Questões de Comunicação Social

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Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

Clipping e releases estão entre os produtos e serviços comumente utilizados no trabalho de assessoria de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na elaboração de uma campanha motivacional interna, serão confeccionados cartazes e banners animados para a intranet. Seria possível utilizar o mesmo programa para elaborar todos os layouts, porém o resultado final poderia ficar comprometido.

Nessa situação, os programas indicados para executar cada tipo de material, respectivamente, serão

  • A.

    Autocad e Ilustrator

  • B.

    Dreamweaver e Autocad

  • C.

    Flash e InDesign

  • D.

    Ilustrator e Flash

  • E.

    Photoshop e Publisher

David Manning White foi um dos teóricos mais citados em artigos sobre teorias da notícia. Ele explica que a produção da notícia é feita a partir de uma série de escolhas, “onde um fluxo de notícias tem que passar por diversos portões”. Assim, o jornalista precisa escolher uma notícia em detrimento de outras, definir e fazer seleções. Essa teoria foi muito influente nas décadas de 50 e 60 do século passado. A informação apresentada refere-se à teoria intitulada

  • A. Valor notícia.
  • B. Informação e seleção.
  • C. Quadrante.
  • D. Investigação e apuração.
  • E. Gatekeeper.

Em relação às características da publicidade em veículos impressos, o anúncio com estrutura completa deve contar com

  • A. título, imagem e assinatura
  • B. composto de título, texto, imagem e assinatura.
  • C. logotipo e slogan.
  • D. título e texto.
  • E. logotipo, slogan e imagem.

A Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011 dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal. Nesse documento, a área de Publicidade conta com classificações específicas. A ação de comunicação que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida é denominada de publicidade

  • A. aberta.
  • B. de utilidade pública.
  • C. institucional.
  • D. mercadológica.
  • E. legal.

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

As entrevistas coletivas são indicadas para comunicar assuntos relevantes que mobilizem a atenção do público e tenham impacto na vida de pessoas ou organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todo projeto paginado — livros, revistas ou newsletters —, impresso em gráfica, deve ter o seu número de páginas múltiplo de 4. O motivo é que o processo de impressão do arquivo organiza as páginas em folhas impressas e dobradas para formar uma seção do projeto.

Essa seção é chamada de

  • A.

    caderno

  • B.

    prelo

  • C.

    encarte

  • D.

    fólio

  • E.

    charneira

Na reportagem de fatos (fact-story), o relato é feito de forma objetiva. Os fatos são narrados um atrás do outro, em ordem de importância, como se fosse um crescente. O lide vem em primeiro lugar e, depois, o jornalista trata dos assuntos de forma pontual. Esse modelo é conhecido como

  • A. pirâmide invertida.
  • B. analítico.
  • C. investigativo.
  • D. factual.
  • E. casual.

O brand equity é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou consumidores dela. Sobre o conceito de brand equity, podemos afirmar:

  • A. Com relação à lealdade à marca, é mais barato conquistar novos consumidores do que manter os existentes, já que estes se tornam cada vez mais exigentes.
  • B. Ser uma marca conhecida não é tão importante para que ela seja considerada uma alternativa de compra, pois os consumidores hoje têm a característica de pesquisar e experimentar novos produtos.
  • C. Uma marca terá associada a ela uma percepção de qualidade baseada no conhecimento de suas especificações e não em sua qualidade geral.
  • D. Outra categoria representa ativos da marca, tais como patentes, marcas registradas e o relacionamento com os canais de distribuição.
  • E. A percepção de qualidade é importante para a marca, mas não significa sua extensão, pois ser bem conceituada em um segmento não significa sê-lo em outro.

Segundo os conceitos e práticas estabelecidos na Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011, a ação de comunicação realizada mediante o emprego de recursos de não mídia, com o fim de incentivar públicos de interesse a conhecer produtos, serviços, marcas, conceitos ou políticas públicas denomina-se

  • A. promoção.
  • B. comunicação digital.
  • C. patrocínio.
  • D. comunicação pública.
  • E. assessoria de imprensa.
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