Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.
O ato de prestar contas ao público por meio da mídia, e não apenas por meio da forma contábil, tem incorporado o princípio de accountability às estratégias de comunicação organizacional.
Ao finalizar uma arte para ser publicada na web que está no modo de cor em escala de cinzas, um designer, salva a finalização do arquivo na extensão gif. Considerando o modo de cor e a extensão do arquivo, o profissional, ao salvá-lo
na extensão gif, perceberá que tal arquivo estará necessariamente no modo de cor em escala de cinzas
na extensão gif, poderá escolher entre Black-white, grayscale, Mac OS e Windows, de forma que cada uma delas altere a característica de cor do arquivo.
para publicação na web, poderá alterar a cor da arte para cyan
para publicação na web, poderá alterá-lo para bitmap e salvá-lo normalmente na extensão gif.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na divulgação de um evento que irá acontecer na empresa, a assessoria de imprensa
planeja todas as questões relacionadas ao evento, como a relação de pessoas a serem convidadas.
prepara um press kit com brindes relacionados ao evento para distribuir à imprensa antes e durante o evento.
envia um release sobre o evento para todos os veículos de comunicação com pelo menos um mês de antecedência.
divide as etapas da divulgação entre os veículos pelas semanas que antecedem o evento
escolhe alguns veículos específicos e envia um release sobre o assunto na véspera do evento.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da atividade jornalística e das técnicas de pesquisa em jornalismo, assinale a opção correta.
Uma técnica de pesquisa em jornalismo é a observação, na qual o repórter se converte em testemunha de um acontecimento ou situação.
A atividade diária do jornalismo, com seus prazos cada vez mais curtos, obriga o jornalista a trabalhar com informações superficiais e generalistas.
A hierarquização das fontes é desnecessária porque os critérios de noticiabilidade impõem a própria hierarquia ao noticiário.
A pesquisa garante que o jornalismo de precisão, acoplado ao método científico derivado da análise do discurso, proponha-se a quantificar variáveis.
As técnicas tradicionais da pesquisa social não são adequadas à pesquisa jornalística, uma vez que o repórter, diante do fato jornalístico, obedece mais à intuição do que à reflexão, precisando contar com técnicas diferentes.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
Os únicos critérios para o aproveitamento dos releases pela imprensa são o interesse público, a novidade e a exclusividade da informação.
No exemplo de peça gráfica acima , a tipologia é neutra e objetiva, não há elementos lúdicos ou inesperados. O profissional não alinhou os grafismos em caixas como se estivessem em um grid e parecem ter sido dispostos de modo intuitivo e aleatório, levando o observador a completar as linhas omitidas. Esse é um típico exemplo de trabalho gráfico
concreto
conceitual
art nouveau
pré-moderno
pós-moderno
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.
A atuação sinérgica das áreas da comunicação no ambiente organizacional encontra dificuldades em repetir-se nas mídias sociais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade da partida da apuração jornalística ou, como na expressão pioneira de Gillmor, distributed journalism. Com base no conceito de apuração distribuída, assinale a opção correta.
As tendências atuais apontam para o uso do data-mining no jornalismo em base de dados, embora essa metodologia seja limitada, pois possibilita que se obtenham respostas apenas a uma pergunta específica.
A apuração distribuída pode ser considerada um tipo de crowdsourcing aplicado ao jornalismo, uma vez que significa a terceirização de tarefas ligadas à produção de conhecimento para uma coletividade reunida por redes de computadores.
Quando se adota a prática da apuração distribuída, não é necessário que os jornalistas se utilizem de bancos de dados para produzir conteúdo próprio.
Nesse sistema de apuração, os próprios leitores indicam os casos mais propensos a se tornarem notícias, assumindo a função dos sistemas de busca e tratamento de informações, o que dispensa a checagem posterior dessa apuração por repórteres profissionais.
A presença de uma personalidade editorial no gerenciamento do processo de apuração distribuída é desnecessária, uma vez que configura elemento de censura e de controle que pode afetar a participação dos leitores.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da administração e da comunicação, especialmente na área da publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se seguem.
O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.
Ao desenvolver uma imagem que será impressa em suporte ou publicada na web, o designer tem que enfrentar questões técnicas básicas no desenvolvimento do arquivo, para conseguir um resultado que seja adequado à sua intenção criadora. Nessa perspectiva, deve considerar, por exemplo, que o
modelo de cor CMYK tem base na adição de cores, isto é, os puros pigmentos (CMY) poderiam ser combinados para absorver todas as cores e produzir o preto, mas a soma de todas elas produz o marrom.
modelo de cor RGB, por conta da exclusão das cores para criar o branco, é chamado de cores subtrativas e, se os valores de todos os componentes for 255, o resultado obtido será o puro preto
modelo de cor HSB (Hue, Saturation e Brightness) descreve três características fundamentais da cor, sendo Hue, a luminosidade relativa; Saturation, a força ou pureza e Brightness, a cor refletida de um objeto.
modo duotone é usado para monotons, tritons e quadritons e, nele, as imagens são necessariamente em escala de cinzas com um único canal.
modo bitmap, que significa mapa de bits, pode ser usado em qualquer imagem composta de pixels, que serão constituídos por pixels pretos, brancos e cinzas e pode ser aplicado diretamente em qualquer arquivo RGB ou CMYK.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...