Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    é um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e os recursos para atingir os resultados esperados.

  • B.

    é irrelevante para a determinação do público-alvo.

  • C.

    não deve ser elaborado na primeira fase do atendimento ao contratante do serviço publicitário.

  • D.

    é o conjunto de instrumentos metodológicos, sempre em aperfeiçoamento, aplicados a discursos muito diversificados, visando a sua interpretação.

  • E.

    é um tipo de sondagem de opinião que permite, pela permanência da amostra, analisar a evolução da opinião, por meio de consultas regulares.

Quando uma empresa ou órgão público constitui um departamento de comunicação dedicado a atender formal e oficialmente à imprensa, além de analisar como será a sua política de fornecimento de informações e divulgação, este setor da organização é, para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especialização e profissionalização. No caso de uma alta autoridade da mesma organização, a qual não se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informações verdadeiras da organização em seu nome (ou seja, não está em off), não em nome da instituição que integra, esta autoridade se trata de uma fonte

  • A.

    de referência.

  • B.

    aliada.

  • C.

    institucional.

  • D.

    informal.

  • E.

    apócrifa.

Qual dos termos abaixo diz respeito ao profissional jornalista que dentro da empresa atua como editor?

  • A.

    Newsmaking

  • B.

    Media training

  • C.

    Gatekeeper

  • D.

    Stakeholder

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

  • A.

    protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois − assim como um advogado − está sendo pago para isso.

  • B.

    orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.

  • C.

    ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.

  • D.

    orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.

  • E.

    deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.

Dados os itens seguintes sobre os tipos de comunicação,

I. A comunicação consumatória decorre da necessidade de expressar um estado emocional do indivíduo.

II. A comunicação acidental ocorre quando um indivíduo fornece informações a outro sem intenção de fazê-lo.

III. A comunicação intensiva ocorre em situações de crise.

IV. A comunicação instrumental busca produzir uma resposta do receptor.

V. A comunicação multiplicativa busca induzir o indivíduo a produzir feedback.

verifica-se que estão corretos

  • A.

    II e V, apenas.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    III e V, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

São formatos de publicidade online (Internet):

  • A.

    COM, CPC, CTR.

  • B.

    Busdoor, outdoor.

  • C.

    Link, âncora.

  • D.

    Google, Facebook, LinkedIn.

  • E.

    Banner, Skycrapers, FloatingAds.

A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,

  • A.

    pode-se escolher qualquer horário, pois as redações nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia.

  • B.

    deve-se chamar os grandes veículos de comunicação, principalmente tevês, pois com eles se atingirá um público maior.

  • C.

    deverá constar no release de convocação o local, a data e o horário, além de dados sobre o entrevistado e o assunto.

  • D.

    deverá ser a maior preocupação o local no qual será realizada a entrevista, pois os repórteres sabem muito bem o que perguntar.

  • E.

    deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado não se sinta pressionado pela imprensa presente.

Como é chamado o resumo completo de dados úteis à execução de um projeto de comunicação, que oferecerá a vantagem de propiciar uma fundamentação para todo o trabalho?

  • A.

    release.

  • B.

    briefing.

  • C.

    press-kit.

  • D.

    brainstorm.

A respeito do conceito de Marketing, é correto afirmar:

  • A.

    O ponto de partida para o estudo do marketing está nas necessidades e nos desejos humanos.

  • B.

    Não depende da existência de mercados.

  • C.

    Só se realiza quando existe necessidade de ampliação do mercado.

  • D.

    Tem a finalidade de satisfazer as necessidades de lucro do empresário.

  • E.

    Tem motivação essencialmente econômica.

Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os

  • A.

    trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.

  • B.

    assessorados que serão entrevistados por repórteres.

  • C.

    funcionários da empresa com relação ao cerimonial.

  • D.

    dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.

  • E.

    repórteres dando informações importantes sobre o assessorado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...