Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma montadora de veículos precisa de uma solução de baixo custo e de rápida atualização para reforçar sua comunicação com os operários durante os turnos de trabalho.

O veículo jornalístico de comunicação interna mais indicado nessa situação é a(o)

  • A.

    revista

  • B.

    intranet

  • C.

    jornal

  • D.

    mural

  • E.

    informativo digital

Assinale a alternativa correta a respeito da produção de matérias cuja fonte de informação é a interação com o público das redes sociais.

  • A. As redes sociais são um perigo na construção e na produção de notícias, pois há muita falácia publicada nas redes, além de denúncias sem apuração. Por isso, as redes não podem jam ais ser uma fonte de informação fidedigna.
  • B. Nas redes sociais, há grandes fontes de informação que precisam ser levadas em conta em toda produção jornalística.
  • C. As redes sociais podem representar uma mudança de hábito, mas jamais uma forma de informação. Os meios de comunicação não podem ter as redes como veículos sérios, pois são meros balões de ensaio.
  • D. Nas redes sociais, é preciso verificar se o que está sendo dito procede, pois, como as redes são muito dinâmicas, muitas informações podem não ter procedência, nem ser verídicas.
  • E. As redes sociais não possuem credibilidade, mas vivem gerando informações que podem repercutir nas mídias tradicionais, o que vem levando os jornalistas a saírem dessas redes.

Um dos fatores de sucesso da comunicação interna é o correto alinhamento da estratégia de comunicação com a realidade do ambiente empresarial. A decisão quanto aos tipos de veículos adequados a esse fim é um dos requisitos para esse sucesso.

Assim, no escopo do público interno,

  • A.

    o tipo de publicação empresarial é decidido anualmente pela alta direção da organização, em seu planejamento estratégico.

  • B.

    os veículos jornalísticos são mais eficazes do que a comunicação direta dos chefes com suas equipes.

  • C.

    a fase inicial de implantação de uma política de comunicação é um período crítico, pois depende das pautas enviadas pelas assessorias de veículos da grande imprensa.

  • D.

    um veículo tecnológico, como um informativo digital ou TV corporativa, ajusta-se a todos os tipos de públicos de uma organização.

  • E.

    uma estratégia de comunicação equilibrada combina diversos programas para atingir o público interno em diferentes situações.

Com relação à imagem e ao texto no telejornalismo, assinale a alternativa correta.

  • A. A imagem no telejornalismo precisa “casar” com o texto.
  • B. No telejornalismo, a imagem é sempre mais importante que o texto, pois ela vale muito mais que as palavras.
  • C. Texto e imagem, na televisão, são a mesma coisa.
  • D. Mesmo que a imagem seja importante, a essência do jornalismo é o texto, por isso essa é uma questão relativa, mesmo em se tratando de televisão.
  • E. No telejornalismo, o mais importante é uma boa edição que sempre valorize a imagem em detrimento do texto.

Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

As atividades de jornalismo e de assessoria de imprensa, por não se aterem diretamente a assuntos relacionados com a imagem corporativa da organização, não integram o composto de comunicação institucional, exclusividade da área de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, no jornalismo, é cada vez mais comum a interação da produção da notícia com a ajuda do público, assinale a alternativa que indica como acontece essa interação.

  • A. Na geração de informações que são ditas de maneira informal.
  • B. Na conversa por telefone, com indicação de fontes que podem servir na produção de uma matéria de denúncia, mas sem qualquer apuração a fim de se evitar problemas para a fonte.
  • C. Na geração de imagens capturadas pelo público que está no local, mas que não quer se identificar e não tem autorização de envio.
  • D. Na sugestão de pauta pelos correios, com o endereço e as informações credenciais da fonte.
  • E. Com o envio de vídeo, sugestão de pauta, sugestão de personagem ou indicação de como está o trânsito.

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Após o processo de redemocratização do Brasil, os governos civis, de forma geral, utilizaram a comunicação como ferramenta de publicidade ou como estratégia de marketing, visando à busca de resultados imediatos favoráveis às ações governamentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

Marketing é um processo que envolve criação, oferta, livre negociação e entrega de valor ao cliente, sendo este valor para o cliente a diferença por ele percebida entre os benefícios obtidos e os custos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trabalho da assessoria de imprensa, entre uma série de etapas a serem respeitadas, é necessário conhecer as técnicas específicas para se vender uma pauta. Nesse âmbito, o release ainda é o principal instrumento de conquista de espaço nessa relação, havendo uma tipologia específica que trata dos tipos de releases de que o assessor pode fazer uso. Acerca desse assunto, é correto afirmar que boletim de pauta que se define como

  • A. conjunto de pautas.
  • B. convocação.
  • C. texto de nota.
  • D. vídeo-release.
  • E. áudio-release.

Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

A responsabilidade socioambiental de uma organização e o seu compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável passaram a fazer parte não somente das estratégias de gestão de imagem corporativa, mas da própria estrutura de negócios e serviços da organização, constituindo importante diferencial competitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...