Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma importante indústria farmacêutica é acusada de fabricar um lote de anticoncepcionais com problemas. No lugar de alguns comprimidos do princípio ativo, foram encontradas cápsulas de placebo. Diante das denúncias comprovadas, que foram veiculadas pela mídia, a assessoria de imprensa tem como obrigação

  • A.

    evitar a exposição pública dos dirigentes e de qualquer possível porta-voz da empresa.

  • B.

    ignorar qualquer aproximação da imprensa até que o tema desapareça dos veículos de comunicação.

  • C.

    negar veementemente as acusações, ocultando qualquer rastro sobre a falha ocorrida.

  • D.

    processar o veículo de comunicação que deu origem à crise, exigindo indenização.

  • E.

    promover uma ampla divulgação das medidas corretivas tomadas e do apoio dado às vítimas do erro.

É correto afirmar que os processos comunicacionais possuem uma relação íntima com

  • A. a vida nos planetas.
  • B. o crescimento do bebê.
  • C. a prática de mais riquezas.
  • D. os desenvolvimentos sociais.
  • E. novas conquistas individualistas.

Um site carioca de dicas infantis recebe rotineiramente, via e-mail, divulgação sobre peças de sex shop. O fato revela uma prática condenada pelos modernos manuais de assessoria de imprensa.

Essa prática denomina-se

  • A.

    abuso na aplicação do follow-up

  • B.

    exploração de vazios editoriais

  • C.

    difusão de releases sem critério

  • D.

    supervalorização do newspeg

  • E.

    priorização dos veículos especializados

Entre os veículos de comunicação, o que possui como principal característica – de utilidade pública – a prestação de serviço à coletividade é o(a)

  • A. cinema.
  • B. rádio.
  • C. televisão.
  • D. jornal.
  • E. internet.

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

As notas oficiais expressam o posicionamento oficial das organizações, são veiculadas mediante pagamento e devem ser redigidas em formato jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma agência de publicidade é dividida em departamentos que se complementam na busca do desenvolvimento perfeito da comunicação de seus clientes, seguindo uma ordem lógica própria de procedimentos.

Em uma campanha de desempenho perfeito, com todas as partes acertando suas funções de imediato, duas áreas que atuam tanto antes quanto depois do trabalho da criação são:

  • A.

    atendimento e mídia

  • B.

    mídia e prospecção

  • C.

    planejamento e atendimento

  • D.

    planejamento e mídia

  • E.

    produção gráfica e planejamento

Considerando que a interatividade na comunicação é fundamental no atual momento, assinale a alternativa correta.

  • A. A interatividade na comunicação deve ser fluida e independente dos outros veículos.
  • B. A interatividade na comunicação só acontece se a mensagem for adequada para o veículo, com uma linguagem específica desse veículo, cujos elementos possam sinalizar a integração entre seus diversos formatos.
  • C. Uma integração de veículos propicia uma linguagem única, com a mensagem central focada no assunto que se deseja divulgar.
  • D. A interatividade na comunicação é o sucesso de uma mensagem.
  • E. A interatividade está associada necessariamente à integração com todos os veículos de comunicação disponíveis.

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessores e assessorados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a evolução constante da tecnologia, os jogos de computador, sejam eles simples ou complexos, passaram a ocupar um espaço considerável da internet. Do ponto de vista da atuação publicitária on-line, essa migração significou, entre outras coisas, uma

  • A.

    dificuldade de comunicação com a faixa etária acima dos 14 anos

  • B.

    dificuldade na filtragem natural de faixas etárias do público-alvo

  • C.

    facilidade de comunicação com a faixa etária abaixo dos 14 anos

  • D.

    possibilidade de maior controle sobre o conteúdo exibido

  • E.

    seletividade menor de público nos jogos presentes em redes sociais

Tendo em vista que a mídia possui uma responsabilidade social que compromete a elaboração do conteúdo, assinale a alternativa correta quanto à afirmação que contraria a responsabilidade social.

  • A. A veiculação de conteúdo sobre tabaco, bebida e remédios deve vir acompanhada de advertência.
  • B. O pensamento é livre, observando o disposto na Constituição Federal.
  • C. Os eventos de diversão precisam de regulação do poder público.
  • D. Os programas não precisam de classificação de horário para ser veiculados na mídia.
  • E. A programação na mídia deve buscar conteúdo educativo, informativo e cultural.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...