Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.

  • B.

    as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.

  • C.

    as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.

  • D.

    a lauda para televisão é denominada script.

  • E.

    as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 61 a 66.

No segundo parágrafo, a menção a algumas CPIs constitui o principal argumento utilizado pelo autor a favor da tese de que a imensa maioria das pessoas se informa sobre as atividades do Congresso na mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das redes sociais, é correto afirmar que

  • A.

    o Orkut foi criado em 2004, posteriormente ao Facebook, e já conta com mais de cinquenta milhões de usuários brasileiros.

  • B.

    a rede Sonico foi criada por argentinos e, nela, os participantes podem ter dois perfis, um pessoal e outro profissional, e o acesso às informações por desconhecidos é um pouco mais restrito do que o do Orkut.

  • C.

    o Facebook é a rede social mais acessada no mundo e no Brasil, além de estar hoje entre as marcas mais valiosas do mundo.

  • D.

    LinkedIn é uma rede social para contatos profissionais; embora tenha sido fundado há menos de cinco anos, é uma das redes sociais que mais cresce no mundo.

  • E.

    o Twitter é uma rede social que permite que sejam escritas mensagens de até duzentos caracteres e enviadas a pessoas em qualquer rede social.

Com relação ao processo de gravação musical e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O processo de gravação de áudio engloba as seguintes etapas, nesta ordem: captação de áudio, masterização e mixagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a spots, equipamentos utilizados para a produção de iluminação forte e direcionada, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se o uso de extensores para fixar spots em gravações externas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a produção, a captação, a finalização, a programação e a veiculação de programas televisivos, julgue os itens a seguir.

A finalização ou o acabamento de um programa, etapa seguinte à filmagem, é o processo ao qual o material produzido é submetido após serem concluídas a edição e a sonorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um tipo de pesquisa de mercado, usado para coletar dados sobre uma empresa e seus concorrentes, permite uma análise comparativa com o objetivo de propor ações de melhoria para um negócio. Um pesquisador se faz passar por um cliente e analisa diversos fatores, como atendimento, disposição dos produtos nas lojas, preços e formas de pagamento, serviços oferecidos, entre outros aspectos. Para isso, ele dispõe de um formulário de orientação com os tópicos que terá de avaliar. Essa pesquisa é chamada de

  • A.

    teste clínico.

  • B.

    qualitativa.

  • C.

    teste cego.

  • D.

    quantitativa.

  • E.

    cliente oculto.

As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

O IVC é uma entidade que tem por objetivo verificar a qualidade do conteúdo dos meios impressos, garantindo, dessa forma, a idoneidade do investimento publicitário nos veículos associados ao instituto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para

  • A.

    inserir caracteres para informar o nome e a função do entrevistado.

  • B.

    cobrir um off com imagem.

  • C.

    corrigir eletronicamente as cores de uma imagem.

  • D.

    aplicar efeitos digitais sobre a imagem.

  • E.

    inserir efeitos de transição entre sequências de imagens.

Julgue os itens de 67 a 70, relativos à sintaxe e aos elementos estruturais do texto acima.

Considerando-se a sintaxe do período, é correto afirmar que, na construção sintática do período ‘Acho que a imprensa merece seus puxões de orelha porque não faz nenhum esforço para cobrir aquilo que ainda remanesce de importante no Congresso, como, por exemplo, o trabalho das comissões...’ (l.12-15) predomina a subordinação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...