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A televisão sempre esteve na agenda dos estudos culturais. De fato, eles foram a primeira escola teórica a reconhecer a presença da TV no cotidiano e a desenvolver um repertório de ideias para uma leitura crítica do meio. Há uma dupla natureza: a televisão como uma tecnologia de comunicação e como um elemento de produção cultural. Sobre a relação entre a televisão e a mídia, assinale a alternativa incorreta.
A televisão, como qualquer mídia, tem suas próprias características tecnológicas que enquadram a mensagem. Essas limitações acabaram por criar um estilo próprio da televisão, um tipo particular de produtos.
Os códigos de televisão usados para organizar uma mensagem são estruturas fixas. Eles incorporam antigos estilos e modelos, e a própria tecnologia tende a criar novas formas culturais na televisão, ainda que os programas possam existir sem essas tecnologias.
Não há fronteiras definidas na relação dos códigos da mídia com a vida cotidiana. E, por outro lado, as mensagens da mídia programas de TV, notícias, propagandas são criadas por pessoas igualmente vinculadas a esses códigos.
Ler televisão é desmontar os códigos e ler os textos da mídia, ver o que eles dizem, mas também como diferentes indivíduos/ grupos fazem diferentes leituras da mesma mensagem.
As variáveis de mídia fazem parte do planejamento, onde se cruzam vários fatores importantes para o sucesso de uma campanha. O planejamento é um trabalho que junta o custo de uma campanha, com a criatividade e o tempo da mesma. O raciocínio básico de mídia pode ser reduzido nas variáveis abaixo, exceto:
Alcance.
Distribuição.
Frequência.
Continuidade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um portavoz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para
dar as entrevistas com o seu discurso totalmente preparado, procurando não fugir do que a assessoria elaborou.
responder concretamente, evitando os discursos vagos e, principalmente, uma linguagem técnica ou muito hermética.
checar com os repórteres se o que disse foi corretamente anotado, pedindo, inclusive, para ler, ver ou ouvir a matéria antes de ser veiculada.
falar com muita descontração, demonstrando bom humor contagiante, pois assim eliminará a tensão gerada pela crise.
falar com tranquilidade, pois quem não deve não tem o que temer, mesmo que a imprensa tente incriminar a empresa ou instituição.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Remover marcas de oralidade, redundâncias e repetições da transcrição de uma entrevista para um veículo impresso é um procedimento jornalístico que
altera o sentido do que foi dito originalmente.
caracteriza um desrespeito à fonte.
manipula a informação, conforme a agenda do editor.
está de acordo com as normas profissionais.
é praticado por quem desconhece as normas jornalísticas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Quem é o autor da teoria o meio é a mensagem, modelo que prioriza os efeitos do processo da comunicação na sensibilidade individual e coletiva emdetrimento da eficácia técnica?
Max Horkheimer.
Marshall McLuhan.
Theodor Adorno.
Herbert Marcuse.
Pierre Bordieu.
O Comportamento Organizacional
é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a solução dos problemas internos de relacionamento humano.
é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as ciências políticas, a estatística e a educomunicação.
está dividido em cinco níveis: o individual, o organizacional, o grupal, o político e o estrutural.
pode ser classificado, dentre os níveis de análise, em: produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e participação criativa.
Pode-se classificar os clientes, com o intuito de planejar ações para a fidelização dos mesmos, em tipos. O cliente tipo
potencial é assíduo e satisfeito com a forma de atendimento da empresa.
divulgador sabe da existência do produto, mas ainda não é consumidor.
eventual comparece regularmente ao ponto de venda e consome e o produto.
pesquisador conhece o produto e vai até a empresa para testar o seu atendimento.
assíduo é aquele que eventualmente comparece ao ponto de venda e esporadicamente consome o produto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
O estilo jornalístico é um meio-termo entre a linguagem literária e a falada, sendo que o jornalista funciona como intermediário entre o fato ou a fonte de informação e o leitor.
Para cumprir esse papel, é necessário que o texto jornalístico noticioso obedeça à recomendação de sersimples, claro e objetivo
simples, claro e adjetivado
preciso, rimado e de fácil leitura
ritmado, claro e objetivo
rebuscado, claro e adjetivado
Segundo Kunsch, as Relações Públicas, como disciplina acadêmica e atividade profissional, têm como objeto _________________ e __________________, instâncias distintas que, no entanto, se relacionam dialeticamente.
Os termos que completam adequadamente o trecho acima são respectivamente:
os professores os alunos;
a pesquisa a extensão;
a avaliação interna a criação de indicadores;
as organizações seus públicos;
a eficiência a eficácia.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Notícia e reportagem são gêneros jornalísticos que se diferem por vários aspectos. Identifique abaixo, o que é pertinente à reportagem assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A reportagem cuida da cobertura de um fato e sim um levantamento de um assunto conforme ângulo preestabelecido.
( ) Para as reportagens, as pautas são apenas indicações de fatos programados, da continuação de eventos já ocorridos, dos quais se espera desdobramento.
( ) Nas reportagens, os assuntos estão sempre disponíveis e podem ou não ser atualizados por um acontecimento.
( ) O estilo de reportagem é menos rígido do que o da notícia: varia com o veículo, o público, o assunto.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
V, F, V, V.
F, F, V, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
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