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Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.
A comunicação integrada faz uso de práticas e ferramentas das áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O termo jornalismo de verificação surge com Bill Kovach e Tom Rosenstiel (Os Elementos do Jornalismo) e retrata mudanças no jornalismo, entre elas, a técnica da prosecutorial editing, ou edição cética. Acerca dessa técnica, assinale a opção correta.
Esse método privilegia o uso de fontes anônimas, uma vez que avalia com ceticismo o recurso às fontes oficiais de informação.
É eficaz para identificar os jornalistas não comprometidos, uma vez que seu objetivo é desvendar interesses ocultos pelo redator.
A edição cética é uma espécie de cocriação, porque possibilita ao leitor e(ou) espectador avaliar a matéria antes de ela ser publicada.
Essa técnica foi elaborada para remover, sobretudo os erros inconscientes de afirmação e narrativa.
Para garantir a exatidão e a precisão das informações, a cada edição cética acrescenta-se mais informação ao texto.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da administração e da comunicação, especialmente na área da publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se seguem.
O briefing, resumo informativo preliminar ao planejamento e à criação publicitária, deve conter, de forma precisa e completa, clara e objetiva, todas as informações que referenciem a solução de uma demanda de comunicação.
Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.
Acessar um conteúdo na Web significa apenas fazer a leitura de uma notícia.
No exemplo acima, o elemento principal é formado por imagens contrastantes, em que várias armas são usadas para construir uma pomba, que conota uma idéia de paz. Essa reprodução é um típico exemplo de um trabalho gráfico
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
Reputação é o reflexo do que a organização é, de como se projeta, e das percepções e dos interesses que gera nos stakeholders.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à pauta na prática jornalística, assinale a opção correta.
Para respeitar o deadline, o repórter deve confiar nas orientações da pauta e centrar sua apuração nas fontes previamente identificadas e catalogadas, uma vez que outros pontos de vista e comentários podem desviar o foco da matéria.
Esgota todas as possibilidades acerca de um fato jornalístico, ficando o repórter orientado sobre fontes, ângulos, ênfases e opiniões, porque é montada mediante raciocínio dedutivo, o que garante espaço para a formulação de novas hipóteses.
Pode servir de guia investigativo; quando isso ocorre, não é necessário que o repórter consulte tratamentos diferentes a respeito do mesmo evento nem pesquise e relacione fatos antecedentes.
É impossível seguir um fio condutor para uma investigação jornalística, portanto, não há como se estabelecer metas nem direcionar o propósito da reportagem por meio da pauta.
Em vez de funcionar como um mapeamento sobre o caso em questão ou um planejamento investigativo, a pauta, por vezes, se torna tão detalhista e extensa que se apresenta como uma receita completa de como cada repórter deve conduzir a sua reportagem.
Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se referem ao planejamento de mídia.
Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.
Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.
O jornalismo no formato digital exige adequações às características dos profissionais aos chamados new media.
Qual dos códigos-fonte, apresentados a seguir, corresponde ao resultado da ilustração acima?
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