Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Durante o processo de execução de uma pesquisa, deve-se considerar os aspectos do ambiente, a disposição e o engajamento do respondente ao questionário, porém a imagem da organização a qual o pesquisador é afiliado e seus conhecimentos socioculturais podem ser irrelevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

Cabe ao assessor orientar o assessorado acerca da validade de uma entrevista coletiva e avaliar os riscos de realizá-la.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa vai participar de uma feira internacional para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Para isso, o profissional de criação desenvolveu uma série de materiais gráficos.

Ao enviar os arquivos para a impressão, ele tomou alguns cuidados, tais como os de

  • A.

    converter as imagens para 200 dpi e ampliar a lineatura do arquivo.

  • B.

    enviar todas as fontes e converter as imagens para CMYK.

  • C.

    indicar as referências pantone e aumentar a gramatura do papel.

  • D.

    marcar todas as correções de texto e converter as imagens para RGB.

  • E.

    transformar todas as fontes em curvas e as imagens em 72 dpi.

Assinale a alternativa que indica como funciona o esquema narrativo cronológico.

  • A. A redação da notícia acontece de acordo com a ordem dos acontecimentos.
  • B. É igual à pirâmide invertida.
  • C. O texto é trabalhado sem a preocupação com o fato mais importante.
  • D. Toda a história é contada de trás para frente.
  • E. Há certa dose de “nariz de cera” e lead.

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração de um questionário de pesquisa qualitativa é preciso levar em consideração os objetivos da pesquisa, a relação conceito/item e a relação público-alvo/ amostra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede.

Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens de 97 a 99.

O coletivo Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), que cobriu as manifestações por todo o país de forma colaborativa, transmitindo em tempo real via streaming, é um exemplo de “pós-TV”, pois se baseia em uma ambiência digital que subverte o modelo de produção televisiva tradicional e o papel da audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.

I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.

II – As promoções de vendas são instrumentos efi cazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.

III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.

IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, apenas

  • B.

    I e III, apenas

  • C.

    II e IV, apenas

  • D.

    II, III e IV, apenas

  • E.

    I, II, III e IV

Considerando que as notícias são construções, narrativas, estórias, assinale a alternativa correta.

  • A. As estórias são uma realidade construída, possuidora de sua própria validade interna.
  • B. Os relatos noticiosos são como a literatura.
  • C. As notícias colocam um mundo à nossa frente, de forma fantasiosa.
  • D. Não há fundamento nessa afirmação, quando o assunto é jornalismo.
  • E. As notícias são uma seleção sem critérios que geram um fato.

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede.

Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens de 97 a 99.

Por meio de uma rede de comunicação digital social, solidária e colaborativa, a atuação do coletivo Mídia NINJA pautou a mídia corporativa e os telejornais durante a transmissão das manifestações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.

Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é a

  • A.

    concorrente mais próxima da marca líder

  • B.

    líder em seu segmento de atuação

  • C.

    instituição preferida dos funcionários públicos

  • D.

    marca mais adequada para investimentos em previdência

  • E.

    marca mais antiga e experiente do mercado

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...