação interna de uma organização.
Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.
Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)folder e a mala-direta
informe publicitário e o outdoor
release e o folder
outdoor e o display
mala-direta e o informe publicitário
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
É correto afirmar que o termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...