Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma assessoria de comunicação, que se dedica exclusivamente as redes formais, direcionando a comunicação ao nível organizacional e aos fluxos descendentes de informação, pode ter seu trabalho melhor caracterizado como:

  • A.

    Uma assessoria que trabalha no controle e prospecção de ruídos ou boatos, voltada ao comportamento dos funcionários, suas habilidades e atitudes, distribuindo a informação entre as pessoas, áreas ou departamentos em mesmo grau hierárquico.

  • B.

    Uma assessoria que delimita suas atividades em ferramentas de comunicação impressos ou eletrônicos, de forma instrumental, de modo a se preocupar com o equipamento, os aparelhos e programas, levando as informações das bases à direção.

  • C.

    Uma assessoria que se preocupa com os ruídos e boatos internos, desenvolvendo ações que atuam de forma favorável à organização, preocupando-se com as relações existentes entre as pessoas e distribuindo informação sem limites hierárquicos em diversas direções.

  • D.

    Uma assessoria direcionada a produção de jornal mural, circuitos internos de rádio e TV, desenvolvida em níveis grupais, em sistemas informais de relacionamento, utilizando mecanismos digitais.

  • E.

    Uma assessoria que trabalha com a confecção de peças como jornal mural, house organ em níveis interdepartamental, interunidades e ambiental, distribuindo a informação do comando hierárquico para a base da organização.

Julgue os itens seguintes, referentes à responsabilidade social corporativa.

O balanço social de uma empresa pública é instrumento indicado para a prestação de contas junto a órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas da União ou o tribunal de contas do estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting

  • A.

    as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.

  • B.

    o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.

  • C.

    a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.

  • D.

    os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.

  • E.

    qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.

No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.

Em termos da linguagem jornalística e levando-se em consideração o conceito de redundância da mensagem, é correto afirmar que, entre jornal impresso, televisão e rádio, a redundância do discurso é decrescente, ou seja, o impresso tem a maior redundância, o rádio, a menor, cabendo à TV redundância intermediária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

O som direto é utilizado frequentemente nas produções da Disney.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca dos princípios técnicos da radiodifusão sonora.

No processo de transmissão de um sinal radiofônico, as ondas propagadas podem ser classificadas como ondas analógicas ou digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de enquadramento de cenas, foco e planos de iluminação, julgue os itens que se seguem.

Em uma entrevista realizada com tomada externa, closed-up extremo é o enquadramento em que o sujeito é o foco central do plano e preenche toda a tela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue os itens 86 a 91.

A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios, ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema.

  • C. Certo
  • E. Errado

A clara definição do público-alvo é fundamental para direcionar os trabalhos de criação e mídia. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

O público interno de uma organização é composto pelos seus empregados e pelos membros da comunidade onde a organização está situada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na decisão mercadológica do “p” de preço, os gestores devem analisar as ações de precificação da concorrência. No caso de uma redução brusca da concorrência, a empresa pode reagir de diversas maneiras. Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A empresa que está no início do seu ciclo de vida deve reduzir o preço visto que, na entrada de novos produtos no mercado, a estratégia de skimming não é recomendada.

  • B.

    A empresa pode manter o preço (e afirmar motivos pelos quais está mantendo o valor de seus produtos).

  • C.

    A empresa pode manter o preço e agregar valores ao produto ou serviço. Quanto ao produto, a empresa pode agregar serviços ao seu produto.

  • D.

    A empresa pode reduzir o preço. Essa estratégia é bastante empregada em um mercado que a demanda é elástica.

  • E.

    A empresa pode aumentar o preço e melhorar a qualidade. Esta estratégia é especialmente empregada no caso de produtos Premium.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...