Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e diferencia produtos e serviços, bem como certifica a conformidade desses produtos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, a percepção da marca pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços. A respeito desse tema, especialmente quanto às classificações da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), julgue os próximos itens.

Quanto às formas de apresentação, a marca pode ser classificada como nominativa, mista, figurativa e de certificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O bom funcionamento de um aeroporto raramente é divulgado nos noticiários. Por outro lado, um acidente aéreo ou o atraso nos voos colocam o mesmo aeroporto em evidência nas páginas dos jornais. Esse tipo de ocorrência NÃO significa que

  • A.

    a assessoria de imprensa cumpra ineficientemente o papel que lhe cabe.

  • B.

    o potencial para uma pauta virar notícia esteja no ineditismo do fato.

  • C.

    o valor-notícia primário do fato seja a orientação da assessoria de imprensa.

  • D.

    os critérios da notícia sejam considerados pelos editores.

  • E.

    os fatos que rompam com a ordem natural do cotidiano virem notícia.

Algumas suposições nunca se configuraram como reais. Por exemplo, havia a suposição de que a televisão iria eliminar o rádio ou mesmo o cinema, mas hoje se fala que a tendência é o três em um (computador, televisão e internet). Aparentemente, um caminho sem volta que representa dias contados para os jornais impressos, porém eles ainda perduram. Com base nessa análise, é correto afirmar que

  • A. os jornais impressos já são coisa do passado.
  • B. não há mercado para os jornais impressos.
  • C. um meio não elimina o outro.
  • D. os meios de comunicação são dinâmicos e um incorpora o outro, pondo fim à trajetória do veículo anterior.
  • E. cada veículo possui sua época.

Uma empresa que oferece serviços de limpeza terceirizados para escritórios está avaliando sua demanda para o próximo ano. NÃO representa uma variável importante para este cálculo:

  • A.

    Custo dos materiais de limpeza.

  • B.

    Preço médio da hora de serviço.

  • C.

    PIB − Produto Interno Bruto.

  • D.

    Índice de construção de novos prédios comerciais.

  • E.

    Valor do salário mínimo.

Acerca das estratégias de relacionamento com o consumidor, julgue os itens que se seguem.

Em termos de comunicação organizacional, a observância dos aspectos legais presentes no código do consumidor se sobrepõe às perspectivas focadas no relacionamento com o consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.

Algumas marcas obtêm um nível de diferenciação tão evidente que se transformam em metonímia de uma classe de produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo da produção colaborativa de notícias, propiciada pelo aspecto de interatividade oferecido pela internet, por sua natureza, adapta-se melhor a notícias

  • A.

    esportivas e nacionais

  • B.

    financeiras e culturais

  • C.

    regionais e científicas

  • D.

    locais e comunitárias

  • E.

    internacionais e econômicas

As notícias concorrem entre si. O processo de produção da notícia começa na pauta, quando o jornalista define que assunto será motivo de cobertura. Em muitos casos, a pauta define até o enfoque para a cobertura. Assim, o trabalho de edição vai além de uma mera escolha de imagens ou de palavras. Com base nessa análise, de que forma o jornalista deve trabalhar o próprio texto para oferecer um retrato real da notícia?

  • A. O jornalista deve apurar os fatos na própria redação e sair com a matéria pronta.
  • B. Mesmo com as orientações recebidas, o jornalista deve buscar entender exatamente os fatos para evitar distorções e notícia vazia.
  • C. Hoje, a apuração pode ser feita pela internet, uma vez que as fontes estão com mensagens e pensamentos publicados nas redes sociais e nos sites. Dessa forma, não há mais necessidade de se perder tempo com apurações mais detalhadas.
  • D. O jornalista deve receber as orientações e cumprir conforme o roteiro recebido da pauta.
  • E. O jornalista deve apurar e deixar que o editor decida sobre a forma que irá trabalhar a notícia, sem se preocupar com a sua própria apuração.

Os fluxos de comunicação exercem grande influência sobre a eficácia do processo. São eles que constituem os caminhos, os desvios e os degraus por que atravessa a comunicação. Sobre este tema, não é correto afirmar:

  • A. No fluxo descendente, de cima para baixo, as comunicações gerenciais são formais e frequentemente em excesso, ocasionando entupimento de canais.
  • B. Os planos de sugestões, os boletins de resultados de tarefas e os círculos de controle de qualidade constituem algumas formas que respondem pelo fluxo ascendente.
  • C. As comunicações descendentes entre a cúpula – diretores e superintendentes – e os níveis gerenciais intermediários são menos eficazes do que as comunicações entre os gerentes e as chefias subordinadas.
  • D. Um dos problemas do fluxo lateral está relacionado ao acobertamento de informações que têm a ver com a competitividade e emulação entre os níveis gerenciais.
  • E. O fluxo diagonal é comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais.

Julgue o item abaixo, relativo a tendências de mercado.

Nos últimos anos, o número de consumidores brasileiros com acesso à Internet e às tecnologias móveis tem diminuído.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...