Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando a imagem não está de qualidade ou sofreu algum problema técnico, mas a notícia precisa ser veiculada, a estratégia de divulgação utilizada pelo editor é a

  • A. escalada.
  • B. lapada.
  • C. notícia ao vivo, com imagens do que foi registrado ao fundo.
  • D. nota coberta.
  • E. nota seca ou pelada.

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede.

Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens de 97 a 99.

É característico das mobilizações em rede que elas amplifiquem bandeiras e interesses já consolidados por grupos, organizações e instituições políticas e comerciais estabelecidos, revelando-se como corrente de transmissão de padrões de decisão de elites corporativas, políticas e econômicas.

  • E. Errado
  • C. Certo

No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:

  • A.

    “O esforço e a iniciativa na busca por resultados nem sempre são valorizados.”

  • B.

    “As pessoas devem limitar-se a fazer aquilo que as normas e a rotina exigem.”

  • C.

    “Os setores são importantes para delimitar as divisões entre chefes e subordinados.”

  • D.

    “Os subordinados delegam para cima, levando ao chefe os problemas existentes.”

  • E.

    “Todos os problemas são problemas de todos, independente da área em que se atua.”

Com relação à web como meio de comunicação, assinale a alternativa que apresenta a melhor forma de se evitar erros no ambiente web

  • A. Apurar a notícia com base no que foi publicado nos outros veículos.
  • B. Ligar para todas as fontes antes de publicar a informação ou ir até local e apurar pessoalmente.
  • C. Se a notícia não for publicada logo, a web perde em agilidade.
  • D. Publicar a notícia e depois fazer as correções online ao longo do dia, com base nas reclamações e nos comentários do internauta.
  • E. Trocar informações com os profissionais que já apuraram e publicar conforme os outros veículos.

Uma das ações de uma campanha de endomarketing consistiu em distribuir prêmios para os primeiros colocados em um concurso de fotografia. Nesse caso, o público-alvo dessa campanha era o

  • A.

    cliente interno

  • B.

    formador de opinião

  • C.

    consumidor

  • D.

    fornecedor

  • E.

    revendedor

Um fenômeno cada vez mais comum refere-se ao fato de uma notícia, que poderia ganhar destaque modesto, ganhar repercussão nacional e, de repente, o assunto deixar de ser comentado, sendo esquecido pela mídia. Esse fenômeno acontece principalmente porque

  • A. a notícia deixa de gerar interesse.
  • B. o fato não tem mais repercussão nacional que gere cobertura.
  • C. a troca de notícia acontece quando o público reclama.
  • D. os meios de comunicação também possuem um departamento comercial e precisam gerar interesse, por meio do valor-notícia, para ganhar audiência.
  • E. o assunto deixa de merecer destaque porque vira notícia velha, requentada e sem interesse para dar continuidade a swite.

A equipe de comunicação interna de uma empresa está na fase de criação do perfil editorial da nova publicação da empresa. Essa fase inclui a

  • A.

    análise do perfil do público-alvo e da necessidade de segmentação.

  • B.

    definição da tipologia das fontes, das cores e do papel para impressão.

  • C.

    definição das editorias e dos assuntos que serão tratados na publicação.

  • D.

    organização do comitê de redação para decidir a periodicidade da publicação e os pontos de distribuição.

  • E.

    preparação e a revisão textual das reportagens e entrevistas.

Considerando que, no processo de produção, a investigação é uma das etapas mais importantes, de que forma o jornalista deve lidar com a respectiva fonte para garantir o sigilo?

  • A. A fonte tem que necessariamente ser divulgada.
  • B. A fonte não deve compor a matéria, só se houver aspas ou sonoras.
  • C. O sigilo da fonte deve ser respeitado, mediante um pacto silencioso e de credibilidade na profissão.
  • D. O jornalista não deve ter fontes cativas, pois isso vicia a informação.
  • E. Todas as fontes são confiáveis.

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social. Marketing social é o investimento a fundo perdido destinado a projetos sociais de benemerência que resultem, ao mesmo tempo, em maior lucratividade e dividendos promocionais para a imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

O endomarketing, por estar voltado para o quadro de recursos humanos internos, no qual tecnicamente não há clientes, deve ser uma área cuja comunicação deve ficar a cargo estritamente do profissional de relações públicas, que cuida da comunicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...