Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Novas configurações de mercado e novos comportamentos de consumo do público-alvo estão levando a indústria da mídia a criar novas oportunidades de exposição da mensagem publicitária. Dessa forma, um exemplo de inserção de mensagens publicitárias, durante a exibição de um conteúdo editorial, é o(a)

  • A.

    anúncio in-store.

  • B.

    digital signage.

  • C.

    mídia OOH.

  • D.

    tie in.

  • E.

    transit advertising.

Ocorre todas as vezes que uma informação passa de um ponto a outro e tem como propósito organizar a passagem da informação certa − das pessoas certas para as pessoas certas − na hora certa, da maneira certa e ao custo certo. Essa descrição, adaptada do texto de Rafael Sampaio, refere-se ao

  • A.

    briefing.

  • B.

    telemarketing.

  • C.

    merchandising.

  • D.

    target.

  • E.

    mailing.

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

A técnica de pesquisa denominada entrevista em profundidade é indicada para pesquisa que envolva um grande número de pessoas, pois sua realização é mais rápida do que a aplicação de questionário padronizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,

  • A.

    usar linguagem coloquial.

  • B.

    evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia.

  • C.

    evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas.

  • D.

    apresentar ao público todos os entrevistados e participantes.

  • E.

    evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 61 a 66.

No contexto da argumentação desenvolvida ao longo do texto, a citação de Luís Felipe Miguel (l.48-50) assume o valor de premissa válida para a conclusão a seguir: o Poder Legislativo que a mídia mostra ao público tem mais defeitos que virtudes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de gravação musical e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Notas musicais são sons definidos, ou seja, frequências de som organizadas, que dão origem à música, tal como esta é conhecida. A organização de frequências ocorre devido à reflexão da onda sonora, fenômeno que gera ondas secundárias que se superpõem e cujas frequências são múltiplos da frequência da onda principal, como ocorre, por exemplo, com o trompete e o trombone.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a spots, equipamentos utilizados para a produção de iluminação forte e direcionada, julgue os itens que se seguem.

O set light, dispositivo muito útil no estúdio e nas gravações externas devido a sua maleabilidade, produz uma iluminação soft com larga definição focal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a produção, a captação, a finalização, a programação e a veiculação de programas televisivos, julgue os itens a seguir.

Para captações em estúdio, é necessária a presença de uma equipe de profissionais, na qual se incluem diretor de TV, operador de câmera, operador de áudio, iluminador, operador de teleprompter, operador de créditos e produtor de externas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere:

I. Quem é capaz de surpreender o consumidor é o funcionário. Para isso ele precisa ser bem preparado, bem informado e feliz. (Analisa de Medeiros Brum)

II. A falta de interesse em realizar um bom serviço e atitudes e comportamentos negativos e antipáticos por parte dos empregados têm um impacto bastante negativo no aspecto funcional da qualidade percebida do serviço. (Christian Grönroos)

III. É um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação-para-o-mercado. (Saul Faingaus Bekin)

IV. Exige conhecimento profundo dos públicos de interesse, dos stakeholders, e, convenhamos, a maioria das nossas organizações não anda fazendo direito a lição de casa. (Wilson da Costa Bueno)

Referem-se ao endomarketing as afirmações

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Julgue os itens seguintes, relativos a métodos e técnicas de monitoramento e análise de mídia.

A análise de conteúdo, metodologia de enfoque quantitativo, tem como referenciais básicos a frequência com que determinados valores semânticos aparecem na mídia e a mensuração dos espaços concedidos a uma temática.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...