Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.

O ato de prestar contas ao público por meio da mídia, e não apenas por meio da forma contábil, tem incorporado o princípio de accountability às estratégias de comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao finalizar uma arte para ser publicada na web que está no modo de cor em escala de cinzas, um designer, salva a finalização do arquivo na extensão gif. Considerando o modo de cor e a extensão do arquivo, o profissional, ao salvá-lo

  • A.

    na extensão gif, perceberá que tal arquivo estará necessariamente no modo de cor em escala de cinzas

  • B. na extensão gif, poderá alterá-lo para JPEG, com o máximo de 256 cores.
  • C.

    na extensão gif, poderá escolher entre Black-white, grayscale, Mac OS e Windows, de forma que cada uma delas altere a característica de cor do arquivo.

  • D.

    para publicação na web, poderá alterar a cor da arte para cyan

  • E.

    para publicação na web, poderá alterá-lo para bitmap e salvá-lo normalmente na extensão gif.

Na divulgação de um evento que irá acontecer na empresa, a assessoria de imprensa

  • A.

    planeja todas as questões relacionadas ao evento, como a relação de pessoas a serem convidadas.

  • B.

    prepara um press kit com brindes relacionados ao evento para distribuir à imprensa antes e durante o evento.

  • C.

    envia um release sobre o evento para todos os veículos de comunicação com pelo menos um mês de antecedência.

  • D.

    divide as etapas da divulgação entre os veículos pelas semanas que antecedem o evento

  • E.

    escolhe alguns veículos específicos e envia um release sobre o assunto na véspera do evento.

A respeito da atividade jornalística e das técnicas de pesquisa em jornalismo, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma técnica de pesquisa em jornalismo é a observação, na qual o repórter se converte em testemunha de um acontecimento ou situação.

  • B.

    A atividade diária do jornalismo, com seus prazos cada vez mais curtos, obriga o jornalista a trabalhar com informações superficiais e generalistas.

  • C.

    A hierarquização das fontes é desnecessária porque os critérios de noticiabilidade impõem a própria hierarquia ao noticiário.

  • D.

    A pesquisa garante que o jornalismo de precisão, acoplado ao método científico derivado da análise do discurso, proponha-se a quantificar variáveis.

  • E.

    As técnicas tradicionais da pesquisa social não são adequadas à pesquisa jornalística, uma vez que o repórter, diante do fato jornalístico, obedece mais à intuição do que à reflexão, precisando contar com técnicas diferentes.

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Os únicos critérios para o aproveitamento dos releases pela imprensa são o interesse público, a novidade e a exclusividade da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No exemplo de peça gráfica acima , a tipologia é neutra e objetiva, não há elementos lúdicos ou inesperados. O profissional não alinhou os grafismos em caixas como se estivessem em um grid e parecem ter sido dispostos de modo intuitivo e aleatório, levando o observador a completar as linhas omitidas. Esse é um típico exemplo de trabalho gráfico

  • A.

    concreto

  • B.

    conceitual

  • C.

    art nouveau

  • D.

    pré-moderno

  • E.

    pós-moderno

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.

A atuação sinérgica das áreas da comunicação no ambiente organizacional encontra dificuldades em repetir-se nas mídias sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As novas tecnologias trouxeram a possibilidade da partida da apuração jornalística ou, como na expressão pioneira de Gillmor, distributed journalism. Com base no conceito de apuração distribuída, assinale a opção correta.

  • A.

    As tendências atuais apontam para o uso do data-mining no jornalismo em base de dados, embora essa metodologia seja limitada, pois possibilita que se obtenham respostas apenas a uma pergunta específica.

  • B.

    A apuração distribuída pode ser considerada um tipo de crowdsourcing aplicado ao jornalismo, uma vez que significa a terceirização de tarefas ligadas à produção de conhecimento para uma coletividade reunida por redes de computadores.

  • C.

    Quando se adota a prática da apuração distribuída, não é necessário que os jornalistas se utilizem de bancos de dados para produzir conteúdo próprio.

  • D.

    Nesse sistema de apuração, os próprios leitores indicam os casos mais propensos a se tornarem notícias, assumindo a função dos sistemas de busca e tratamento de informações, o que dispensa a checagem posterior dessa apuração por repórteres profissionais.

  • E.

    A presença de uma personalidade editorial no gerenciamento do processo de apuração distribuída é desnecessária, uma vez que configura elemento de censura e de controle que pode afetar a participação dos leitores.

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da administração e da comunicação, especialmente na área da publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se seguem.

O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao desenvolver uma imagem que será impressa em suporte ou publicada na web, o designer tem que enfrentar questões técnicas básicas no desenvolvimento do arquivo, para conseguir um resultado que seja adequado à sua intenção criadora. Nessa perspectiva, deve considerar, por exemplo, que o

  • A.

    modelo de cor CMYK tem base na adição de cores, isto é, os puros pigmentos (CMY) poderiam ser combinados para absorver todas as cores e produzir o preto, mas a soma de todas elas produz o marrom.

  • B.

    modelo de cor RGB, por conta da exclusão das cores para criar o branco, é chamado de cores subtrativas e, se os valores de todos os componentes for 255, o resultado obtido será o puro preto

  • C.

    modelo de cor HSB (Hue, Saturation e Brightness) descreve três características fundamentais da cor, sendo Hue, a luminosidade relativa; Saturation, a força ou pureza e Brightness, a cor refletida de um objeto.

  • D.

    modo duotone é usado para monotons, tritons e quadritons e, nele, as imagens são necessariamente em escala de cinzas com um único canal.

  • E.

    modo bitmap, que significa mapa de bits, pode ser usado em qualquer imagem composta de pixels, que serão constituídos por pixels pretos, brancos e cinzas e pode ser aplicado diretamente em qualquer arquivo RGB ou CMYK.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...