Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para ganhar da concorrência e manter a fidelidade de seus consumidores as organizações devem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas, pois indireta e imperceptivelmente, reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizados por aquela empresa, que a todo momento se preocupa com seu bem estar e atende prontamente suas solicitações. (www.portaldomarketing.com.br).

Essa atividade é chamada de

  • A.

    marketing de Relacionamento.

  • B.

    clientelismo.

  • C.

    programa de pontos.

  • D.

    propaganda boca a boca.

  • E.

    marketing de Reconhecimento.

Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá – Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:

  • A.

    opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.

  • B.

    opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.

  • C.

    opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.

  • D.

    opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.

  • E.

    opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.

Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão prédeterminadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

  • A.

    entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.

  • B.

    questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.

  • C.

    questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.

  • D.

    disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.

  • E.

    material que contenha apenas as fotos dos candidatos.

O jornalista carioca Clóvis Paiva, segundo Luiz Amaral, foi o criador da fórmula 3CV para a redação da notícia radiofônica. Essa fórmula significa que para manter a atenção do ouvinte o texto radiofônico deve conter

  • A.

    correção, carisma, condução e venda.

  • B.

    concisão, conexão, compreensão e vibração.

  • C.

    compreensão, clareza, convicção e venda.

  • D.

    convicção, concisão, compreensão e vibração.

  • E.

    carisma, concisão, correção e vibração.

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

Chama-se kit de imprensa ao material fornecido aos jornalistas em uma entrevista coletiva ou outro encontro (como café da manhã, almoço ou jantar) com a mídia. Esse pacote é composto de releases, contatos de fontes e material de consulta — relatórios, gráficos, fotos etc. — para facilitar a produção de reportagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 67 a 70, relativos à sintaxe e aos elementos estruturais do texto acima.

O pronome demonstrativo ‘aquilo’, em ‘para cobrir aquilo que ainda remanesce de importante no Congresso’ (l.13-14), refere-se a “atividades de plenário” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

O armazenamento de uma onda sonora pode ser realizado na forma analógica ou na forma digital. Antes do domínio do processo digital, captação, armazenamento e transmissão sonora eram realizados pelo sistema analógico. Para armazenamento, eram utilizadas, inicialmente, ranhuras, caso, por exemplo, do armazenamento nos discos de vinil ou nas fitas magnéticas, como as fitas cassete. O armazenamento por processo digital, por sua vez, pode ser realizado em discos compactos (CDs) ou em discos rígidos de memórias de computadores, por exemplo.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Os códigos AAD ou ADD e DAD ou DDD referem-se ao processo de fabricação de CDs — A indica processo analógico e D, processo digital. A sequência de letras corresponde aos processos utilizados nas diversas fases da confecção do CD — a primeira letra, à fase de masterização; a segunda, à fase de mixagem; a terceira, à fase de gravação. Afirmar que um CD é ADD, por exemplo, significa dizer que ele foi masterizado analogicamente e mixado e gravado digitalmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos de segurança e funcionalidade no projeto de construção de um estúdio de emissora de TV, julgue os itens a seguir.

Caso a altura do set seja muito baixa, as câmeras não captarão tomadas panorâmicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual dos itens abaixo não é significativo para se pensar em projetos de sinalização:

  • A.

    Legibilidade.

  • B.

    Integração com o ambiente.

  • C.

    Relação com a identidade corporativa.

  • D.

    Heavy user.

  • E.

    Condições de leitura.

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Identidade e imagem são patrimônios simbólicos, cuja construção e manutenção passaram a depender intensamente das mídias em poder dos próprios consumidores-usuários. Nesse contexto, elas devem ser incluídas na estratégia de compreensão, aceitação e difusão de reputação institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...