Questões de Comunicação Social

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Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Conforme o Código de Ética da Fenaj, é responsabilidade apenas da empresa jornalística informar à sociedade quando uma matéria tiver caráter publicitário ou decorrer de patrocínio ou promoções.

  • B.

    Numa situação de crise, a assessoria de comunicação deve antecipar-se às demandas da imprensa, fornecendo informações que possam esclarecer os fatos.

  • C.

    Porta-voz é a pessoa autorizada a falar por um governante, um alto funcionário ou dirigente de alguma instituição.

  • D.

    Serifa é o acabamento verificado nas extremidades das hastes das letras.

  • E.

    Segundo Pierce, signo é tudo aquilo que substitui alguma outra coisa, representando-a para alguém.

A linguagem publicitária deve ter as seguintes características:

  • A.

    objetividade, prolixidade, adequação ao público-alvo, correção e originalidade.

  • B.

    subjetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.

  • C.

    objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.

  • D.

    correção, padronização, concisão e adequação ao público-alvo.

  • E.

    objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, improviso e originalidade.

A história do jornalismo brasileiro pode ser dividida em quatro grandes períodos distintos. São eles:

  • A.

    Jornalismo literário durante o Primeiro e Segundo Reinados; nacionalista, na República Velha; denuncista, na reabertura democrática; e profissionalização, a partir do final dos anos 90.

  • B.

    Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação

  • C.

    Atividade panfletária, durante o Primeiro Reinado e período das Regências; atividade literária e mundana, durante o Segundo Reinado; de formação empresarial, na República Velha; e a fase mais recente, caracterizada pelo uso intensivo da comunicação no controle social.

  • D.

    Artesanal, durante o Primeiro Reinado; tipográfico, no período do Segundo Reinado e Regências; industrial, a partir da República Velha; e digital, a partir dos anos 90.

  • E.

    Atividade panfletária, no Primeiro Reinado; atividade literária, no Segundo Reinado e Regências; estatal e nacionalista, durante os governos de Getúlio Vargas; e democrático, a partir da reabertura política no final dos anos 80.

Avalie as afirmativas sobre a técnica da pirâmide invertida assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) É a técnica mais comum de construção das notícias.

( ) A base da pirâmide é composta pelo lead.

( ) Inicia com o lead e o restante das informações aparece em ordem decrescente de importância.

( ) O topo da pirâmide abrange as informações mais importantes.

( ) Responde à seis perguntas: quem, o que, quando, onde, como e porque.

Assinale a sequência correta de cima para baixo:

  • A.

    V, V, V, F, V.

  • B.

    F, V, V, F, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    V, V, V, V, V.

Referente às variáveis da segmentação, analise:

I. Instituições que se utilizam da segmentação demográfica por renda têm como seu principal objetivo atingir pessoas da classe social A.

II. A segmentação comportamental utiliza-se de variáveis como status de fidelidade, ocasiões e benefícios do produto.

III. Também fazem parte da segmentação demográfica o estilo de vida, a personalidade e a classe social.

IV. Segmentação geográfica implica dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, como por exemplo, países, estados, cidades e bairros.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I a IV são, respectivamente:

  • A.

    V - F - F - V.

  • B.

    V - V - V - F.

  • C.

    F - V - V - V.

  • D.

    F - V - F - V.

  • E.

    F - F - V - V.

Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada “prestação de serviço”, fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.

I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor.

II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal.

III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser “camisas de força”.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem

  • A.

    da correção ortográfica dos textos enviados para a imprensa.

  • B.

    dos dados a serem passados para a imprensa no press release.

  • C.

    das matérias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado.

  • D.

    do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas.

  • E.

    da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicação.

Conforme Fraser Bond, podemos classificar a entrevista jornalística em cinco tipos:

  • A.

    noticiosa, de opinião, com personalidade, de grupo e coletiva.

  • B.

    de opinião, coletiva, narrativa, com personalidade e dissertativa.

  • C.

    focada, narrativa, dissertativa, de opinião e noticiosa.

  • D.

    com personalidade, persuasiva, noticiosa, de grupo e coletiva.

  • E.

    coletiva, narrativa, com personalidade, focada e noticiosa.

Sobre as origens da assessoria de imprensa no mundo e no Brasil, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A assessoria de imprensa surgiu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, e foi trazida ao Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.

  • B.

    A atividade foi criada na Alemanha, dizimada pela Segunda Guerra Mundial. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.

  • C.

    A assessoria de imprensa surgiu nos Estados Unidos durante a Crise de 1929. Um de seus principais nomes foi Ivy Lee, um jornalista que passou a atender o empresário Jon Rockfeller.

    No Brasil, desenvolveu-se durante o governo de Getúlio Vargas.
  • D.

    A atividade foi criada nos Estados Unidos, em 1906, pelo jornalista Ivy Lee, para atender John Rockfeller. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.

  • E.

    A atividade foi criada na Inglaterra, durante a crise de 1929. Nos Estados Unidos, um dos nomes mais importantes foi Ivy Lee, que levou a assessoria de imprensa para a área das Relações Públicas. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.

São requisitos para uma segmentação de mercado eficiente:

  • A.

    Marketing indiferenciado, Marketing diferenciado e Marketing de massa.

  • B.

    Ser mensurável, ser acessível, ser acionável, ser diferenciável, ser substancial.

  • C.

    Crescimento do segmento, segmentação demográfica e segmentação geográfica.

  • D.

    Marketing concentrado, Marketing de massa, mensurabilidade e acessibilidade.

  • E.

    Marketing de massa, mensurabilidade, Marketing indiferenciado.

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