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Assinale a afirmação falsa.
Conforme o Código de Ética da Fenaj, é responsabilidade apenas da empresa jornalística informar à sociedade quando uma matéria tiver caráter publicitário ou decorrer de patrocínio ou promoções.
Numa situação de crise, a assessoria de comunicação deve antecipar-se às demandas da imprensa, fornecendo informações que possam esclarecer os fatos.
Porta-voz é a pessoa autorizada a falar por um governante, um alto funcionário ou dirigente de alguma instituição.
Serifa é o acabamento verificado nas extremidades das hastes das letras.
Segundo Pierce, signo é tudo aquilo que substitui alguma outra coisa, representando-a para alguém.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A linguagem publicitária deve ter as seguintes características:
objetividade, prolixidade, adequação ao público-alvo, correção e originalidade.
subjetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.
objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.
correção, padronização, concisão e adequação ao público-alvo.
objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, improviso e originalidade.
Comunicação Social - História da Imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A história do jornalismo brasileiro pode ser dividida em quatro grandes períodos distintos. São eles:
Jornalismo literário durante o Primeiro e Segundo Reinados; nacionalista, na República Velha; denuncista, na reabertura democrática; e profissionalização, a partir do final dos anos 90.
Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação
Atividade panfletária, durante o Primeiro Reinado e período das Regências; atividade literária e mundana, durante o Segundo Reinado; de formação empresarial, na República Velha; e a fase mais recente, caracterizada pelo uso intensivo da comunicação no controle social.
Artesanal, durante o Primeiro Reinado; tipográfico, no período do Segundo Reinado e Regências; industrial, a partir da República Velha; e digital, a partir dos anos 90.
Atividade panfletária, no Primeiro Reinado; atividade literária, no Segundo Reinado e Regências; estatal e nacionalista, durante os governos de Getúlio Vargas; e democrático, a partir da reabertura política no final dos anos 80.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Avalie as afirmativas sobre a técnica da pirâmide invertida assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) É a técnica mais comum de construção das notícias.
( ) A base da pirâmide é composta pelo lead.
( ) Inicia com o lead e o restante das informações aparece em ordem decrescente de importância.
( ) O topo da pirâmide abrange as informações mais importantes.
( ) Responde à seis perguntas: quem, o que, quando, onde, como e porque.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
V, V, V, F, V.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
Referente às variáveis da segmentação, analise:
I. Instituições que se utilizam da segmentação demográfica por renda têm como seu principal objetivo atingir pessoas da classe social A.
II. A segmentação comportamental utiliza-se de variáveis como status de fidelidade, ocasiões e benefícios do produto.
III. Também fazem parte da segmentação demográfica o estilo de vida, a personalidade e a classe social.
IV. Segmentação geográfica implica dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, como por exemplo, países, estados, cidades e bairros.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I a IV são, respectivamente:
V - F - F - V.
V - V - V - F.
F - V - V - V.
F - V - F - V.
F - F - V - V.
Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada prestação de serviço, fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.
I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor. II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal. III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser camisas de força. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem
da correção ortográfica dos textos enviados para a imprensa.
dos dados a serem passados para a imprensa no press release.
das matérias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado.
do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas.
da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicação.
Conforme Fraser Bond, podemos classificar a entrevista jornalística em cinco tipos:
noticiosa, de opinião, com personalidade, de grupo e coletiva.
de opinião, coletiva, narrativa, com personalidade e dissertativa.
focada, narrativa, dissertativa, de opinião e noticiosa.
com personalidade, persuasiva, noticiosa, de grupo e coletiva.
coletiva, narrativa, com personalidade, focada e noticiosa.
Comunicação Social - História da Imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as origens da assessoria de imprensa no mundo e no Brasil, é CORRETO afirmar que:
A assessoria de imprensa surgiu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, e foi trazida ao Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.
A atividade foi criada na Alemanha, dizimada pela Segunda Guerra Mundial. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
A assessoria de imprensa surgiu nos Estados Unidos durante a Crise de 1929. Um de seus principais nomes foi Ivy Lee, um jornalista que passou a atender o empresário Jon Rockfeller.
No Brasil, desenvolveu-se durante o governo de Getúlio Vargas.A atividade foi criada nos Estados Unidos, em 1906, pelo jornalista Ivy Lee, para atender John Rockfeller. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
A atividade foi criada na Inglaterra, durante a crise de 1929. Nos Estados Unidos, um dos nomes mais importantes foi Ivy Lee, que levou a assessoria de imprensa para a área das Relações Públicas. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
São requisitos para uma segmentação de mercado eficiente:
Marketing indiferenciado, Marketing diferenciado e Marketing de massa.
Ser mensurável, ser acessível, ser acionável, ser diferenciável, ser substancial.
Crescimento do segmento, segmentação demográfica e segmentação geográfica.
Marketing concentrado, Marketing de massa, mensurabilidade e acessibilidade.
Marketing de massa, mensurabilidade, Marketing indiferenciado.
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